Descoberta de fósforo sugere que lua de Saturno pode ser ‘habitável’

Imagem de: Descoberta de fósforo sugere que lua de Saturno pode ser ‘habitável’
Imagem: Getty Images

Em um estudo publicado na revista científica Nature, na última quarta-feira (14), cientistas afirmam que encontraram sinais de fósforo na água de uma das luas de Saturno, chamada de Encélado. Conforme a pesquisa explica, a descoberta pode sugerir que a Lua tem todos os elementos potenciais necessários para a formação da vida.

Ao analisar 15 anos de dados da sonda Cassini, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), uma equipe de cientistas descreve que foi encontrado fósforo em gêiseres de água que explodem recorrentemente na lua de Saturno. Além disso, os cientistas também já haviam encontrado carbono, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e oxigênio — os elementos são considerados essenciais para a vida.

De acordo com o professor de ciências planetárias da Freie Universität Berlin (Alemanha), Frank Potsberg, o estudo ainda não descobriu nenhum tipo de vida. Contudo, ele diz que as análises resultaram em sinais indicando que Encélado pode ser habitável e que há elementos essenciais para a formação da vida.

Pesquisas anteriores já comentavam sobre a possibilidade de fósforo na lua de Saturno, contudo, é a primeira vez que foi identificado em gêiseres da região.Pesquisas anteriores já comentavam sobre a possibilidade de fósforo na lua de Saturno, contudo, é a primeira vez que foi identificado em gêiseres da região.Fonte: Getty Images

"O fósforo na forma de fosfatos é vital para toda a vida na Terra. Ninguém ficaria surpreso se houvesse fosfato na rocha de Encélado. Há fosfatos em cometas... não é grande coisa. O grande problema é que ele está dissolvido no oceano e com isso [está] prontamente disponível para a potencial formação de vida. É habitável – é claramente difícil argumentar contra isso – mas não sabemos se é habitado”, disse Potsberg.

Qual é a importância do fósforo?

Fósforo é considero o mais raro dos seis elementos considerados essenciais para a vida, responsável por auxiliar na formação de um esqueleto para as moléculas de DNA. Segundo o estudo, as concentrações de fósforo em Encélado são, no mínimo, 500 vezes maiores do que as concentrações registradas nos oceanos da Terra.

Encélado é descrita como uma lua com um enorme oceano de água líquida sob uma crosta gelada — há gelo por todos os lados. Para validar as informações, os pesquisadores mediram mais de 300 grãos de gelo em laboratórios, assim, eles descobriram sinais de ortofosfato, a única forma de fósforo absorvida por organismos vivos.

Apesar disso, os cientistas dividem opiniões sobre a presença de fósforo em Encélado e alguns não acreditam que a lua é habitável. Um estudo anterior, realizado em 2018, sugere que o elemento químico está disponível de forma limitada e não oferece a quantidade necessária para a formação da vida.