7 inovações que o Snapdragon 810 vai trazer aos aparelhos mobile de 2015

3 min de leitura
Imagem de: 7 inovações que o Snapdragon 810 vai trazer aos aparelhos mobile de 2015

Quem acompanha as notícias e rumores da tecnologia sabe que, em 2015, dificilmente outro chip vai ser tão relevante ao mercado de dispositivos portáteis quanto o Snapdragon 810. Mesmo que você seja um adepto da Intel, NVIDIA ou MediaTek (ou outra empresa do ramo), fato é que o chipset da Qualcomm deve ajudar a ditar os rumos da indústria e apresentar novidades que devem ser copiadas por concorrentes.

O novo hardware deve surpreender não somente por sua velocidade de operação ou pela conectividade LTE de alta qualidade que vai proporcionar. A cada nova geração da linha Snapdragon, sua fabricante adiciona novos recursos — entre eles, a gravação de vídeos 4K, suporte a sensores fotográficos de alta sensibilidade e a compatibilidade com displays de alta resolução, entre outros.

Com o modelo 810 (que deve adotar uma arquitetura de 64 bits), a história não vai ser diferente. Entre as novidades preparadas pela Qualcomm estão soluções de segurança integradas, suporte a conteúdos em altíssima resolução e conectividade WiFi avançada. Neste artigo, você confere mais detalhes sobre essas e outras tecnologias que devem ajudar a moldar o padrão de qualidade mínimo que tablets e smartphones devem adotar no próximo ano.

1. Tecnologia Safeswitch

Preocupada com a segurança de seus consumidores, a Qualcomm inseriu no Snapdragon 810 a tecnologia Safeswitch. Além de oferecer mais proteções contra o roubo de dados confidenciais, a novidade permite bloquear aparelhos de forma remota e localizar a posição de dispositivos roubados. Para completar, a verificação de comandos agora acontece a nível de hardware, o que deve bloquear a ação de diversos malwares.

2. Suporte completo a conteúdos 4K

Os aparelhos eletrônicos equipados com o novo chipset vão ser capazes de gravar e reproduzir conteúdos gravados em altas resoluções — incluindo o elogiado padrão 4K. Além de poder assistir tais arquivos em seu smartphone ou tablet, você também vai poder usar seu gadget para realizar transmissões que são passadas em televisores ou monitores capazes de trabalhar nativamente com o padrão de qualidade.

3. Suporte à tecnologia Dolby Atmos

Desenvolvida com o objetivo de oferecer uma experiência de áudio imersiva, a tecnologia Dolby Atmos vai ser uma parte integrante do Snapdragon 810. Por meio de técnicas especiais, a novidade proporciona sons que contam com características espaciais mais ricas e profundas a quem usa aparelhos portáteis para o consumo de mídias.

4. Tecnologias avançadas de fotografia

Em parceria com a Coreophotonics, a Qualcomm incorporou a solução LTD Dual Camera em seu novo chipset. A tecnologia combina uma lente grande angular comum à lente teleobjetiva da Coreophotonics para permitir zoom ótico de 3x durante a gravação de vídeos e de 5x na captura de imagens estáticas. Para completar, uma tecnologia de fusão de imagens possibilita combinar os resultados obtidos por ambas as lentes em uma fotografia com qualidade superior.

5. Cancelamento de ruído e gravação direcional

Dentro do Snapdragon 810, há tecnologias de cancelamento de ruído digitais de baixo consumo que garantem uma performance de áudio aprimorada. Além disso, a Qualcomm utiliza um sistema de dois microfones — enquanto um deles capta sua voz, o outro age no cancelamento de ruídos externos.

A expectativa é a que o novo chipset proporcione ligações com qualidade aprimorada, nas quais o som de pessoas falando, vento e outras distrações não esteja tão presente. Para completar, as novas tecnologias da fabricante vão permitir que você escolha qual faixa de áudio capturada deve ser adicionada aos vídeos que você gravou com seu aparelho.

6. Conectividade WiFi avançada

O novo chipset inclui suporte às tecnologias VIVE 11ac e 11ad, que oferecem conectividade banda larga de baixa latência. O Snapdragon 810 também oferece suporte a docks wireless que possibilitam verificar emails e editar documentos remotamente utilizando a internet.

Outra característica importante é o fato de o modem presente no chipset apresentar a primeira tecnologia sem fio multi-gigabit da indústria, que se mostra capaz de transmitir arquivos a uma velocidade de 4 Gbit/s. Na prática, isso significa a possibilidade de compartilhar conteúdos pesados como vídeos na resolução 4K em questão de poucos segundos.

7. Integração com o Shazam

A engine Sense Audio do Snapdragon oferece a todos os dispositivos equipado com ele a capacidade de detectar elementos únicos de um ambiente, oferecendo experiências que se encaixam em diferentes contextos. O ponto no qual o Snapdragon 810 traz melhorias nesse sentido é o fato de que ele possui o Shazam integrado à sua estrutura básica, o que permite aos consumidores escutar, descobrir, comprar e compartilhar músicas de maneira simples e rápida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.