General Motors pode usar ChatGPT em assistente virtual de carros

1 min de leitura
Imagem de: General Motors pode usar ChatGPT em assistente virtual de carros
Imagem: GettyImages

A General Motors está trabalhando com a Microsoft e a OpenAI para desenvolver um assistente virtual para seus veículos. A solução utilizará o serviço de nuvem Azure e a tecnologia ChatGPT, da OpenAI.

O assistente virtual alimentado pelo ChatGPT poderá fornecer informações sobre os recursos do veículo, ajudar o motorista a solucionar problemas de diagnóstico e exibir vídeos informativos sobre manutenção e reparos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A tecnologia será adaptada especificamente para uso em veículos, com uma "camada específica do carro" aplicada à inteligência artificial do ChatGPT. Com isso, espera-se que as respostas imprevisíveis do chatbot não sejam vistas nos automóveis. A GM ainda não anunciou uma data de lançamento para o assistente virtual.

A parceria da General Motors com a Microsoft acontece, pelo menos, desde 2021, quando a Cruise, subsidiária da GM para veículos autônomos, decidiu usar o Azure para desenvolver a direção de seus carros.

Competição pela tecnologia

Fabricantes de automóveis buscam independência em relação a big techs. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fabricantes de automóveis buscam independência em relação a big techs. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

A inteligência artificial totalmente acoplada nos automóveis deve evitar a direção insegura provocada pela manipulação dos smartphones. Empresas como Google, Apple e Amazon têm trabalhado para melhorar a situação, integrando seus telefones aos carros.

A Apple e o Google trabalharam com montadoras para integrar seus telefones por meio do Apple CarPlay e Android Auto. O assistente do Google vai além, permitindo que os motoristas controlem o clima do carro com a voz em alguns modelos.

No entanto, as montadoras temem que as empresas de tecnologia assumam o controle da tecnologia dos carros e as transformem em fornecedoras de hardware com pouco lucro. Por isso, a General Motors e outras montadoras tentam se transformar em empresas de tecnologia, mas integrar todas as peças em um sistema operacional perfeito é um grande desafio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.