Zolpidem serve para ansiedade? Conheça as indicações

4 min de leitura
Imagem de: Zolpidem serve para ansiedade? Conheça as indicações
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em artigos científicos, informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Para uma melhor orientação sobre o consumo de qualquer substância, procure um médico ou um nutricionista.

O Zolpidem é um medicamento para insônia. Seus efeitos sedativo e hipnótico são muito benéficos para quem sofre dessa condição e por isso tem sido cada vez mais receitado por médicos no país: suas vendas aumentaram em 560% entre os anos de 2011 e 2018

O remédio pode ser uma grande ajuda para quem precisa lidar com o estresse da vida cotidiana –, já que a insônia pode causar problemas psicológicos, como a ansiedade. Porém, existem limitações e efeitos colaterais em seu uso que precisamos ficar de olho.

Por isso, continue a leitura e conheça mais os benefícios e contraindicações do Zolpidem!

Receita de Zolpidem 10mgEm 9 anos, as vendas do Zolpidem aumentaram 560% no Brasil Fonte: Getty ImagesFonte:  Shutterstock 

O hemitartarato de zolpidem é um fármaco capaz de reduzir a atividade do cérebro. Seu mecanismo de atuação alivia o estresse e auxilia na indução do sono. Pode ser encontrado pelos nomes comerciais Stilnox, Zolpax, Nuit Flash, Patz ou Lune SL.

Disponível na forma de comprimidos de 5 mg ou 10 mg, o tratamento com esse remédio tem o objetivo de resolver o problema de insônia a curto prazo. Se prolongado, o uso pode piorar o quadro do paciente e intensificar os sintomas.

Quais os benefícios de Zolpidem?

O Zolpidem é um remédio seguro, sendo usado há mais de 30 anos pelos médicos em todo o mundo. Apesar disso, é preciso tomar certos cuidados, já que medicamento atua sobre o sistema nervoso.

No Brasil, é necessário receita médica para comprá-lo. Além disso, os especialistas recomendam que ele seja consumido apenas nas doses e períodos corretos. Se o tratamento adequado for feito, ele pode trazer diversos benefícios.

Seu princípio ativo é capaz de restaurar as funções cerebrais, controlar a ansiedade e promover o relaxamento dos músculos. Também tem ação sedativa – pela qual é mais conhecido –, hipnótica e anticonvulsiva.

Zolpidem serve para ansiedade?

No Brasil a bula do medicamento indica seu uso apenas para o tratamento da insônia e não inclui seu emprego para casos de ansiedade. Apesar disso, o remédio acaba sendo associado com o segundo caso.

Acontece que esses dois problemas de saúde – insônia e ansiedade – são muito ligados entre si. Uma boa noite de sono é capaz de ajudar qualquer pessoa a lidar melhor com as situações de estresse do cotidiano.

Por outro lado, um dos sintomas mais comuns da ansiedade é a dificuldade para dormir a noite, ou a interrupção frequente do sono. Por isso, pacientes podem se beneficiar do Zolpidem.

O que acontece se tomar Zolpidem todos os dias?

Apesar dos seus benefícios, o remédio deve ser usado em espaços curtos de tempo. Essa medida evita que o corpo desenvolva tolerância ou dependência ao fármaco, principalmente entre pessoas que já possuem um histórico de abuso de outras drogas.

Como o Zolpidem reduz a ansiedade e ajuda a ter uma boa noite de sono, os pacientes podem se sentir dependentes do medicamento para levar uma vida normal. Aos poucos, também podem começar a usar a droga para prolongar o período normal de sono ou tirar cochilos durante o dia.

Esses são os primeiros sinais de dependência, e nesses casos um médico deve ser consultado para fazer a interrupção gradual do remédio. O Zolpidem não pode ser cortado de uma vez, porque pode reforçar a insônia e a ansiedade.

Quais os efeitos colaterais do Zolpidem?

De maneira geral, o Zolpidem é considerado um remédio seguro e eficaz. Apesar disso, ele possui alguns efeitos colaterais importantes, que devem ser observados pelo próprio usuário. Por isso, o remédio não deve ser usado sem acompanhamento médico.

A maioria dos pacientes costuma relatar sonolência, dores de cabeça, sensação de boca seca ou gosto metálico, diarreia e dores abdominais, vômito e cansaço ao fazer uso do medicamento.

Além desses sintomas mais comuns, o fármaco também pode causar dores musculares ou nas articulações, sudorese, visão dupla, tremores, dificuldade para andar e até mesmo provocar quedas, principalmente entre os usuários de maior idade.

Existem relatos de pessoas que sofrem de alucinações, sonambulismo e perda de memória após o consumo do remédio. Efeitos como esses devem ser informados ao médico responsável pelo tratamento, para que ele possa adequar a medicação.

O Zolpidem não deve ser consumido com álcool, opioides, benzodiazepínicos e outros remédios hipnóticos ou sedativos. A combinação dessas substâncias pode causar consequências graves, incluindo coma ou morte.

No Brasil, não é recomendado o uso do Zolpidem para ansiedade. Entre os medicamentos disponíveis no mercado para o tratamento da insônia, ele se destaca devido aos seus benefícios e efeitos a curto prazo para a insônia.

Com seu uso supervisionado por um especialista, é possível recuperar as boas noites de sono. Gostou da matéria? Então continue de olho no site do TecMundo para ficar por dentro de outros conteúdos como esse!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.