Imagem de Samsung

Samsung

Ícone de Samsung
5.791 notícias  publicadas

Fundação da Samsung 

Nascida na Coréia do Sul, em 1938, a Samsung nem sempre teve seu foco em eletrônicos. No início, a companhia tinha como principal fonte de renda a exportação de alimentos.

Historicamente, a gigante coreana já trabalhou com lojas de departamento, canal de televisão, indústria têxtil, estudos em economia, entre outros. A grande variedade de ocupações foi o que salvou a empresa de Byung-Chull Lee — fundador da Samsung — durante a Guerra da Coreia. 

Foi apenas em 1969 que a Samsung Electronics passou a existir. O que era para ser apenas mais um braço da corporação, hoje em dia, é o principal foco.

O setor de telecomunicações teve início na década de 70, mas a Samsung só debutou no segmento em 1988, depois de muitos anos de pesquisa. O primeiro aparelho telefônico lançado pela empresa foi o SH-100.

A corporação se expandiu mundialmente e colocou no mercado os celulares mais nostálgicos, com design de flip, teclado deslizável e até painéis solares

Samsung Galaxy

A linha Galaxy — mais famosa da Samsung — teve seu primeiro modelo, Galaxy i7500, lançado em 2009. Os dispositivos seguintes foram surgindo com aprimoramentos cada vez mais exemplares, o que consagra a marca até hoje.

Outra categoria de muito sucesso da companhia foi o Galaxy Note, lançado em 2011. O Galaxy Tab, que veio logo depois, foi o primeiro tablet no mercado com o sistema operacional Android.

Faturamento

O aumento na competitividade do mercado, estoques excessivos e disputas judiciais fez com que a sul-coreana tivesse grande queda no ano de 2019 — aproximadamente 34%, o que representa pouco mais de US$ 5 bilhões.

Neste ano, a previsão é de que a tecnologia 5G alavanque novamente as vendas.

Valor de marca Samsung

A Samsung é mundialmente conhecida pela sua diversidade de aparelhos — o que é, inclusive, também objeto de críticas — e continua, junto de outros grandes players da tecnologia, ditando as inovações do setor de comunicação móvel.

Na lista realizada pela Interbrand, no ano de 2018, a Samsung emplacou o 6º lugar no ranking de “Best Global Brands”. Isso porque, segundo o relatório, a empresa tem caráter inovador contínuo, potencial sustentável, e é a maior do mercado de semicondutores, além de oferecer sempre a experiência da marca ao usuário.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE