Vírus descongelados na Antártida podem criar novas doenças

2 min de leitura
Imagem de: Vírus descongelados na Antártida podem criar novas doenças
Imagem: GettyImages

De acordo com um estudo publicado na revista científica Public Library of Science (PLOS) Computational Biology, patógenos escondidos no degelo do permafrost podem criar doenças e causar um grande estrago na saúde da humanidade. Os cientistas afirmam que o descongelamento pode acabar revivendo algum tipo de patógeno que já não convive com os humanos há muito tempo... Mas será que isso poderia causar uma nova pandemia mundial?

A partir de simulações, uma equipe de cientistas utilizou os dados das amostras de geleiras da Antártida para compreender como um patógeno antigo adormecido poderia causar danos ambientais e espalhar doenças em uma situação hipotética. Os testes foram realizados por meio do software Avida.

Ao medir os impactos da perda generalizada de organismos hospedeiros em todo o mundo, os cientistas descobriram que os patógenos antigos poderiam sobreviver nos dias atuais; é o que as simulações apontam. Aproximadamente 3% destes patógenos que começaram a interagir se tornaram dominantes no mundo simulado pelos pesquisadores.

Segundo a atual taxa de aquecimento da Terra, os cientistas sugerem que podem surgir até quatro sextilhões de microorganismo por ano.Segundo a atual taxa de aquecimento da Terra, os cientistas sugerem que podem surgir até quatro sextilhões de microorganismo por ano.Fonte:  GettyImages 

“O degelo do permafrost e o potencial 'vazamento de laboratório' de microorganismos antigos geram riscos de invasões biológicas para as comunidades ecológicas de hoje, incluindo ameaças à saúde humana por meio da exposição a patógenos emergentes. Se e como esses invasores que 'viajam no tempo' poderiam se estabelecer em comunidades modernas não está claro, e os dados existentes são muito escassos para testar hipóteses”, descrevem os pesquisadores na introdução do estudo.

Vírus descongelado na Antártida

Apesar de parecer uma história de ficção científica, os cientistas alertam para um perigo real. Assim como provavelmente aconteceu com o covid-19, os pesquisadores acreditam que um patógeno antigo poderia infectar os animais e, então, chegar aos humanos. Além de todos os riscos para a humanidade, eles também apontam que o problema representa um risco para os ecossistemas da natureza atual.

Em 2003, um tipo de bactéria voltou a vida após ser descongelada em amostras retiradas de uma calota de gelo no Planalto do Tibete, com aproximadamente 750 mil anos de idade. Em 2016, um surto de Bacillus anthracis na Sibéria pode ter sido causado pelo rápido descongelamento do permafrost.

“O risco dessa pequena fração de patógenos pode parecer pequeno, mas lembre-se de que esses são os resultados da liberação de apenas um patógeno específico em ambientes simulados. Com o grande número de micróbios antigos sendo liberados no mundo real, tais surtos representam um perigo substancial”, disse um dos autores do estudo em um artigo publicado no site The Conversation.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar o matéria com os seus amigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.