O que esperar da MWC 2015, a maior feira mundial de mobile

6 min de leitura
Imagem de: O que esperar da MWC 2015, a maior feira mundial de mobile
Imagem: MWC

O ano mal começou (pode confessar, você ainda coloca 2014 em documentos ou recados) e o mundo da tecnologia já está a todo vapor. Logo no começo de janeiro, a Consumer Electronics Show, ou CES, movimentou o mercado com novidades sobre absolutamente todos os setores da área — clique aqui para conferir o superespecial do TecMundo. Agora, quase não há tempo para se recuperar: fevereiro é o mês de aquecimento para o segundo grande encontro do ano entre fãs e fabricantes.

O Mobile World Congress (MWC) é o mais importante evento de dispositivos móveis do mundo. A edição de 2015 acontece de 2 a 5 de março em Barcelona, na Espanha, e tem como slogan "The Edge of Innovation", ou "A Fronteira da Inovação". A ideia é que o evento seja um divisor de águas, apresentando tecnologias que moldarão o mundo nos próximos.

São 1,9 mil exibidores, com a presença das principais marcas do mercado e algumas das maiores personalidades da área — Mark Zuckerberg, do Facebook, será um dos palestrantes. Abaixo, preparamos um guia com o que esperar da feira: smartphones, tablets, smartwatches e muita expectativa.

Samsung: Galaxy S6, S6 Double Edge e Orbis

Por mais que as empresas tentem esconder, segredos vazam antes do tempo e eventos que trariam surpresas acabam apenas confirmando o que já sabíamos. No caso do evento Unpacked, que acontece no dia 1° de março, a Samsung deve revelar o Galaxy S6.

Como noticiado com exclusividade pelo TecMundo, o aparelho virá também na versão Double Edge, com duas bordas laterais acentuadas que funcionam como uma extensão da tela. As especificações técnicas especuladas falam em processador octa-core Exynos 7420 ou Snapdragon 810, além de 4 GB de RAM e câmera mais protuberante que o tradicional com 20 MP.

Um smartwatch renovado também é esperado. Os rumores apontam para o projeto Orbis, o primeiro relógio inteligente da empresa com tela circular e coroa rotatória.

Google: finalmente o Project Ara?

Esse é o rumor mais recente sobre a feira: a Google vai exibir o aguardado Project Ara na MWC 2015, levando mais de 50 componentes do dispositivo modular.

O celular no estilo "monte você mesmo" não será comercializado antes do final de 2015 e nem todas as peças serão demonstradas, mas a fabricante Yezz, parceira da Google nessa empreitada, quer causar uma boa impressão.

Sony: Xperia Z4 ou nada?

De acordo com as últimas notícias, a Sony não fará a tradicional conferência para a imprensa na MWC 2015. Em vez disso, apostará somente nos estandes de exibição de produtos, o que pode significar a ausência de aparelhos top de linha.

O Xperia Z4 e o Xperia Z4 Compact estão vazando em fotos preliminares de bordas e painéis, mas não é possível confirmar a presença dos modelos em março — especialmente pela discrição da fabricante. Um relógio para fazer companhia ao Sony Smartwatch 3, um tablet intermediário e o já anunciado Xperia E4 podem ser os substitutos desses dispositivos em Barcelona.

LG: só preparando o terreno

O LG G3 ainda é recente, mas rumores sobre o anúncio de um LG G4 na MWC 2015 estão esquentando — o anúncio acontecerá no começo de março ou em um evento separado mais tarde, talvez em maio.

No caso da ausência, a companhia levaria para a feira uma linha intermediária de smartphones, que será acompanhada de mais um smartwatch: o G Watch Urbane, com pulseira de couro e corpo de aço inoxidável, que foi anunciado ainda em fevereiro, mas estará em Barcelona como uma novidade. Não estranhe se aparecer por lá também o recém-anunciado equipamento de realidade "VR for G3", baseado no Project Cardboard.

Microsoft: Windows 10 quer surpreender

A Microsoft está apostando alto na MWC 2015, com convite próprio e conferência para a imprensa. O Windows 10 para celulares deve ser o grande astro da companhia, mas novos aparelhos da família Lumia não devem ficar de fora da festa.

Ao menos um modelo top de linha com o Snapdragon 810, o mais novo chip da Qualcomm, é especulado. Ele serviria também como primeiro “garoto-propaganda” do Windows 10 mobile, mas não há mais detalhes sobre qual seria esse dispositivo.

Além disso, dois aparelhos que já são noticiados há algum tempo podem finalmente ver a luz do dia: o Lumia 1330, sucessor do phablet Lumia 1230, e uma versão de baixo custo e dual-SIM do Lumia 830 (que pode ter até outro nome). Um novo dispositivo vestível, como uma pulseira inteligente, não está descartado.

Motorola: nova geração do Moto E?

O Moto G e o Moto X já ganharam uma segunda edição. Na MWC 2015, tudo aponta para a chegada da versão 2.0 do Moto E, o celular mais modesto e de menor custo da fabricante. As especificações técnicas não devem fugir das seguintes:

  • Tela: TFT LCD de 4,5 polegadas (960x540 pixels)
  • Processador: Snapdragon 200 dual-core de 1,2 GHz
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento interno: 8 GB (suporta cartão micro SD de até 32 GB)
  • Câmera: 5 MP (traseira) e 0,3 MP (frontal)
  • Conectividade: 4G LTE, Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 3.0, GPS, HD Voice

O modelo já foi vazado algumas vezes, inclusive com a divulgação de imagens: como destaques, ele deve contar com o Android Lollipop e uma câmera frontal. Há ainda o tal projeto “mais inteligente que um smartphone”, que foi divulgado há alguns dias. A única previsão sobre o anúncio é um “em breve”, o que significa que a fabricante pode surpreender em Barcelona.

HTC: sucessor do M8 e talvez um smartwatch

A companhia taiwanesa não atua oficialmente no Brasil há algum tempo, mas ainda está no coração de muitos consumidores. Esses fãs provavelmente terão boas notícias: o novo smartphone top de linha da fabricante será apresentado em um evento de slogan "Utopia in Progress" também no dia 1º de março, poucas horas antes do Galaxy S6.

Especula-se que o HTC M9 (nome provável, mas ainda não oficial) terá especificações técnicas de elite: Snapdragon 810, tela QHD e câmera de 20 MP, aposentando a tecnologia UltraPixel ou a deixando apenas na frontal. Um muito aguardado smartwatch da fabricante está faz tempo no limbo e não deve ser descartado para a MWC 2015.

Huawei, Lenovo e Acer: comendo pelas beiradas

A chinesa Huawei não vai exibir novos smartphones na MWC 2015: o Ascend P8 só deve ser revelado no dia 15 de abril, em Londres. Para a conferência da empresa, também marcada para 1º de março, o destaque deve ir para uma nova linha de tablets de alto desempenho, com a possibilidade de serem apresentados ao lado de pulseiras ou smartwatches da companhia.

A Acer deve revelar uma linha de celulares rodando Windows Phone (ou quem sabe Windows 10?). O foco dessa família seria em modelos de entrada ou intermediários. A Lenovo, que revelou grandes produtos na CES 2015, como o Yoga Tab 2 Pro, pode aparecer com uma linha diferente de aparelhos ainda não divulgados ou especulados.

Melhorias técnicas: mais RAM, megapixels e um superchip

A chegada de novos dispositivos no mercado significa também o anúncio de especificações técnicas aprimoradas. Tecnologias inovadoras ou que buscam popularização não devem faltar na MWC 2015, confirmando o slogan da feira sobre inovação. Um deles é o processador Snapdragon 810, com melhorias em todos os setores possíveis: segurança, duração de bateria, maior velocidade WiFi, GPS aprimorado, qualidade de voz superior, suporte a gravações 4K e desempenho sem comparação.

As câmeras podem ficar ainda melhores com o sensor IMX230, de 21 MP. Possivelmente presente no Xperia Z4 e no HTC M9, ele suporta ações como autofoco veloz e acompanhamento de objetos. Telas 2K, como a do Nexus 6, podem ser popularizadas em modelos de outras marcas, enquanto o Galaxy S6 deve melhorar o desempenho de apps e o sistema multitarefas com seus possíveis 4 GB de memória RAM.

...

Ressaltamos que nem todos os produtos citados acima estão totalmente confirmados no evento: alguns podem ser apenas rumores, enquanto outros acabarão sendo apresentados somente no decorrer do ano. Além disso, várias novidades que permanecem em segredo ou simplesmente não fazem parte do nosso aquecimento podem deixar a feira ainda melhor. Marcas como ZTE, Oppo, OnePlus, Honor também marcarão presença, mesmo sem tanto destaque.

De qualquer forma, a lista já é interessante o bastante para você não perder a cobertura do TecMundo. Fique ligado no site de 2 a 5 de março e não perca nenhum detalhe sobre a MWC 2015.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.