Veja as principais causas e tratamentos do zumbido no ouvido

4 min de leitura
Imagem de: Veja as principais causas e tratamentos do zumbido no ouvido
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes.

Em todo o mundo, milhões de pessoas sofrem com um irritante zumbido no ouvido, uma condição que pode surgir esporadicamente ou persistir, a depender de cada caso — muitas vezes, os sintomas são descritos como um rúido ou apito nos ouvidos. Apesar de ser um problema comum que costuma passar em pouco tempo, algumas situações podem indicar doenças mais delicadas.

Afinal, o que é e por que ocorre o zumbido no ouvido?

É importante destacar que o famoso zumbido é um sintoma, e não uma doença em si. Dito isso, a condição pode estar relacionada à diferentes causas, como febre ou dor de cabeça – apesar do sintoma surgir em todas as idades, é mais frequente em idosos. Em muitos casos, o som também é descrito como um barulho de chiado, apito, panela de pressão, cachoeira ou cigarra.

Conhecido cientificamente como tinnitus, acufeno ou sibilo, a sensação é causada em decorrência de impulsos enviados do canal auditivo ao cérebro. Contudo, comumente não existe uma causa real para o surgimento do “barulho” irritante que escutamos. Apesar de ser um som quase inaudível, muitas pessoas se incomodam e reclamam da sensação.

Na maioria das vezes, o zumbido passará ao decorrer do tempo, mas algumas pessoas podem sofrer com um problema crônico.Na maioria das vezes, o zumbido passará ao decorrer do tempo, mas algumas pessoas podem sofrer com um problema crônico.Fonte:  Shutterstock 

Por isso, o TecMundo reuniu uma lista com as principais causas do zumbido no ouvido e tratamentos disponíveis para acabar com o som irritante. Veja:

1 - Barulhos excessivos

Uma das causas mais comuns do zumbido no ouvido é o excesso de barulhos altos em diferentes ambientes, por exemplo, em festas, shows e outros eventos com música alta. Comumente, pessoas que usam fone de ouvido costumam sentir o sintoma, que pode passar em poucos dias.

Pacientes que sofreram lesões nos canais auditivos também podem ouvir o chiado. Em todos os casos, é necessário procurar um médico caso o indício não desapareça em até três semanas.

2 - Estresse e ansiedade

Segundo alguns estudos, o zumbido costuma aparecer em pessoas que estão passando por momentos de estresse e ansiedade. Assim, muitas vezes, a sensação é nada mais que o puro momento de estresse do dia-a-dia, principalmente, após eventos traumáticos.

3 - Cera acumulada ou infecção no ouvido

Muitos casos são solucionados após uma rápida consulta com um otorrinolaringologista, que pode diagnosticar uma infecção, inflamação e/ou acúmulo de cera no ouvido. Dessa forma, o ruído tende a desaparecer durante o tratamento da infecção ou após a remoção do excesso de cera.

O otorrinolaringologista é um dos especialistas que pode ajudar a encontrar o problema.O otorrinolaringologista é um dos especialistas que pode ajudar a encontrar o problema.Fonte:  Shutterstock 

4 - Envelhecimento

Alguns médicos apontam que a velhice também é ser um dos fatores responsáveis pelo surgimento do barulho no ouvido. Inclusive, é necessário a investigação precoce, visto que pode tratar de um sintoma inicial da perda auditiva por conta da idade.

5 - Uso de medicamentos

O uso de certos antibióticos, diuréticos, remédios para tratamento de câncer e outras medicações pode ajudar a desenvolver o sintoma. Até mesmo a utilização excessivo de algum medicamentos pode ser responsável pelo zumbido no ouvido.

6 - Disfunção ATM

Comumente, a disfunção da articulação temporomandibular (ATM) pode causar diferentes problemas aos pacientes, como dificuldades para mastigar, engolir e falar. Porém, muitas pessoas também podem começar a escutar o zumbido após o problema, já que a articulação liga o maxilar à mandíbula e está bem próxima ao ouvido.

7 - Doenças cardiovasculares e diabete

Hipertensão, arteriosclerose e outras doenças cardiovasculares podem ser responsáveis pelo ruído no ouvido, já que a irrigação de sangue dos vasos do ouvido é prejudicada pelos problemas no coração. A diabete é outra causa, uma vez que os altos níveis de insulina no corpo podem prejudicar os estímulos elétricos das vias neurais.

Na maioria das vezes, o som não é real, mas todos os casos devem ser investigados a fundo.Na maioria das vezes, o som não é real, mas todos os casos devem ser investigados a fundo.Fonte:  Shutterstock 

8 - Doenças crônicas

Algumas doenças crônicas também são conhecidas por causar zumbido no ouvido dos pacientes, como lúpus, obesidade, artrite reumatoide, alterações nos níveis de triglicérides, labirintite, desvios da coluna, esclerose múltipla, entre outros problemas de saúde.

O que fazer para tratar o sintoma de zumbido no ouvido?

Antes de buscar por algum tratamento, é importante descobrir a causa do zumbido no ouvido. Por isso, se você sente constantemente o ruído, por mais de três semanas, é muito importante procurar por um médico especialista em problemas auditivos – ele irá avaliar e entender qual é o seu caso.

Como apresentado acima, em algumas situações os problemas estão relacionados a perda auditiva do paciente e, assim, o uso de um aparelho amplificador pode ajudar a escutar melhor e reduzir a sensação incômoda. Já quando a complicação não está relacionada ao ouvido, pode ser muito mais difícil tentar encontrar um diagnóstico.

O zumbido pode acontecer em todas as pessoas e, normalmente, aparece em algum momento da vida.O zumbido pode acontecer em todas as pessoas e, normalmente, aparece em algum momento da vida.Fonte:  Shutterstock 

Por isso, se você está sentindo algo, é muito importante prestar atenção nos possíveis gatilhos que causam o ruído. O consumo excessivo de chocolate, cafeína e álcool podem ser um dos elementos disparadores da crise.

Caso não identifique um motivo para o zumbido, o médico pode passar alguns exames e até medicamentos para, em último caso, recomendar um tratamento chamado de Terapia de Habituação do Zumbido, para o paciente se acostumar e deixar de notar o som.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de todas as novidades sobre ciência, tecnologia e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.