Inteligência Artificial: 7 tecnologias parecidas com o ChatGPT

3 min de leitura
Imagem de: Inteligência Artificial: 7 tecnologias parecidas com o ChatGPT
Imagem: Freepik

Nos últimos dias, o ChatGPT se tornou a sensação da internet, principalmente por conta de todas as questões em volta de seu desenvolvimento. Idealizado pela OpenAI, esse chatbot é programado com inteligência artificial para responder diversos questionamentos e, enfim, conversar com os usuários.

Apesar de parecer uma ideia inovadora e, até mesmo, a Google estar interessada em desenvolver e lançar seu próprio chatbot, não é de hoje que essa tecnologia vem sendo utilizada popularmente para atrair olhares curiosos na web.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Inclusive, geralmente em aplicativos de redes varejistas e internet banking, são chatbots que conversam com os usuários para encontrar soluções rápidas para determinadas dúvidas.

Dessa maneira, na lista abaixo você pode conferir outras tecnologias parecidas com o ChatGPT que, de alguma forma, também trouxeram alguma novidade para essa discussão sobre inteligências artificiais. Aproveite!

7. Google CALM

(Google/Reprodução)(Google/Reprodução)Fonte:  Google 

Para começar, é preciso falar do CALM, a aposta da Google para competir contra o ChatGPT. Desde que essa inteligência artificial foi lançada, no final de novembro de 2022, a gigante da tecnologia percebeu que não poderia ser passada para trás em algo que estava atraindo tanta atenção.

Dessa maneira, não demorou muito para que a empresa anunciasse seu protótipo, cujo nome é a sigla para Confident Adaptive Language Modeling (Modelagem de Linguagem Adaptativa por Confiança, em tradução livre).

Em desenvolvimento por meio de uma parceria com o MIT, o Google CALM promete gerar textos automáticos com poucos comandos. Será que vai dar certo?

6. Akinator

(Baixaki/Reprodução)(Baixaki/Reprodução)Fonte:  Baixaki 

Conhecido muito mais como um jogo do que como uma inteligência artificial, ao acessar a plataforma do Akinator, os usuários se deparam com um gênio que está disposto a adivinhar qual é o personagem que o usuário está pensando naquele momento.

A partir disso, uma série de perguntas são desenvolvidas até que o gênio dá seus palpites, surpreendendo todos aqueles que acreditavam que ele poderia errar. Vale lembrar que os personagens em questão podem existir ou não, deixando tudo ainda mais divertido.

5. Baidu Duer

(Baidu/Reprodução)(Baidu/Reprodução)Fonte:  Baidu 

O Baidu consiste em um dos maiores buscadores do mundo, sendo até mais popular que o Google em países como a China. Desde 2015, a empresa tem seu próprio assistente virtual programado com inteligência artificial, conhecido como Duer.

Por meio dele, é possível fazer pesquisas na plataforma com comandos de voz, anexar detalhes à agenda e outras atividades. Em seu lançamento, além do app, um robô também foi comercializado para trazer uma cara ao Duer.

4. SAP Leonardo

(SAP/Reprodução)(SAP/Reprodução)Fonte:  SAP 

A SAP é uma empresa alemã com um portfólio invejável na área de gestão de empresas. Nos últimos tempos, centrados em pesquisas ligadas à inteligência artificial e soluções para IoT (internet das coisas), a companhia criou o SAP Leonardo — inspirada diretamente no polímata Leonardo Da Vinci.

Trata-se de um conjunto de tecnologias centradas em uma única plataforma preparada para atender às necessidades dos usuários. Por conta de sua base de dados, é possível buscar modelos pré-estabelecidos e aplicá-los com muito mais facilidade.

3. Blender Bot 2

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Com um formato bastante similar ao ChatGPT, o Blender Bot 2 é o chatbot da Meta, que segue apostando em novos modelos e atualizações nesse formato de tecnologia com inteligência artificial. Durante as pesquisas para fazer esse projeto funcionar de forma definitiva, o protótipo foi programado com cerca de 175 bilhões de parâmetros.

Ao conversar com o Blender Bot 2, é possível perceber que ele utiliza histórico de diálogos presentes na internet e também busca suas informações em uma memória de grande potência.

2. Galactica

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

No final do ano passado, a empresa Meta lançou uma inteligência artificial conhecida como Galactica. Voltada para os estudos acadêmicos e desenvolvimento de pesquisas científicas, sua base de dados foi composta por diversas informações ligadas a artigos publicados em periódicos e notas de palestras.

Ao todo, segundo a companhia, a tecnologia contava com mais de 48 milhões de referências científicas de diversas áreas, sendo capaz de produzir novos materiais neste formato.

Contudo, não demorou muito tempo até que a Meta suspendesse o acesso à Galactica, principalmente após inúmeros relatos de inconsistência por parte dos usuários.

1. Alexa

(Amazon/Reprodução)(Amazon/Reprodução)Fonte:  Amazon 

Por fim, é preciso falar da inteligência artificial da loja Amazon, que desenvolveu uma assistente virtual robusta capaz de realmente auxiliar os consumidores em diversas tarefas. Seu lançamento original ocorreu em novembro de 2014, porém, de lá para cá, inúmeras novidades e atualizações chegaram ao mercado, sobretudo por conta das pesquisas em torno desse dispositivo.

De acordo com os desenvolvedores, o nome é uma alusão à cidade de Alexandria, que na Idade Antiga, representava o centro do conhecimento de toda a humanidade. Para acioná-la, basta conectá-la a uma fonte de energia e falar “Alexa, faça alguma coisa!”

Gostou do conteúdo? Então, continue ligado aqui no TecMundo para saber mais sobre outros aparatos tecnológicos programados com inteligência artificial!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.