Magic Trackpad, novo periférico da Apple, leva o multitoque para os computadores de mesa

4 min de leitura
Imagem de: Magic Trackpad, novo periférico da Apple, leva o multitoque para os computadores de mesa

Foi lançado o mais novo produto da Apple: o Magic Trackpad, acessório que nada mais é do que o  famoso trackpad dos MacBooks Pro em versão wireless. O periférico, que já vinha sendo especulado na internet durante todo o primeiro semestre de 2010, foi anunciado hoje junto às atualizações de iMacs e Macs Pro.

O produto chega ao mercado com o preço de 69 dólares e oferece compatibilidade com qualquer computador Mac que apresente conectividade Bluetooth e sistema Mac OS X v10.6.4 ou mais novo.

Quem já utiliza um MacBook Pro – ou pelo menos já testou algum –, conhece a ferramenta que se utiliza do multitoque e dos gestos e abandona qualquer tipo de botão. Para aqueles que não estão familizarizados, o multitoque permite realizar comandos diferentes dependendo da quantidade de dedos que tocam o aparelho. Assim, funções que seriam possíveis somente com a utilização de outros botões ficam resumidas à utilização do trackpad e dos dedos, sem mouse ou teclado para complementar.

Multitoque

O multitouch (multitoque) com certeza veio para ficar. Além de apresentar uma agilidade incrível, ela torna desnecessária a utilização de outros botões ou do teclado em muitas situações. É uma tecnologia já bastante conhecida pelo público, principalmente graças aos smartphones – como o iPhone.

Apple Magic Trackpad

Divulgação/Apple

No caso do Magic Trackpad, a ideia é aumentar ainda mais a gama de possibilidades do multitoque. a começar pelo tamanho. O periférico traz 80% mais de superfície em relação a um trackpad normal de notebook, como os do MacBook Pro. Assim, há muito mais área para que se possa fazer todos os comandos desejados. E são vários.

Com dois dedos você executa a função de scroll, subindo e descendo em qualquer janela. Já se utilizar três, você navega pelas páginas, indo para frente e para trás. Existem muitas outras possibilidades, como a ferramenta de pinçar imagens, aumentar ou diminuir o zoom – e se o usuário quiser, pode definir funções para o aparelho, quais quer utilizar, quais não.

Apple Magic Trackpad

Divulgação/Apple

Qualquer ordem realizada é feita com muita naturalidade, pois o Magic Trackpad atende a tudo com muita suavidade, mas sem deixar a rapidez de lado. Sua velocidade é muito superior aos outros trackpads convencionais, e navegar pelo sistema fica também muito mais fácil graças ao multitoque.

Mouse sem botões

A Apple vem aplicando em todos os seus novos aparelhos o conceito do multitoque. Inclusive nos mouses, ou melhor, no Magic Mouse. Se você ainda não o conhece, ele foi lançado junto com os últimos modelos do iMac no fim de 2009. Ele não possui mais botões, ou melhor, o mouse todo é um botão e o que muda é como você o usa. Ou seja, além de wireless ele também é “buttonless”.

O Magic Mouse responde de diferentes maneiras aos movimentos realizados sobre ele. Duplos cliques, configuração de botão do menu de contexto (o famoso “botão direito do mouse”, rolagem de páginas, e muitas outras funções,  além de chamar a  atenção pela beleza e discrição.

Apple Magic Mouse

Divulgação/Apple

Design e wireless

Seguindo a tendência de todos os novos produtos eletrônicos, o Magic Trackpad é totalmente wireless, o que convenhamos, facilita a vida de todo mundo – ele se comunica com o computador através do Bluetooth. Assim o usuário do computador não precisa lidar com fios irritantes enroscando para todos os lados e, de quebra, conta com um alcance de até 33 pés – mais ou menos dez metros.

Como fonte de energia ele utiliza de pilhas AA, assim como a maioria dos aparelhos. O seu design combina com os últimos lançamentos da Apple: inclusive, se colocado lado a lado com o teclado wireless da empresa, ele parece uma extensão do primeiro.

Isso porque além do visual muito parecido, seu tamanho (em profundidade, não em largura) é exatamente o mesmo, com linhas suaves e aparência levemente metalizada.

iMacs turbinados

Junto com o lançamento do Magic Trackpad a Apple aproveitou e, antes do previsto deu um “upgrade” na sua linha de computadores, com os novos modelos do iMac. Todos os modelos agora vêm com processadores Intel dual-core i3 e i5, ou poderosos quad-core i5 ou i7.

Os iMacs agora também podem contar com o trackpad.

Divulgação/Apple

O wireless obviamente continua prestigiado, tanto com o teclado como em relação ao Magic Mouse. E agora os compradores têm a opção também de pedir junto um Magic Trackpad, com o adicional dos 69 dólares.

Macs Pro estão até 50% mais rápidos

A grande novidade para a linha Pro de desktops da Apple está nos 12 núcleos de potência, formados por dois processadores Intel Xeon hexa-core de 3.33GHz, disponibilizados na versão top de linha do computador.

Os três modelos pré-montados da nova geração trazem novas placas de vídeo da ATI, até 2 TB de armazenamento e processadores que vão de quatro a doze núcleos. A máquina é realmente poderosa, e o preço não fica muito atrás: o valor inicial para venda nos EUA é de 2.500 dólares para a versão mais básica – com quatro núcleos.

Mac Pro + LED Cinema Display é poder em dobro!

Divulgação/Apple

Para acompanhar o poderoso Mac Pro, a Apple sugere o também atualizado LED Cinema Display. O monitor independente vem no tamanho de 27 polegadas e com resolução de 2560x1440 pixels – cerca de 60% maior que a versão anterior do produto. O LED Cinema Display vem com uma câmera iSight, microfone para videoconferência, alto falantes e três portas USB. O valor inicial de venda é de 1000 dólares.

Pilhas recarregáveis da maçã

Pilhas recarregáveis com vida útil de até dez anos.

Divulgação/Apple

Além dos novos Macs Pro, iMacs e Magic Trackpads, a Apple começou a vender hoje seu mais novo carregador de pilhas. O acessório pode parecer desnecessário, mas vale lembrar que muitos acessórios da empresa, como o próprio Magic Trackpad, ainda fazem o uso das pilhas. O kit conta com seis pilhas recarregáveis, cuja vida útil é estimada em dez anos, e sai por 29 dólares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.