Jogos

1.676 notícias  publicadas

Os jogos são atividades utilizadas para o divertimento de uma pessoa ou um grupo, sendo um excelente método de facilitar a interação entre diferentes indivíduos, seja de modo presencial ou virtual. 

É interessante que, em muitos casos, servem para representar aspectos culturais de um povo, já que várias brincadeiras são formas de tradições transmitidas entre as gerações e carregam os valores e costumes de uma época específica ou de uma determinada comunidade. 

Além disso, outra característica identificadora dos jogos é a falta de obrigatoriedade, ou seja, ninguém tem a obrigação de jogar. Pelo contrário, a ideia é que sirvam para momentos de lazer e contribuam para a sensação de contentamento e descanso. 

Tipos de jogos

Ao se falar em jogos, é importante ter em mente que esse é um termo muito amplo e que inclui diversas modalidades de entretenimento. Assim sendo, veja 4 tipos dessas diversões:

  • Tabuleiro: são aqueles que necessitam de uma base plana, chamada tabuleiro, para poderem ser jogados. A dama, xadrez, gamão e o Banco Imobiliário são ótimos exemplos dessa categoria;

  • Cartas: é possível destacar as partidas de Uno e baralho. Esse último possui vários jogos, como o buraco, paciência e canastra;

  • Papel e caneta: esses são os únicos itens necessários para esse tipo de passatempo, podendo ser exemplificado pelo jogo da forca, caça-palavras, detetive e adedonha;

  • Eletrônicos: nesse caso, são os que utilizam a tecnologia digital e precisam de um aparelho videogame, celular ou computador para o funcionamento e são muito populares na atualidade, é possível citar como exemplo o Free Fire e o Minecraft

Evolução dos jogos digitais

Não há registros que definem precisamente qual foi o primeiro game digital, mas acredita-se que a história começou por volta da década de 1950. Nessa época, foram desenvolvidos os jogos  Spacewar! eTennis for Two, mas ainda eram apenas vistos apenas como testes de novas tecnologias. 

A popularização dos games eletrônicos aconteceu nos anos 1970 com o lançamento do Atari que trouxe títulos, como o Donkey Kong, Pac-Man e Space Invaders. Já entre o período entre 1980 e 1990 surgiram no mercado os consoles Super Nintendo e o Sega Mega Drive, que eternizaram os jogos do Super Mario e Sonic grandes sucessos mundiais.

Ainda na década de 90, foram atualizadas as versões dos videogames da Sega e da Nintendo, dando origem ao Sega Saturn e ao Nintendo 64. Além disso, em 1994 foi lançado o Sony Playstation e, 1 ano depois, o Windows 95.

De lá para cá, a tecnologia continuou avançando e novos jogos com gráficos cada vez melhores surgiram tanto para consoles como para computadores e smartphones. 

Grandes marcas no mercado

Atualmente, os videogames mais famosos no mundo são:

Além disso, entre as marcas desenvolvedores de games mais conhecidas no mercado, é interessante citar:

Categorias de jogos eletrônicos

Existem diversos tipos de jogos eletrônicos, dentre esses, é possível destacar as seguintes categorias:

  • Aventura;

  • RPG;

  • Simulação; 

  • Corrida;

  • Luta;

  • Tiro;

  • Estratégia. 

Inclusão do vício em jogos no CID-11

A partir de janeiro de 2022 entrou em vigor o CID-11, documento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que visa revelar as principais ocorrências de doenças em todo o mundo. 

Nesse sentido, o vício em jogos eletrônicos, chamado “Gaming disorder” passou a ser considerado um transtorno de saúde, já que pode trazer prejuízos para vida da pessoa em vários aspectos. Por isso, deve ser tratado com a ajuda de profissionais habilitados a fim de que o indivíduo possa recuperar o equilíbrio.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE