No futuro, você controlará o seu PC apenas com um dedo [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: No futuro, você controlará o seu PC apenas com um dedo [vídeo]

Xing-Dong Yang, Tovi Grossman, Daniel Wigdor e George Fitzmaurice, com suporte do laboratório de pesquisas da Autodesk e das Universidades de Alberta e de Toronto, podem ter criado um dispositivo capaz de revolucionar a forma como interagimos com os computadores e outros aparelhos eletrônicos.

As telas sensíveis ao toque, tão comuns em tablets e smartphones, mostraram o quão prático é executar comandos com um único dedo. O projeto Magic Finger (“Dedo Mágico”, em português) extrapola essa interação que hoje se limita basicamente ao vidro.

A tecnologia consiste basicamente na combinação de uma microcâmera e de um sensor de fluxo óptico na ponta do dedo. O dispositivo, com a ajuda de um software, é capaz de distinguir diferentes tipos de superfícies — incluindo madeira, papel e até pele humana.

A partir disso, o sistema é capaz de criar códigos 2D, como um QR Code, ou executar um comando para o computador. Além disso, o equipamento consegue reconhecer movimentos e transmiti-los para o sistema operacional, operando como se fosse um mouse.

Até o momento, a equipe de cientistas já conseguiu fazer com que o Magic Finger detectasse com exatidão (precisão de 98,9%) 22 texturas. Por enquanto, a tecnologia ainda possui apenas protótipos e não tem previsão de ser comercializado.

Clique aqui para acessar o documento original na íntegra, que mostra mais detalhes do projeto Magic Finger (PDF em inglês).

Fonte: Autodesk Research

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.