Síndrome do Pânico: o que é e quais são os sintomas?

3 min de leitura
Imagem de: Síndrome do Pânico: o que é e quais são os sintomas?
Imagem: Freepik

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com as maiores taxas de pacientes com transtornos de ansiedade em todo o mundo. Apesar disso, a população brasileira ainda desconhece muitos aspectos das doenças que afetam a mente e o emocional.

A Síndrome do Pânico é apenas um dos vários males que afetam as pessoas nessas condições. Essa doença é marcada por crises de ansiedade quase inexplicáveis e às vezes bastante intensos. Estima-se que pelo menos 3% dos brasileiros experimentem pelo menos um episódio de Síndrome do Pânico por ano.

Neste artigo, como forma de lembrarmos do Janeiro Branco, vamos explicar melhor o que é essa doença, quais são os seus principais sintomas e as formas de tratamento disponíveis atualmente.

Mesmo que você não seja afetado diretamente pela Síndrome do Pânico, conhecer os aspectos dessa condição pode ajudar você a orientar alguém que sofre com esse mal.

O que é Síndrome do Pânico?

O transtorno é caracterizado por crises de ansiedade intensas e inesperadas.O transtorno é caracterizado por crises de ansiedade intensas e inesperadas.Fonte:  Freepik 

A Síndrome ou Transtorno do Pânico – também conhecida como Ansiedade Paroxística Episódica – é uma doença que afeta a região do cérebro responsável pelo controle das emoções. A parte específica do órgão afetada é aquela responsável pela liberação da adrenalina, hormônio que prepara o organismo para lidar com situações de perigo.

No caso de pessoas com esse transtorno, o “gatilho” cerebral é disparado sem que exista algum fator de perigo real, provocando as crises pelas quais essa doença é caracterizada. Além da forte sensação de mal-estar e medo intensos, sintomas físicos também podem se manifestar.

Dependendo do lugar, momento ou contexto, a crise de ansiedade pode durar, em média, de 15 a 30 minutos. Há relatos de pessoas que tiveram episódios do transtorno enquanto estavam dormindo, acordando de forma súbita e inesperada.

Quais são os principais sintomas da crise de pânico?

Além dos sintomas psicológicos, a Síndrome do Pânico também pode manifestar algumas características físicas no paciente, tais como:

  • Suor excessivo (sudorese);
  • Aceleração cardíaca e palpitações;
  • Tremores ou estremecimentos;
  • Desconforto ou dor no peito;
  • Calafrios ou sensação de calor;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tontura, sensação de fraqueza e leve dor de cabeça;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar.

Já os principais sintomas psicológicos são:

  • Medo extremo e sem motivo aparente;
  • Incapacidade de controlar os pensamentos e emoções;
  • Sensação ou desejo de morte iminente;
  • Vontade de se esconder ou desaparecer.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico sempre é realizado por profissionais qualificados.O diagnóstico sempre é realizado por profissionais qualificados.Fonte:  Freepik 

É importante deixar claro que somente profissionais especializados são capazes de determinar o diagnóstico correto de episódios de ansiedade. Uma crise isolada ou uma reação intensa de medo diante de ameaças reais podem ou não constituir indícios suficientes para a constatação dessa doença.

O diagnóstico geralmente é realizado através de uma avaliação psicológica, mas também pode acompanhar alguns exames fisiológicos para descartar a possibilidade de outras complicações. Condições como hipertireoidismo, epilepsia, hipoglicemia e até o risco de ataque cardíaco podem compartilhar alguns dos sintomas da Síndrome do Pânico.

Diferença entre ansiedade e Síndrome do Pânico

Muitas pessoas confundem a crise de ansiedade (chamada às vezes de crise de pânico) com o transtorno diagnosticado. A diferença entre as suas condições está relacionada à frequência e intensidade dos episódios, muito mais frequentes e intensos na Síndrome do Pânico diagnosticada.

Mais uma vez destacamos a importância da busca de um profissional especializado para entender qual das condições determinado paciente está enfrentando. Além disso, também é esse profissional que vai indicar o melhor tratamento e formas de prevenir o surgimento de novas crises.

Tratamentos disponíveis

O acompanhamento terapêutico aliado a medicamentos é o tratamento mais comum.O acompanhamento terapêutico aliado a medicamentos é o tratamento mais comum.Fonte:  Freepik 

Uma vez que o diagnóstico é confirmado, o tratamento do distúrbio pode ter início e geralmente inclui diversas abordagens.

É bem comum o tratamento começar com a prescrição de medicamentos antidepressivos e o acompanhamento terapêutico através da psicoterapia. A abordagem cognitivo-comportamental é um dos métodos mais utilizados, especialmente porque defende a exposição gradual, sistemática e progressiva às situações que provocam a crise.

O objetivo é ajudar o paciente na dessensibilização, permitindo que os sintomas sejam controlados ou ao menos diminuídos na hora da crise.

Outras técnicas também podem ser aplicadas, como o Mindfulness que tem se mostrado tão eficaz para tratar a ansiedade quanto o uso de antidepressivos.

E você, já conhecia a Síndrome do Pânico e os principais sintomas dessa doença? Aproveite agora mesmo e compartilhe este conteúdo com pessoas que podem se interessar por esse assunto!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.