Anéis de Saturno são mais jovens que o planeta, diz estudo

Imagem de: Anéis de Saturno são mais jovens que o planeta, diz estudo
Imagem: GettyImages

Pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos, publicaram um estudo na revista Science Advances, que estima que os anéis de Saturno são jovens em comparação a idade do próprio planeta. O cálculo foi realizado estimando a quantidade de poeira contida nos anéis.

O principal cartão postal de Saturno pode não ter nascido com ele. De acordo com os pesquisadores, os anéis de gigante gasoso possuem apenas 400 milhões de anos, enquanto seu detentor, possui uma idade de aproximadamente de 4,5 bilhões de anos.

Mas afinal, como Saturno ganhou seus anéis?Mas afinal, como Saturno ganhou seus anéis?Fonte:  Getty Images

Mas como os pesquisadores conseguiram estimar essa idade?

A resposta pode não ser tão óbvia, e pode parecer estranha, mas eles estimaram a partir da quantidade de poeira acumulada nos anéis. Analisando dados obtidos pela sonda Cassini entre 2004 a 2017, os pesquisadores estimaram as proporções dos materiais que compõem os anéis.

Os resultados mostraram que 98% do material presente, são cristais de gelo de água pura, em contrapartida, apenas 2% é poeira cósmica. Fazendo analogia com um tapete, eles explicam que quanto mais tempo o tapete permanece em um ambiente, mais poeira ele acumula.

Os anéis contém pouquíssima poeira, sendo considerado majoritariamente limpo e jovem.Os anéis contém pouquíssima poeira, sendo considerado majoritariamente limpo e jovem.Fonte:  GettyImages

Apesar dos bilhões de quilos de poeira despejada anualmente sobre os anéis, ao longo dos milhões de anos de existência, para os pesquisadores, eles ainda estão muito limpos e brilhantes, refletindo bastante luz.

Esse fatores seriam os principais indícios do baixo acúmulo poeira cósmica, indicando sua juventude e formação posterior. Mas a puerilidade dos aros saturnianos responde apenas a uma das dezenas de questões que ainda permeiam o planeta, como por exemplo: como os anéis de Saturno foram formados?

De acordo com uma teoria, uma lua gigante poderia ter explodido graças a pressão gravitacional massiva do planeta. Seus detritos geraram novas luas, enquanto a poeira que não se precipitou na superfície do planeta, permanece ao redor, formando os tão conhecidos anéis.

De acordo com teoria, os anéis podem ter se formado a partir do colapso de uma lua gigante de Saturno.De acordo com teoria, os anéis podem ter se formado a partir do colapso de uma lua gigante de Saturno.Fonte:  GettyImages

E essa teoria pode ter ganhado mais força com a descoberta de novas 62 luas orbitando ao redor do planeta. Ao todo, Saturno possui 145 satélites naturais.

Porém a beleza anelar de Saturno não será eterna. A força gravitacional do planeta continua atraindo as partículas suspensas em sua direção, sendo assim, essa marca singular do gigante gasoso tem prazo de validade, avaliada em mais alguns milhões de anos.