Passiflora: o que é, para que serve e quais o benefícios

3 min de leitura
Imagem de: Passiflora: o que é, para que serve e quais o benefícios
Imagem: Unplash

Passiflora é um gênero de plantas que possui mais de 500 espécies diferentes. Em geral, são trepadeiras, mas algumas podem ocorrer na forma de arbustos. A mais famosa entre elas é a Passiflora edulis, que dá o maracujá. Mas não é só o fruto desse vegetal que pode ser usado.

Sua folhas podem servir na preparação de chá ou suplementos para o alívio do estresse. Nas plantas do gênero do maracujá, prevalecem certos tipos de flavonoides, antocianinas e alcaloides que atuam sobre o sistema nervoso central, e por isso tem a propriedade de aliviar o estresse e a ansiedade.

Passiflora pode ser cultivada no jardim de casa (Fonte: Unplash/Gordon Chaffin)Passiflora pode ser cultivada no jardim de casa (Fonte: Unplash/Gordon Chaffin)Fonte:  Unplash 

É importante ressaltar, porém, que os produtos fitoterápicos não devem substituir o uso de medicamentos para problemas de saúde mental que foram receitados por médicos. Eles podem, entretanto, se complementar. Ficou interessado, então continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Para que serve a passiflora?

Existem vários usos para a passiflora e, com o avanço das pesquisas científicas e, principalmente, da indústria farmacêutica, muitos outros estão sendo descobertos. Alguns deles são:

1. Ansiedade e estresse

A ansiedade e o estresse podem gerar outros problemas de saúde, como a insônia. Alguns flavonoides, entre eles a crisina – presente na passiflora –, têm a capacidade de regular neurotransmissores envolvidos nessas duas condições

2. Ritmo cardíaco e pressão arterial

Além de calmante, a planta possui propriedade hipotensoras, relaxante vascular e vasodilatadoras. Alguns estudos novos estão mostrando que seus derivados fitoterápicos podem complementar esses tratamentos.

3. Menopausa

Durante esse período, algumas mulheres enfrentam palpitações, insônia, ondas de calor, dores de cabeça intensa e mudanças drásticas de humor, inclusive muita irritabilidade. Por isso, os chás de passiflora são muito recomendados para aliviar esses sintomas.

4. Problemas digestivos

Nem só de calmantes é feita a passiflora. A planta possui também compostos com propriedades anti-inflamatórias e antiespamódis que são ideais para regular o intestino e aliviar espasmos digestivos, gastrites e úlceras.

5. Doenças inflamatórias

Outros problemas inflamatórios que podem ser combatidos por esse remédio natural são aqueles provocados pela inibição de algumas citocinas, enzimas e histaminas específicas, como é o caso da artrite reumatoide e da psoríase.

6. Outras condições em fase experimental

Existem pesquisas científicas que buscam identificar princípios ativos capazes de tratar outras condições de saúde, como déficit de atenção e hiperatividade, convulsões e até mesmo câncer.

Como usar passiflora para ansiedade?

Existem diferentes formas de consumir a passiflora no dia-a-dia, todas elas advindas dos usos populares. Alguns preparos podem ser feitos em casa, enquanto outros são encontrados à venda facilmente em farmácias ou lojas de manipulados.

Para os fãs de chá, é possível prepará-lo usando duas colheres de sopa das folhas em uma xícara de água fervente. Depois de 10 minutos, mais ou menos, basta coar e está pronto. Se for usada para melhorar a insônia, o ideal é tomar 1 xícara antes de se deitar.

Já quem quer se livrar do estresse e combater a ansiedade do cotidiano, é possível beber até 3 xícaras por dia. Importante, entretanto, lembrar-se de tomar bastante água para manter o corpo hidratado e não sobrecarregar os rins.

O gênero Passiflora inclui o maracujá (Fonte: Unplash/Marcello Aquino)O gênero Passiflora inclui o maracujá (Fonte: Unplash/Marcello Aquino)Fonte:  Unplash 

Nas lojas de produtos naturais é possível encontrar também as tinturas da planta. Esse material nada mais é que um extrato da planta feito utilizando misturas de água e álcool em diferentes proporções.

Isso gera um material concentrado de princípios ativos. Para usá-lo, basta diluir algumas gotas em água e tomar, segundo a prescrição do médico. A dose recomendada, em geral, é em torno de 40 gotas para um copo.

Por fim, nas farmácias estão disponíveis comprimidos de passiflora com doses entre 200 e 500 miligramas. Eles podem ser feitos com base na planta pura ou associada com outros vegetais medicinais, como a valeriana, alterando em parte seus efeitos.

Quais são os efeitos colaterais do passiflora?

Apesar da crença popular de que tudo o que vem da natureza é bom, a verdade é que plantas medicinais também possuem efeitos colaterais e com a passiflora não é diferente. Justamente por isso, o uso só deve ser feito sob recomendação médica.

Os princípios ativos da planta, apesar de trazerem benefícios para algumas pessoas, podem causar náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia para outras. Esses problemas também podem ser causados pelo uso de doses excessivas dos fitoterápicos.

O uso de certas plantas com propriedades medicinais tem por base certos compostos químicos produzidos pelo próprio vegetal. Conhecendo essa composição e fazendo um bom uso deles, é possível prevenir alguns problemas de saúde, e esse é o caso da passiflora.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de outras matérias sobre ciência, saúde, tecnologia e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.