Retrospectiva 2015: simplesmente tudo o que rolou no mundo da tecnologia

23 min de leitura
Imagem de: Retrospectiva 2015: simplesmente tudo o que rolou no mundo da tecnologia

O ano de 2015 já está acabando e chegou a hora de o TecMundo criar a sua própria retrospectiva para relembrar os principais acontecimentos dos últimos 12 meses. Como aconteceu no ano passado – confira aqui a retrospectiva 2014 –, vamos reunir simplesmente tudo o que rolou do mundo da tecnologia, destacando as notícias e matérias especiais mais visualizadas de cada mês e as análise que bombaram aqui na redação.

2015 foi um ano recheado de lançamentos em toda a indústria, e houve altos e baixos para todos os lados. Vamos relembrar os principais acontecimentos de cada mês, além de recordarmos algumas ações institucionais e mudanças que o TecMundo recebeu ao longo do ano. Preparados para mergulhar nas lembranças que fizeram parte do nosso dia a dia nos últimos 12 meses?

Janeiro

Como acontece todo começo de ano, as notícias relacionadas a tecnologia também estão fortemente ligadas a primeira grande feira do universo tecnológico, a Consumer Eletronics Show. A CES 2015 trouxe diversas novidades para os consumidores – reunimos as 20 principais aqui nesta matéria –, além de apresentar vários novos produtos para o mercado. Confira também um resumo das principais conferências que foram exibidas nesse evento.

Vale a pena destacar o quanto o Zenfone 2 estava chamando atenção naquela época: o carrasco da ASUS que veio para ceifar os tops da concorrência se mostrou um smartphone realmente digno do título. Caso você ainda não tenha conferido, aqui está a nossa superanálise desse dispositivo.

Também é importante destacarmos o evento da Microsoft que revelou vários detalhes sobre o Windows 10, o novo sistema operacional da empresa que integrou vários dispositivos. Foram várias novidades anunciadas, e você pode conferir um resumo do que foi revelado através deste link.

No mundo dos games, podemos destacar duas matérias especiais: uma delas é bem triste e diz respeito a desistência da Nintendo no mercado brasileiro. No começo do ano, a Big N encerrou a sua distribuição oficial de produtos aqui no Brasil. Porém, também foi em janeiro que tivemos a oportunidade de colocar as mãos na versão do PlayStation 4 mais rara do mundo, um modelo criado em comemoração aos 20 anos da linha de consoles. Confira o nosso vídeo:

5 notícias mais visualizadas em janeiro

5 matérias especiais mais visualizados em janeiro

5 análises que bombaram em janeiro

Fevereiro

O mês de fevereiro também foi marcado por um evento muito importante no mundo da tecnologia. O Mobile World Congress (MWC) 2015 trouxe diversas novidades para os consumidores em várias conferências, como a da Samsung, da HTC e da LG que cobrimos ao vivo. Foi na apresentação da Samsung que finalmente passamos a conhecer o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge, os novos smartphones da sul-coreana.

Fevereiro também foi um mês para relembrar duas grandes franquias que permearam a infância de muitas pessoas. Porém, a forma com a qual revivemos as memórias foram ainda melhores. A adaptação adulta – bem mais intensa, realistas e sangrenta que a original – de Power Rangers chamou muita atenção do mundo todo. O mesmo podemos dizer sobre a versão de Dragon Ball Z feita por fãs que bombou no YouTube.

O TecMundo também acompanhou de perto a Campus Party 2015, evento nacional que trouxe várias novidades para o consumidor local. Destacamos aqui os melhores casemods apresentados no evento, a apresentação do Beenoculus, os óculos de realidade virtual brasileiro e as beldades que estiveram presentes na Campus party 2015.

O mês de fevereiro também apresentou um dos memes que mais chamaram atenção em 2015. Afinal, o vestido abaixo é azul e preto ou branco e dourado? Essa era a dúvida que praticamente parou a internet e fez muita gente acreditar que realmente só existe dois tipos de pessoas neste gigantesco mundo. Também vale a pena lembrar as piadas que fizeram com a fantasia de Claudia Leite no Carnaval 2015.

5 notícias mais visualizadas em fevereiro

5 matérias especiais mais visualizados em fevereiro

5 análises que bombaram em fevereiro

Março

O terceiro mês de ano foi o período que conhecemos novos produtos da Apple. O novo MacBook da empresa, a reinvenção do conceito de notebook, chamou a atenção dos consumidores por conta da apresentação de novas tecnologias, como as funções especiais do trackpad. Acompanhamos de perto esse evento, que também trouxe novidades sobre o Apple Watch.

Em fevereiro também publicamos uma lista muito legal: 10 jogos malditos, mas altamente viciantes. Confira:

Também lançamos um vídeo explicando vários detalhes sobre a Deep Web, assunto que ainda gera muita polêmica pela internet. Confira:

Nesse mês também estreamos um novo quadro no TecMundo: o "Será que funciona?" é uma série de vídeos que pretende verificar se um produto ou serviço realmente cumpre com o prometido. Confira o nosso teste da Mighty Mug, a garrafa inderrubável:

Confira os outros vídeos do quadro "Será que funciona?":

Por fim, destacamos que foi em março que o aplicativo oficial do TecMundo chegou ao Windows Phone. A partir desse mês, os usuários do sistema operacional da Microsoft puderam ficar atualizados com as principais notícias do mundo da tecnologia de uma forma rápida e fácil. Essa novidade chamou a sua atenção?

5 notícias mais visualizadas em março

5 matérias especiais mais visualizados em março

5 análises que bombaram em março

Abril

Abril começou com uma piada do TecMundo que assumiu proporções gigantescas. No dia da mentira, fizemos uma brincadeira mostrando como seria se as videochamadas finalmente chegassem ao WhatsApp, o aplicativo para troca de mensagens mais popular do país. A piada foi visualizada por mais de 1 milhão de pessoas e compartilhada mais de 60 mil vezes.

Uma pesquisa muito interessante também foi divulgada pelo TecMundo no mês de abril. Através de uma pesquisa própria, descobrimos quais eram os 20 smartphones mais usados pelos leitores do nosso site. O topo do ranking é composto por Motorola Moto G Colors (XT1033), Motorola Novo Moto G Colors (XT1069) e Samsung Galaxy S4 (GT-I9505).

Em abril também tivemos mais eventos transmitidos com cobertura completa do TecMundo. Podemos destacar o Microsoft BUILD 2015, que revelou novidades sobre o Windows 10 e HoloLens, e o da LG, que apresentou oficial o LG G4 para o público.

Confira o resumo desses dois eventos: Microsoft Build 2015 e evento da LG.

Em abril também tivemos a oportunidade de montar um PC gamer que é mais caro que um carro zero KM. Não viu o vídeo? Então confere ele logo abaixo:

5 notícias mais visualizadas em abril

5 matérias especiais mais visualizados em abril

5 análises que bombaram em abril

Maio

O quinto mês do ano foi marcado por um briga intensa entre dois dos principais smartphones lançados no mercado. O Samsung Galaxy S6 e o LG G4 dividiram o espaço aqui no TecMundo com suas respectivas análises e muitos puderam comparar os dois aparelhos com base em nossas opiniões. Confira a superanálise e o vídeo de cada um nos links abaixo.

Maio também foi o período que a Google separou para realizar o tradicional Google I/O, evento no qual a empresa revela mais detalhes sobre seu sistema operacional e novos dispositivos. Acompanhamos o evento e também preparamos um resumo especial para os que não puderam acompanhar a transmissão ao vivo. Confira:

Também foi neste mês que atualizamos uma das matérias de maior sucesso no TecMundo: a lista dos 7 melhores apps para baixar música no seu Android. Ainda não conhece as opções disponíveis para fazer o download das duas faixas preferidas? Então corre lá e veja qual das opções você prefere.

Destacamos também que foi em maio que o YouTube completou 10 anos de existência. Para comemorar o aniversário, a plataforma de vídeos divulgou uma lista com os vídeos mais vistos de todos os tempos aqui no Brasil. Vale a pena conferir a seleção e relembrar alguns bons momentos do ano, que tem Galinha Pintadinha, Justin Bieber, Luan Santana, Anitta, PSY, Katy Perry e Michel Teló.

5 notícias mais visualizadas em maio

5 matérias especiais mais visualizados em maio

5 análises que bombaram em maio

Junho

O sexto mês do ano foi marcado pelo evento WWDC 2015, programação da Apple voltada para os desenvolvedores, mas que apresentou uma série de novidades para os consumidores finais. Como sempre, acompanhamos esse evento com uma cobertura completa ao vivo e preparamos um resumo especial para os leitores.

Mas junho também foi palco para outros evento de proporções colossais. A edição 2015 da E3, maior feira de jogos do mundo, tomou conta das notícias por um bom tempo, com anúncios bombásticos, como o remake de Final Fantasy VII, Shemue III e a volta de The Last Guardian. Abaixo, deixamos o vídeo da conferência que mais chamou a nossa atenção.

Não deixe de conferir também a nossa matéria superespecial sobre a E3 2015, onde reunimos todos os anúncios e resumos que fizemos em nossa cobertura do maior evento de games do ano.

O TecMundo também acompanhou de perto o lançamento dos novos celulares da Xiaomi aqui no Brasil e preparou uma matéria especial sobre a Microsoft, comparando dois dos principais smartphones da companhia: o Lumia 640 e o Lumix 640 XL. Vale a pena conferir.

No dia 16 desse mês, foi realizada em São Paulo a quinta edição do Fórum de Inovação promovido pelo Instituto GEOC (Gestão de Excelência Operacional de Cobrança). Ao longo de todo o dia, no Hotel Maksud Plaza, centenas de participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras, workshops e apresentações sobre temas ligados ao setor.

O evento contou ainda com a participação do TecMundo. O jornalista Wikerson Landim ficou responsável pela palestra de abertura do evento. O tema abordado foi “Inovações tecnológicas, crescimento do pagamento digital e sua importância para o consumidor presente e futuro”.

5 notícias mais visualizadas em junho

5 matérias especiais mais visualizados em junho

5 análises que bombaram em junho

Julho

No mês de julho, diversas matérias fizeram um sucesso gigantesco entre os leitores do TecMundo. Vale a pena conferir os 8 sites para procurar e baixar arquivos torrent na internet, um tutorial de como fazer o download dos vídeos publicados no Facebook e uma dica especial para melhorar a velocidade dos downloads através do uTorrent.

O TecMundo também acompanhou de perto um evento da Motorola que aconteceu no final do mês de julho, revelando dois novos aparelho para a linha Moto X: o Moto X Style e o Moto X Play.

Um acontecimento muito triste também pegou os fãs da indústria dos games de surpresa: Saturu Iwata, então presidente da Nintendo, veio a falecer aos 55 anos. O comunicado oficial sobre a morte da conhecida figura do público foi divulgada através do site oficial da empresa.

O mês de julho também teve espaço para a cobertura completa do TecMundo da Comic-Com, em que diversos trailers e informações para o público foram reveladas. Tivemos o primeiro trailer completo de Deadpool, trailer de X-Men: Apocalipse, trailer de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, trailer de Esquadrão Suicida e o trailer da sexta temporada de The Walking Dead.

Em julho, também realizamos uma análise especial. Tivemos a oportunidade de testar a nova geração do smartphone com tela curva da LG, o LG G Flex 2.

5 notícias mais visualizadas em julho

5 matérias especiais mais visualizados em julho

5 análises que bombaram em julho

Agosto

O oitavo mês de 2015 foi marcado por vários super conteúdos publicados aqui no TecMundo. Confira as três superanálise que públicos em agosto, além da apresentação do Alcatel Onetouch Idol 3, o primeiro smartphone 100% reversível do mercado.

O TecMundo também preparou um infográfico super especial para o fãs da Marvel, mostrando em qual ordem devemos assistir aos seriados e filmes da empresa. Vale a pena conferir!

Em agosto também fizemos uma análise especial: pudemos testar o Windows 10 de forma integral pela primeira vez, o último sistema operacional da Microsoft que veio para mudar os paradigmas desse segmento.

O TecMundo também acompanhou de perto o Galaxy Unpacked 2015, evento da Samsung no qual a empresa sul-coreana revelou oficialmente o Galaxy Note 5 e o Galaxy S6 Edge Plus, uma versão maior do top de linha da companhia. Como sempre, preparamos um resumo especial para os leitores.

O mês de agosto também foi o período de realização de outro evento importante na indústria dos games. A Gamescom 2015 também produziu diversos conteúdos em nosso site, como os nossos tradicionais resumos das conferências.

5 notícias mais visualizadas em agosto

5 matérias especiais mais visualizados em agosto

5 análises que bombaram em agosto

Setembro

O maior destaque de setembro definitivamente foi o anúncio oficial dos novos smartphones da Apple. O iPhone 6s e o iPhone 6s Plus foram oficialmente revelados, trazendo algumas novidades interessantes para os consumidores, como o recurso 3D Touch. Confira tudo sobre esses novos aparelhos nesta matéria ou em nossa superanálise.

No mesmo evento que a Apple apresentou os novos iPhone – apresentação que também cobrimos ao vivo –, a empresa também revelou uma nova versão do iPad Pro e da Apple TV. Confira o resumo dessa conferência que trouxe muitas novidades para os fãs da Maçã.

O mês de setembro também teve espaço para a Google revelar seus novos aparelho e versão do sistema operacional. A empresa anunciou de forma oficial o Nexus 6P, o Nexus 5X, o Android 6.0 e o Google Chromecast. Confira 5 novidades desse novos smartphones da Gigante das Buscas e o nosso resumo completo do evento que apresentou esses dispositivos.

Também foi em setembro que publicamos uma matéria especial sobre a Intel e como a geração de processadores da empresa pode descomplicar a sua vida. Vale a pena conferir o material e ficar por dentro das funcionalidades e recursos oferecidos pelos chips da principal companhia no mercado desse segmento.

Vale a pena conferir também a análise do notebook gamer MSI Dominator Pro GT72 2QE, um verdadeiro monstro capaz de mostrar resultados impressionantes na execução de jogos. Esse dispositivo se destaca pela presença do processador Intel Core i7 4710HQ, 16 gigabytes de memória RAM, SSD de 240 GB, HD de 1 TB e GPU NVIDIA GeForce GTX 980M.

5 notícias mais visualizadas em setembro

5 matérias especiais mais visualizados em setembro

5 análises que bombaram em setembro

Outubro

Mais perto do final do ano, o TecMundo preparou uma série de surpresas para os consumidores que acompanham o nosso site. Uma das principais é a integração do Baixaki Jogos, que passou a se chamar TecMundo Games. Apesar da mudança, a página ainda concentra análise, notícias e matérias especiais para os amantes de jogos.

Também foi em outubro que revelamos uma série de novidades que o TecMundo receberia nos próximos meses. A iniciativa do TecMundo 3.0 traria um novo layout, uma seção para comparar smartphones, a já mencionada integração com o Baixaki Jogos, além do TecMundo Pro e o TecMundo TV.

Mesmo com tantas mudanças, acompanhamos de perto outro evento da Microsoft, no qual a empresa revelou o Lumia 950 e o Lumia 950 XL, o Surface Pro 4 e o Microsoft Band 2.

O mês de novembro também foi recheada de listas, vídeos e dicas para os leitores que queria se manter atualizados. Confira algumas delas:

Também destacamos a nossa análise do Office 2016, a versão da suíte de escritório da Microsoft que trouxe diversas novidades em relação a edição anterior do programa.

5 notícias mais visualizadas em outubro

5 matérias especiais mais visualizados em outubro

5 análises que bombaram em outubro

Novembro

Novembro é o mês das ofertas por causa da Black Friday e da Cyber Monday. Neste ano, realizamos uma cobertura completa dessas duas datas especiais, divulgando as verdadeiras promoções e preços realmente baixos que apareciam nos principais varejistas da internet. Valeu a pena cada centavo para aqueles que acompanharam.

O penúltimo mês do ano também foi o período que deu início a um dos principais memes do ano. O "Já acabou, Jéssica?" ganhou a internet e viralizou de uma forma descontrolada por toda parte. Caso você não tenha visto ainda, confira para não ficar boiando nas piadas que ainda vão surgir por causa desse meme.

Um vídeo especial do TecMundo também deu destaque para as produções que você deve ficar de olho em 2016. São 32 filmes, entre os quais podemos citar "Animais Fantásticos e Onde Habitam", "Assassin’s Creed", "Doutor Estranho", "X-Men: Gambit", "Esquadrão Suicida", "Warcraft", "Procurando Dory", "Independence Day 2", "X-Men: Apocalipse", "Capitão América: Guerra Civil", "Batman vs. Superman: A Origem da Justiça", "Deadpool", "Steve Jobs" e muitos outros. Confira a lista com 15 deles logo abaixo:

Nessa onda de filmes, como não mencionar o primeiro trailer oficial de "Capitão América: Guerra Civil" que chamou bastante atenção por conta das cenas que mostrou? Vale a pena conferir caso você ainda não tenha assistido.

O mês de novembro também foi palco para um acontecimento muito triste e que acabou gerando muita comoção na internet: os ataques terroristas na França. A importância desse acontecimento fez com que criássemos um "ao vivo" para acompanhar de perto todo o desenrolar e as reações na internet, com atualizações constantes de tudo o que acontecia.

5 notícias mais visualizadas em novembro

5 matérias especiais mais visualizados em novembro

5 análises que bombaram em novembro

Dezembro

O último mês do ano foi praticamente dominado por um único assunto: o bloqueio do WhatsApp em terras brasileiras. Essa possibilidade, que chegou a acontecer de fato por alguns momentos, gerou grande movimentação na internet, com a maioria das pessoas contra o impedimento do aplicativo de funcionar por aqui. Em meio as diversas notícias sobre o assunto, destacamos um vídeo que acabou fazendo muito sucesso por conta disso. Confira:

Também criamos uma lista com outras alternativas para substituir o WhatsApp e é sempre bom ter essa seleção por perto caso o mensageiro seja bloqueado novamente. É muito interessante ver quantos usuários o principal concorrente do app, o Telegram, ganhou por conta desse bloqueio temporário. Foram mais de 5 milhões de usuários.

Com a chegada do fim de ano, também destacamos a nossa seleção dos Melhores de 2015, com uma página especial preparada para divulgar os vencedores. Tivemos candidatos de várias categorias. Além do TecMundo, também selecionamos os melhores do TecMundo Games, Baixaki, Mega Curioso, Click Jogos e Minha Série. Vale a pena conferir e ficar por dentro do que rolou de melhor no ano.

5 notícias mais visualizadas em dezembro

5 matérias especiais mais visualizados em dezembro

5 análises que bombaram em dezembro

Super Conteúdos de 2015

Como muitos já sabem, o TecMundo trabalho com um formato de conteúdo diferente quando é preciso. Fazemos isso com a análise de smartphones tops de linhas ou aqueles que são muito procurados, além de já termos feito isso com eventos, apresentação de produtos, comparação e para falar sobre determinada tecnologia.

A seguir, reunimos os super conteúdos que publicados em 2015, deixando o link da matéria especial e o vídeo caso a matéria tenha recibido esse tipo de tratamento. Não esqueça de conferir cada uma das matérias a seguir clicando em seus respectivos links.

Retrospectiva 2015: o que você achou do ano que já passou? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.