Patente mostra que Apple pode estar criando mouse com detecção de força

1 min de leitura
Imagem de: Patente mostra que Apple pode estar criando mouse com detecção de força
Imagem: freecodesource.com

Uma nova patente da Apple submetida recentemente à entidade regulatória dos Estados Unidos mostra planos para o desenvolvimento de um novo mouse, muito mais sensível à quantidade de pressão que os usuários aplicam em cada clique. O acessório também seria capaz de dar feedback háptico na forma de vibrações, permitindo entender que tipo de comando foi registrado quando o clique foi feito.

O design do mouse tornaria possível aplicar menos força sobre os botões do acessório para realizar ações como selecionar arquivos específicos, ou então clicar com mais força para abrir pastas e documentos diretamente. No caso de jogos, a quantidade de possibilidades para esse tipo de tecnologia é limitada somente pela imaginação dos desenvolvedores.

O sistema de detecção de força atuaria em conjunto com o detector capacitivo de toque que a Apple já emprega no seu Magic Mouse, de forma que os dados pudessem ser combinados para produzir resultados distintos. Dessa forma, seria possível eliminar a necessidade de cliques duplos – ou até mesmo remover o botão direito do acessório.

Sinta a mudança

Já a inclusão do feedback háptico significa que o mouse poderia ser programado para enviar respostas variadas quando tipos diferentes de clique forem usados, informando imediatamente os usuários sobre o tipo de comando que acabaram de usar. Teoricamente, isso faria com que você sentisse vibrações mais leves quando executasse ações mais suaves e impactos mais intensos quando clicasse com maior força para abrir um arquivo, por exemplo.

O conceito de mouse melhorado é mais um exemplo de tentativas da Apple de modificar as capacidades de inserção de comandos de suas ferramentas sem adicionar novos botões à superfície delas. Ainda assim, vale lembrar que a Maçã não possui o melhor histórico do mundo com relação ao desenvolvimento de mouses, uma vez que o Magic Mouse recebeu muitas críticas da comunidade de usuários.

No entanto, com a aproximação do quinto aniversário do acessório, não seria surpreendente que a empresa já estivesse trabalhando na próxima geração do Magic Mouse. Resta esperar para ver se a Apple ouviu as críticas dos fãs e vai apresentar um periférico realmente melhorado e surpreendente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.