#AstroMiniBR: Assistindo o nascimento de planetas!

Imagem de: #AstroMiniBR: Assistindo o nascimento de planetas!
Imagem: ALMA

Toda semana, o TecMundo e o #AstroMiniBR reúnem cinco curiosidades astronômicas interessantes e divertidas produzidas pelos colaboradores do perfil no Twitter para disseminar o conhecimento de uma das ciências mais antigas do mundo.

#1: A vizinha galáctica da Via Láctea

A galáxia de Andrômeda, também conhecida como M31, é uma bela galáxia espiral situada na vizinhança cósmica da nossa própria galáxia, a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância da Terra. Por muitos séculos na história humana, a única forma que os astrônomos tinham para admirar essa maravilha celeste era através do olho nu, o que os deixavam sem a menor ideia de sua verdadeira natureza.

Com o advento dos telescópios, contudo, nossa visão desse gigante cósmico passou por uma revolução. No século XX, telescópios terrestres começaram a capturar detalhes surpreendentes de Andrômeda.

A capacidade de aumentar a abertura dos telescópios e melhorar as técnicas de observação nos permitiu observar não apenas a forma geral da galáxia, mas também estudar suas características internas. Foi revelada uma estrutura de braços espirais complexos, filamentos de poeira interestelar e aglomerados de estrelas resplandecentes, que nos levaram a questionar como essas estruturas surgiram.

As imagens acima são uma comprovação do progresso científico que temos alcançado como espécie, com cada novo avanço tecnológico nos permitindo penetrar ainda mais na vastidão cósmica.

#2: Testemunhando o nascimento de planetas!

Você não está olhando para uma imagem comum! Esse é o disco protoplanetário AS 209, um dos sistemas mais impressionantes a astronomia de exoplanetas! Localizado a aproximadamente 400 anos-luz de distância, na constelação de Aquário, esse sistema estelar em formação está repleto de pistas sobre a origem e evolução dos planetas.

O sistema é constituído por um disco de nuvens de poeira e gás cósmico que está circundando a jovem estrela AS 209. Dentro desse disco, aglomerados de material estão gradualmente se unindo para formar planetesimais e, eventualmente, planetas completos. As observações acima revelaram estruturas complexas, como anéis e lacunas, que podem ser indicativos de processos dinâmicos ocorrendo nessas regiões.

A análise detalhada das características de AS 209 proporciona uma visão sem precedentes da formação planetária e pode lançar luz sobre a diversidade dos sistemas planetários em nossa galáxia.

#3: O mensageiro dos deuses

Você consegue ver um planeta na fotografia acima? Não? Olhe novamente! O pequeno ponto brilhante no centro da imagem é Mercúrio, o planeta mais próximo do nosso astro rei!

Seu nome, derivado do deus romano Mercúrio, o mensageiro dos deuses, reflete sua rápida velocidade orbital em torno do Sol: assim como o deus romano que era conhecido por sua agilidade e habilidades de comunicação, Mercúrio “corre” nos céus completando uma órbita em apenas 88 dias.

Essa proximidade extrema com nossa estrela central faz de Mercúrio um lugar inóspito, com temperaturas extremas que variam de -173°C a 427°C. Sua superfície está marcada por uma paisagem árida e repleta de crateras, resultado do intenso bombardeio de meteoritos ao longo dos bilhões de anos.

#4: Um combo cósmico!

A imagem acima é um prato cheio para qualquer amante de astronomia! Nela você vê o cometa C/2020 M3 ATLAS, descoberto em 27 de junho de 2020, passando em frente da nebulosa IC 410. Com uma órbita altamente elíptica, esse cometa despertou o interesse dos astrônomos devido à sua trajetória incomum, que o levou a se aproximar do Sol vindo do distante Cinturão de Kuiper.

Sua aparição brilhante e sua cauda distintiva proporcionaram observações belíssimas e detalhadas, permitindo estudos sobre a composição química e a estrutura interna desse corpo celeste. A IC 410, por sua vez, é um verdadeiro berçário cósmico localizado a cerca de 12.400 anos-luz de distância da Terra.

Situada na constelação de Auriga, essa espetacular nuvem interestelar oferece um vislumbre extraordinário do processo de nascimento e evolução das estrelas, bem como das estruturas esculpidas pelas intensas radiações oriundas desses sistemas em formação!

#5: A geometria nas nuvens de Saturno

Entre as características mais intrigantes do Senhor dos Anéis do Sistema Solar, encontra-se o enigma do formato hexagonal das nuvens em seu polo norte. Capturado pelas lentes das espaçonaves que o orbitaram, como a sonda Cassini, esse padrão único é uma questão em aberto para os cientistas.

Com aproximadamente 30.000 quilômetros de largura, essa estrutura geométrica perfeita é formada por jatos de vento com velocidades altíssimas de até 322 km/h. Embora suas origens permaneçam ainda inexplicadas, teorias sugerem que a combinação da rotação rápida de Saturno com a interação entre o movimento atmosférico e os campos magnéticos pode ser a responsável pela criação desse fascinante fenômeno.