7 dicas de como controlar a ansiedade nas férias

3 min de leitura
Imagem de: 7 dicas de como controlar a ansiedade nas férias
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes.

Apesar do natal e ano novo serem datas comemorativas aguardadas por milhares de pessoas em todo o mundo, há quem acaba se estressando ainda mais com o período de descanso. Conhecido como ‘Holiday Burnout’, ou ‘burnout de fim de ano’, essa mistura de esgotamento e excesso de ansiedade acontece durante as festividades com diversas pessoas.

Segundo especialistas, o problema está relacionado ao estresse que as pessoas costumam passar durante o fim de ano ou nas férias, como ao comprar presentes natalinos, visitar a família, se preocupar com o dinheiro e/ou ao trabalhar durante o descanso.

Por conta disso, o cérebro de algumas pessoas podem ativar a área responsável pela ansiedade, deixando o corpo em alerta, como se estivesse pronto para lutar com um leão na savana africana.

Os exercícios físicos são aliados importantes de uma mente saudável, como correr, andar de bicicleta ou se alongar.Os exercícios físicos são aliados importantes de uma mente saudável, como correr, andar de bicicleta ou se alongar.Fonte:  Shutterstock 

Ou seja, apesar de parecer um período de descanso, muitas pessoas precisam resolver dezenas de problemas. Por isso, o TecMundo reuniu uma lista de dicas para controlar a ansiedade e ajudar aqueles que estão ansiosos durante as férias. Confira!

1 - Melhore a alimentação

A alimentação é extremamente importante para manter uma vida saudável – tanto fisicamente quanto emocionalmente. Por isso, prefira uma refeições ricas em nutrientes e proteínas e evite os ultraprocessados.

Afinal, além de poder causar disfunções emocionais, como a depressão, os ultraprocessados atuam no desenvolvimento de diferentes tipos de cânceres.

2 - Durma bem

O sono é uma das questões mais importantes para manter a saúde em dia, principalmente, a saúde mental. Os sintomas relacionados à falta de sono vão muito além de disfunções emocionais.

Dormir mal pode causar ansiedade, depressão e também o 'Holiday Burnout'. Por isso, faça da sua cama um templo de descanso e tente regular um bom horário de sono de, pelo menos, seis horas por dias – ainda assim, muitos especialistas apontam que é necessário, no mínimo, oito horas de sono diária para manter a qualidade de vida.

É como o ditado diz: dormir é o melhor remédio.É como o ditado diz: dormir é o melhor remédio.Fonte:  Shutterstock 

3 - Tome um bom banho quente

Muitas pessoas não sabem que tomar banho em água quente pode melhorar o seu dia, principalmente, se você está passando por algum tipo de crise de ansiedade. A água quente ajuda a relaxar o corpo e a mente, elevando os níveis de ocitocina, conhecido como o hormônio do amor.

4 - Mantenha uma rotina diária

Mesmo em um período de férias, manter uma rotina diária é extremamente importante para ocupar sua cabeça com os problemas reais do dia a dia.

E saiba que manter uma rotina não é a mesma coisa que trabalhar, pois é possível criar uma rotina diferente durante as férias, para aproveitar mais e, mesmo assim, fazer todos os afazeres que te estressam.

5 - Silencie sua mente e medite

Muitas vezes, a mente humana pode acabar atrapalhando a saúde emocional, principalmente, ao dar muita importância para problemas não tão grandes. Por isso, respire fundo e relaxe, curta os bons momentos do seu período de descanso e desconecte-se de tudo – pelo menos por alguns dias, se puder. Lembre-se, a vida real está nos detalhes.

Um bom exercício para atingir uma ótima qualidade mental é realizar meditações constantes – é provado cientificamente que a meditação é beneficial para a mente do ser humano.

Se você não sabe por onde começar, entenda que a maneira mais fácil de meditar é sentar em um local tranquilo, fechar os olhos e prestar atenção em sua respiração. Pelo tempo que você achar confortável.

Se possível, medite diariamente.Se possível, medite diariamente.Fonte:  Shutterstock 

6 - Planeje-se e evite trabalhar muito

Se o seu problema são as obrigações que devem ser realizadas durante o período de descanso, planeje-se para evitar que isso aconteça novamente. Um bom planejamento melhora a qualidade do seu tempo durante o período de descanso.

7 - Exercite o corpo e a mente

Praticar um exercício físico diariamente pode ser a solução ideal para manter a saúde em dia. Além de muitas atividades físicas serem consideradas uma forma de meditação, a prática diária também pode melhorar aspectos hormonais do nosso cérebro.

Ao realizar exercícios constantes, a produção de hormônios é equilibrada e pode aumentar a disposição do dia a dia, melhorar a qualidade de sono, aliviar os sintomas de transtornos mentais e prevenir doenças.

De qualquer forma, é importante destacar que é necessário buscar por um médico caso você não esteja conseguindo aliviar os sintomas da ansiedade. Ele é quem irá propor o melhor tratamento para o seu caso.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de todas as novidades sobre ciência, tecnologia e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.