Qual a diferença entre a Web 3.0, 2.0 e 1.0?

4 min de leitura
Imagem de: Qual a diferença entre a Web 3.0, 2.0 e 1.0?
Imagem: GettyImages

Para quem não sabe, desde que a internet se popularizou, ela se divide em ciclos. Hoje em dia nos encontramos na Web 3.0, que apresenta características e tecnologias ainda mais avançadas em relação às duas eras anteriores. E é claro que ela irá se aperfeiçoar até entrar uma nova geração, a Web 4.0.

A divisão desse período da Web tem como base a forma com que utilizamos a internet e o que ela oferece para seus usuários. Por exemplo, no começo da Web 1.0 ninguém poderia imaginar que os vídeos ao vivo poderiam ser feitos por qualquer pessoa, para que milhões de outras pudesse acompanhar a todo momento.

Isso porque naquele período eram raros os vídeos disponibilizados na internet. Já a Web 2.0, começou a mudar a forma com que nos conectamos com outras pessoas. Seja pelas famosas redes sociais, ou pelos aplicativos de mensagens instantâneas, o período foi apenas o início de uma cultura que, nos dias atuais, é impossível imaginar vivermos sem.

A Web 3.0, atual período que vivemos, tem como principal característica a facilidade de acesso à informação por diferentes dispositivosA Web 3.0, atual período que vivemos, tem como principal característica a facilidade de acesso à informação por diferentes dispositivosFonte:  GettyImages 

Pensando nisso, o TecMundo traz em detalhes como foi cada geração da Web e o que o futuro nos reserva. Confira!

O início de uma era: saiba um pouco mais sobre a Web 1.0

A Web 1.0 foi como um Big Bang para o mundo online. Com ela, surgiram os primeiros sites na internet, onde quase todos partiam do conceito estático. Ou seja, não havia grandes interações com eles. No máximo, o preenchimento de um formulário online ou um botão para o envio de um e-mail.

E por conta da conexão de baixa velocidade, sendo grande parte dela feita com o modelo discado, esses mesmos sites evitavam o uso em excesso de imagens. Afinal, quanto mais ilustrações a página tivesse, mais ela demorava para carregar. 

Ah, vale lembrar que vídeos eram quase inexistentes no período, principalmente pela ausência de codecs que faziam com que eles fossem reproduzidos online.

Na Web 1.0 a conexão discada era a forma mais comum de se conectar à internetNa Web 1.0 a conexão discada era a forma mais comum de se conectar à internetFonte:  GettyImages 

Interatividade e conexão: entenda as particularidades da Web 2.0

A principal característica da Web 2.0 foi a interação. Seja com sites ou através de aplicativos, o período ficou marcado por criar a cultura de comunicação com outras pessoas em tempo real, em diferentes partes do mundo. Ação essa que permeia até hoje no nosso dia a dia, sendo impossível viver sem.

Grande parte disso foi graças a evolução da tecnologia. Em relação às páginas, foi possível criar cada vez mais recursos para que os usuários interagissem com elas.

Desde personalização de um feed de notícias, até a possibilidade de deixar comentários em partes de um site, o período foi essencial para que empresas pudessem notar o quanto era importante estar sempre alinhadas com seus usuários.

O Twitter foi uma das redes sociais que mais se popularizaram na Web 2.0O Twitter foi uma das redes sociais que mais se popularizaram na Web 2.0Fonte:  daily Blogging 

A chegada das redes sociais foi outro grande marco da geração. Facebook, Twitter, Instagram, e diversas outras foram responsáveis por conectar pessoas através de círculos de amizades, gostos, e outros elementos em comum.

Tivemos também a evolução da tecnologia para a produção de conteúdo em tempo real. Um dos grandes exemplos é o Google e suas ferramentas de produção, como Google Docs, Planilhas, etc.

Nele, além de podermos produzir textos e outros recursos com um salvamento automático, em um servidor da web, é possível se juntar a outras pessoas para que juntos possam trabalhar em um mesmo arquivo, ao mesmo tempo e em diferentes partes do mundo.

O Google Docs é um exemplo de site onde é possível produzir um mesmo conteúdo com outras pessoas em tempo realO Google Docs é um exemplo de site onde é possível produzir um mesmo conteúdo com outras pessoas em tempo realFonte:  Google 

O atual: fique por dentro da Web 3.0

A Web 3.0 se refere ao atual momento em que vivemos. A principal característica dela é a facilidade com que nos conectamos ao mundo virtual. Enquanto em outras gerações essa conectividade era quase exclusiva de PCs e notebooks, hoje em dia até os eletrodoméstico – como geladeiras e microondas –, possuem conexão com a internet para uma série de recursos.

E com isso vem outra característica do atual momento tecnológico que vivemos: a da Inteligência Artificial. Ela pode ser vista em diversos elementos do nosso dia a dia, desde centrais de atendimento automático, até nos famosos robôs aspiradores e seus caminhos pré-programados. Isso sem falar na crescente presença do ChatGPT em nosso cotidiano.

Cada vez mais a conexão ao mundo real fica mais fácil e simplesCada vez mais a conexão ao mundo real fica mais fácil e simplesFonte:  GettyImages 

E por fim, temos a evolução do que chamamos de metaversoEle consiste em um mundo virtual onde, através de dispositivos como óculos de realidade aumentada, podemos interagir com um universo artificial, como se estivéssemos sido teletransportado para dentro dele.

O que esperar da Web 4.0?

Ainda é cedo para prever o que a próxima geração nos reserva, mas ao mesmo tempo é possível apostar em algumas tendências. A principal delas é para que cada vez mais a inteligência artificial esteja presente em nosso dia a dia, principalmente na tomada de decisões.

A inteligência artificial deve estar mais presente na Web 4.0A inteligência artificial deve estar mais presente na Web 4.0Fonte:  GettyImages 

Com isso, é de se imaginar sistemas se adaptando automaticamente às nossas necessidades, sem que seja  preciso configurá-los para isso. Além da presença cada vez mais constante em atendimentos ao cliente, e na resolução de problemas simples. É esperar para ver!

Agora que você já sabe como foi cada geração da Web, viva o seu atual momento antes de ingressar no próximo ciclo do mundo virtual. E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.