Já faz alguns anos que a inteligência artificial, ou apenas IA, aparece nas listas de tendências repetidamente. O avanço vem acontecendo ano após ano, com a tecnologia sendo implementada em cada vez mais situações na sociedade e no mercado. Agora, porém, a inteligência artificial está se tornando realmente acessível e debatida por um grupo massivo de pessoas.
É o que vimos acontecer nos últimos meses na internet por conta de algumas ferramentas que ganharam o gosto popular. O destaque fica para o ChatGPT, um chatbot de IA criado pela OpenAI. Não que chatbots sejam uma novidade, visto que já são bastante utilizados inclusive em redes sociais, mas esse, em particular, surpreendeu usuários pela capacidade de responder a uma grande variedade de comandos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além de conversar como um ser humano, o bot cria textos do zero, revisa códigos, faz traduções e muitas outras possibilidades que ainda estão sendo exploradas diariamente. Tanto que não é incomum que o site esteja inacessível de vez em quando pela grande quantidade de internautas visitando-o ao mesmo tempo.
Outra ferramenta recentemente popularizada é o Lensa, aplicativo de criação e edição de avatares a partir de fotos. Dá para estilizar as imagens de diversas maneiras, só solicitando a releitura. Recursos similares estão fazendo sucesso no TikTok, também, com filtros que transformam as pessoas em versões animadas ou as colocam em situações fantásticas.
2023 promete ser um ano de grandes avanços no uso a Inteligência Artificial no mercado e na economia.
Tudo isso mostra que a inteligência artificial finalmente está dominando o interesse público. Mesmo que em alguns casos seja visto apenas como entretenimento, como no caso dos avatares, essa ainda é uma maneira muito válida para que as pessoas se acostumem com o conceito. No caso do ChatGPT, a situação é ainda mais avançada: profissionais já afirmaram estar usando a ferramenta em seus trabalhos, para produção de conteúdo ou resolução de problemas.
Todos sabemos que, a partir do momento que uma tecnologia é utilizada em grande escala, ela tende a se desenvolver rapidamente.
Não é à toa que inovações surgem aparentemente de “uma hora para outra”; na verdade, na maioria das vezes, já existiu algum uso da tecnologia, mas ela precisava ser aplicada de outra maneira para realmente mudar o mundo.
Veja também: Inteligência Artificial é uma grande tendência do varejo em 2023
Foi o caso do PIX, por exemplo, que partiu do princípio de transações digitais que já eram utilizadas nos bancos, mas em outra escala. Ou, se formos um pouco mais para trás, foi o caso da geolocalização desenvolvida a partir do GPS, o que possibilitou inúmeras criações impactantes como o acompanhamento de entregadores em apps de delivery, ou a análise de performance física em caminhadas, entre muitas outras.
Por isso, 2023 pode ser o ano da IA. O crescimento da tecnologia vai continuar, é claro — ela deve injetar até US$ 16 trilhões na economia mundial até 2030, de acordo com a PWC. O “boom”, entretanto, parece estar começando agora mesmo.
É importante que as empresas fiquem de olho nas novidades e não percam tempo quando elas ganharem o público. Quando as pessoas criam confiança nas novas tecnologias, é aí que as coisas mudam. E, por incrível que pareça, essa confiança pode começar com um simples avatar animado.
Categorias