O retorno dos mortos-vivos! Conheça 5 'vírus-zumbi' da Permafrost

3 min de leitura
Imagem de: O retorno dos mortos-vivos! Conheça 5 'vírus-zumbi' da Permafrost
Imagem: Getty Images

Ficção científica ou a realidade no nosso quintal? Não é de hoje, que os cientistas  questionam a relação das mudanças climáticas com o crescente número de epidemias pelo mundo. Pesquisadores têm realizado estudos com amostras retiradas da permafrost tentando compreender se o ressurgimento de vírus inativos por milênios apresentam risco para a humanidade.

A medida que a temperatura do planeta aumenta, geleiras com milhares de anos correm de descongelar, trazendo a tona vírus mortais e ainda desconhecidos para a raça humana. Conheça alguns dos vírus ressuscitados e se eles podem ser uma ameaça.

Com o aquecimento global, vírus desconhecidos podem surgir na Terra.Com o aquecimento global, vírus desconhecidos podem surgir na Terra.Fonte:  Getty Images 

O que é permafrost?

A permafrost é uma camada do solo que tende a permanecer congelada permanentemente. Estando em uma temperatura abaixo de zero pode conter lama, rochas, gelo, sedimentos e matéria orgânica, proporcionando um ambiente ideal para conservação desse tipo de material.

É na matéria orgânica armazenada na permafrost que os vírus zumbi repousam.É na matéria orgânica armazenada na permafrost que os vírus zumbi repousam.Fonte:  GettyImages 

Ela ocupa cerca de 20% da superfície terrestres e pode ser mais facilmente acessada no Canadá, Rússia e a Floresta Boreal do Alasca. Mas com o aquecimento global, essa camada de gelo está revelando seus segredos.

Armazenando uma grande quantidade de matéria orgânica, alguns animais, plantas e até pessoas, mantém traços de organismos que não circulam livremente há milênios. Mas será que isso é um risco?

Uma história de zumbis

Tecnicamente, os vírus não são seres vivos. Pense neles como algo que pode ser ligado e desligado. Em determinadas condições, os vírus prosperam e conseguem se multiplicar em várias cópias de si. Mas em baixas temperaturas e ambientes desfavoráveis, eles podem se tornar inativos.

Porém essa inatividade em alguns casos não é permanente. É o caso dos vírus identificados em restos mortais de mamutes, lobos e até em humanos.  Não é uma história de Halloween, mas pode ser um pouco assustadora. Esses vírus são capazes de 'voltar à vida' e voltar a infectar seres vivos.

Os 'vírus-zumbis'

Diversos estudos realizados com amostras da permafrost têm encontrado vírus muito curiosos, pois eles não só voltam a vida, mas também são gigantes. Conheça cinco dos diversos vírus zumbis!

Os 'vírus-zumbis' possuem características distintas em relação aos vírus comuns.Os 'vírus-zumbis' possuem características distintas em relação aos vírus comuns.Fonte:  Getty Images 

Pandoravirus yedoma

Mais velhos primeiro! O Pandoravirus yedoma é o vírus mais velho já reativado. Com 48,500 mil anos, esse microrganismo foi encontrado em amostras em um lago em Yekuchi Alas, na Rússia.

Pertencente à família Pandoraviridae, esse vírus gigante de 1 micrômetro, possui algumas características bastante interessantes, como genes codificadores de proteínas que ainda não são bem conhecidas. Eles não são A maior parte dos vírus já encontrados na permafrost pertencem a essa família.

Megavirus mammoth

O Megavirus mammoth e outros dois vírus, Pithovirus mammoth e o Pandoravirus mammoth, foram encontrados na pelagem de um mamute de 27 mil anos. Infectando amebas, esses vírus gigantes são inofensivos para seres humanos.

Ao menos três vírus foram encontrados na pelagem congelada do Mamute encontrado em Kolyma, nos anos 2000.Ao menos três vírus foram encontrados na pelagem congelada do Mamute encontrado em Kolyma, nos anos 2000.Fonte:  Getty Images 

Cedratvirus lena

O Cedratvírus, também pertencente a família Pithovirus, foi encontrado em amostras da permafrost no extremo oriente da Rússia. De acordo com estudo, ao menos 3 cepas do vírus puderam ser identificadas.

A. Pandoravirus yedoma; B. Pandoravirus mammoth; C. Cedratvirus lena; D. Pithovirus mammoth; E. Megavirus mammoth; F. Pacmanvirus lupus.A. Pandoravirus yedoma; B. Pandoravirus mammoth; C. Cedratvirus lena; D. Pithovirus mammoth; E. Megavirus mammoth; F. Pacmanvirus lupus.Fonte:  Reprodução Alempic, JM et al. 

Pacmanvirus lupus

Se você pensou no Pac-man, não foi à toa. Esse vírus foi encontrado em uma amostra do intestino de um lobo siberiano de 27 mil anos.

Talvez essa não fosse o tipo de homenagem que o Pac-man esperava.Talvez essa não fosse o tipo de homenagem que o Pac-man esperava.Fonte:  GettyImages 

Seu formato lembra a famigerada figura do videogame dos anos 1980 quando sua cadeia proteica é quebrada. De sua localização e formato, nasceu sua nomenclatura: Pacmanvirus lupus. Ele é um primo distante dos vírus africanos da febre suína, da família Asfarviridae.

Mollivirus sibericum

Um super reprodutor. Esse vírus de 30 mil anos de existência, conseguiu produzir entre 200 e 300 cópias de si, por ameba infectada. Ele possui um formato esférico e uma superfície com cerdas que o fazem parecer uma bolinha peluda.

Riscos para a Humanidade

Os 'vírus-zumbis' não são capazes de infectar humanos e outros animais. Os pesquisadores selecionaram para os testes de ressurreição apenas aqueles que interagem com amebas.

Mas em um futuro não muito distante, com o aquecimento global e o degelo, outros vírus, e esses sim patogênicos, possam retornar à atividade. Por isso, o rastreio e a pesquisa são essenciais para que possamos nos proteger e prevenir futuras pandemias.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.