Microsoft

Lumia 640 & Lumia 640 XL

Os "irmãos 640" revelam uma nova tendência da Microsoft e mostram que a Gigante de Redmond realmente consegue andar sozinha no concorrido mercado de aparelhos intermediários. Vamos entender bem as principais diferenças entre o Lumia 640 e o Lumia 640 XL e ver o que a empresa tem a oferecer com esses novos smartphones.

Lumia 640 e Lumia 640 XL

Em março de 2015, durante a Mobile World Congress (MWC) – um dos maiores eventos do mercado de dispositivos móveis –, a Microsoft apresentou os primeiros smartphones a contarem com a numeração "40" em seus nomes. O Lumia 640 e o Lumia 640 XL são produtos que vieram para concorrer no segmento de aparelhos intermediários e mostrar que a Microsoft consegue brigar de frente com esse mercado.

Os Primeiros '40' da família

Não é novidade para ninguém que os smartphones da série Lumia – anteriormente disponibilizados pela Nokia – ostentam uma numeração que serve para diferenciar cada um dos modelos lançados. Lumia 610, Lumia 620, Lumia 625 e Lumia 630 são algumas das variantes já oferecidas para o mercado nacional e que seguem o padrão de nome da linha "6XX".

Longe de também ser uma novidade, é natural pensar que, quanto maior for o número, "melhor" – em aspectos variados – tende a ser o modelo. Isso não significa necessariamente uma evolução de hardware ou software. Tomemos como exemplo o Lumia 630 e o Lumia 635: a diferença deles é que o último tem suporte à conectividade 4G, o que acabou refletindo no preço final do smartphone.

Porém, nos primeiros dispositivos a apresentarem a numeração "40" em seus nomes – o Lumia 640 e o Lumia 640 XL –, a Microsoft espera entregar uma evolução considerável e que realmente vá marcar um "próximo passo" dessa geração de aparelhos. Quando comparados aos últimos lançamentos da linha "6XX", os novos modelos trazem um hardware aprimorado, tela de melhor qualidade, câmera mais precisa, bateria de maior capacidade e um design diferenciado.

Close da tela do Lumia 640

A tendência 'XL'

Família 40 vista da capa traseira

Juntamente com o lançamento dos primeiros modelos da família com a numeração "40", a Microsoft introduz uma nova tendência para a sua linha de smartphones: o conceito "XL", inaugurado pelo Microsoft Lumia 640 XL. Como o nome pode sugerir – “XL”, em inglês, é um termo usado para fazer referência a algo muito grande –, esse aparelho é uma versão maior que a variante Lumia 640.

Com essa iniciativa, a Microsoft espera lançar modelos de seus próximos smartphones com telas maiores e especificações técnicas diferenciadas. Afinal, não é apenas o tamanho que muda – pelo menos entre o Lumia 640 e o Lumia 640 XL –, mas essa é uma questão que será discutida em uma seção abaixo.

O importante é entender o seguinte: com essa iniciativa, a Microsoft pretende manter menos modelos com numerações diferentes no mercado. Isso vai facilitar a identificação de cada variante e ajudar o consumidor a escolher o que quer na hora da compra. A empresa poderia ter optado por lançar o Lumia 640 XL como Lumia 645, mas isso provavelmente causaria mais confusão.

Diferenças e Semelhanças

Uma comparação para verificar as diferenças e semelhanças entre esses modelos é essencial para poder escolher entre eles. Como dito, apesar de ostentarem a mesma numeração, a tendência "XL" apresenta algumas particularidades que distinguem cada um dos aparelhos – especialmente em aspectos como a câmera, capacidade da bateria e design.

Comparativo de tamanho entre os lumias 40
Close da tela do Lumia 640

Tela

Logo de cara, a característica que mais se destaca entre o Lumia 640 e o Lumia 640 XL é o tamanho do display. O modelo extra large possui uma tela 0,7 polegada maior, um aumento que numericamente parece insignificante, mas que na prática é considerável, principalmente se levarmos em conta as dimensões do aparelho resultantes desse acréscimo.

Em se tratando de qualidade, podemos dizer que a experiência de uso é agradável em ambos os casos. A resolução HD – 1280x720 pixels –, mantida nos dois modelos, causa uma leve redução na densidade de pixels na variante extra large, o que não faz muita diferença na prática.

Design

A consequência no aumento do display é a diferença de tamanho dos smartphones. Em números absolutos, o Lumia 640 XL é 1,5 centímetro mais alto, 1 centímetro mais largo e 26 gramas mais pesado que o Lumia 640. A espessura teve um acréscimo quase insignificante de 0,2 milímetro.

Fora isso eles são muito semelhantes no design; ambos com acabamento de alta qualidade – disponíveis em cores brilhantes e foscas.

Microsoft Lumia 640 e 640 XL
Interface do Microsoft Lumia

Interface

Equipados com o Windows Phone 8.1, esses smartphones são os primeiros da Microsoft a virem equipados com o Update 2 do Lumia Denim. Porém, as diferenças ainda não são tão significativas. O destaque vai para a reorganização do menu de configurações, que agora está facilita bastante o processo de explorar e encontrar a opção desejada.

Além disso, vale a pena mencionar que o Lumia 640 e o Lumia 640 XL têm atualização garantida para o Windows 10 Home e que nova versão do sistema operacional da Microsoft já possui data de lançamento oficial confirmada: dia 29 de julho de 2015. O SO tem várias novidades, como uma loja de aplicativos unificada e o Windows Continuum.

Desempenho

No quesito desempenho, os smartphones da Microsoft praticamente não apresentam diferença. Eles têm o mesmo processador, GPU, quantidade de RAM e armazenamento interno, além da capacidade de expansão de memória – que é de 128 GB com cartão micro SD.

Por conta disso, ambos apresentam a mesma perfomance, sendo capazes de executar com tranquilidade jogos pesados como GT Racing 2 e Asphalt 8, além de redes sociais, mensageiros, apps de produtividade e games leves. Em testes de benchmark, a semelhança nesse aspecto fica bastante evidente.

Menu interno do windows phone

Gráficos do Basemark OS II

  • Lumia 640

  • Overall - 449

  • System - 587

  • Memory - 781

  • Graphics - 230

  • Web - 386

  • Lumia 640 XL

  • Overall - 446

  • System - 584

  • Memory - 765

  • Graphics - 228

  • Web - 389

Bateria e Áudio

O acréscimo de 500 mAh no 640 XL em relação ao 640 foi mais do que suficiente para dar conta do aumento no tamanho do display. Aqui, a manutenção da resolução HD mostrou-se vantajosa. No geral, ambos os smartphones apresentam um autonomia semelhante e bastante satisfatória para aqueles que pretendem usar moderadamente os aparelhos durante o dia.

A qualidade sonora dos smartphones também é agradável. A variante XL só se destaca por não abafar completamente o som ao ser deixado sobre uma superfície lisa por causa da protuberância da câmera. A disponibilidade de fones de ouvido varia conforme o modelo.

Menu interno do windows phone

Câmera

Mas as principais diferenças entre o Lumia 640 e o Lumia 640 XL são as câmeras. O modelo XL apresenta um upgrade significativo em relação ao irmão menor. No sensor principal na parte de trás, além do aumento de 8 para 13 megapixels, a presença das tradicionais lentes Zeiss faz uma enorme diferença para os amantes de fotografia.

Comparativos das câmeras Comparativos das câmeras Comparativos das câmeras Comparativos das câmeras Comparativos das câmeras Comparativos das câmeras Comparativos das câmeras Comparativos das câmeras

A câmera frontal também teve a resolução aumentada – de 1 para 5 megapixels –, o que também faz com que as selfies fiquem um pouquinho melhores no 640 XL. No geral, apesar da evidente superioridade do modelo extra large, os dois smartphones apresentam uma qualidade final das fotos que é satisfatória. Ressalta-se a quantidade de opções para controle manual das capturas, um destaque dos aparelhos da linha Lumia graças ao app Lumia Camera.

Qual eu compro?

Os dois aparelhos são boas opções de smartphones intermediários. A decisão reside exatamente nas diferenças existentes entre cada um dos modelos.

Devo escolher
o Lumia 640 XL?

O Lumia 640 XL é consideravelmente maior que o Lumia 640. Enquanto o acréscimo de 0,7 polegada favorece o consumo de conteúdo, o tamanho pode incomodar alguns consumidores.

Quando o assunto é a câmera, a decisão é mais direta. O Lumia 640 XL apresenta melhor desempenho, especialmente se considerarmos o sensor traseiro com lentes Zeiss. Portanto, se a qualidade das fotos é um aspecto determinante para você, opte pelo Lumia 640 XL.

Microsoft Lumia 640 XL

Devo escolher
o Lumia 640?

Porém, se a qualidade final das fotos não é um diferencial que justifica o preço do Lumia 640 XL para você, as coisas começam a ficar mais interessantes para o Lumia 640. O modelo é mais enxuto e pode apresentar uma textura brilhante que tende a favorecer a pegada.

Agora, se lhe assusta a ideia de o smartphone correr o risco de ficar um pouco – ou muito, dependendo da situação – para fora do bolso, é melhor escolher o irmão menor e apostar no design mais simplificado.

Microsoft Lumia 640

Office 365 Personal + 1 TB no One Drive

microsoft office 365 personal

Seja qual for o modelo que você escolher, a Microsoft garante um presente muito bacana para aqueles que investirem em um desses smartphones até o dia 30 de junho de 2015. Os consumidores vão ter direito a um ano de Office 365 Personal grátis, podendo instalar os softwares Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote em um computador e tablet.

Além disso, a Microsoft também vai dar, durante o mesmo período, 1 TB de armazenamento gratuito no OneDrive. Isso sem falar em uma oferta especial em parceria com o Hotel Urbano: 10% de desconto na primeira compra de pacotes de viagem e 15% na segunda – promoção válida até setembro de 2016.

Modelos Disponíveis

Modelos presentes na família Lumia 640

Microsoft Lumia 640 Dual SIM DTV

  • Preço sugerido de R$ 799;
  • Cor branca brilhante;
  • Cor preta fosca.

Microsoft Lumia 640 Single SIM LTE

  • Disponível em breve.

Microsoft Lumia 640 XL Dual SIM 3G

  • Preço sugerido de R$ 999;
  • Cor preta fosca;
  • Cor branca fosca;
  • Cor azul fosca.

Microsoft Lumia 640 XL Dual SIM LTE

  • Preço sugerido de R$ 999;
  • Com exclusividade pela Vivo – no plano SmartVivo, o aparelho sai por R$ 179 e pode ser adquirido em 12 parcelas de R$ 15
  • Cor branca fosca;
  • Cor preta fosca.

Microsoft Lumia 640 XL Single SIM LTE

  • Disponível em breve.

Comentários