Google

7.726 notícias  publicadas

Fundação da Google

Fundada em 1998, pelos universitários Larry Page e Sergey Brin, a Google é uma das maiores companhias do mundo. A parceria teve início em um dormitório da Universidade de Stanford, em 1996, e passou por inúmeras transformações até chegar na interface que conhecemos hoje.

Antes de se chamar Google, a ferramenta recebeu o nome de BackRub, que significa “massagem nas costas”. Basicamente, o recurso buscava sites e links que pudessem ter um match com a pesquisa que estava sendo feita. Em sequência, os universitários já criaram a primeira melhoria para a sua invenção, conhecida como algoritmo PageRank.

Com esse novo instrumento, era possível ranquear as páginas mais importantes a partir de links que calculavam a relevância do conteúdo. O conceito é semelhante ao que é utilizado atualmente, no entanto, de forma bem menos precisa.

Saindo da universidade.

O primeiro data center do Google era abrigado por uma estrutura de peças de LEGO e continha toda a base da Universidade de Stanford. Foi só em novembro de 1997 que o domínio google.com foi adquirido por Page e Brin.

Em 1998, para que a iniciativa saísse da universidade, os entusiastas realocaram sua estrutura em uma garagem. Essa garagem, inclusive, pertencia à atual CEO do Youtube, Susan Wojcicki.

Melhorias na plataforma

Graças a alguns investimentos, o site estreou o recurso “Estou com sorte!” e, a partir daí, só foi se desenvolvendo. Em 1999, o Yahoo quase comprou a companhia, mas a negociação acabou não indo para frente. No ano seguinte, a Google começou a monetizar seu serviço com AdWords.

 Atualmente, a corporação conta com vários produtos de sucesso, como o Youtube, Android e Gmail, além de estar presente em 50 países.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE