Que Candy Crush Saga é um dos jogos mais viciantes já criados é algo que todo mundo sabe – já houve até pesquisas científicas para entender o que atrai tanto no game da King. No entanto, algumas pessoas levam esse vício além dos limites aceitáveis pela sociedade. É o caso da britânica de 45 anos Sally-Anne Turner, que desviou £ 1 mil (o equivalente a cerca de R$ 3.803) da sua mãe para gastar no game.

A mulher era responsável pelas finanças da idosa Carol-Ann, de quem toma conta. No entanto, entre os meses de fevereiro de 2012 e janeiro de 2014 ela desviou o valor citado para comprar jogadas extras e outros benefícios em jogos – embora não seja o único título em que Turner gastou, as fontes britânicas citam apenas o nome de Candy Crush.

Ao perceber que o dinheiro havia sumido de sua conta, a idosa desconfiou e reportou a ocorrência às autoridades. O caso foi parar no tribunal de Helmsford, que na sexta-feira (27) considerou Sally-Anne Turner culpada. A mulher foi condenada a três meses em liberdade condicional, com toque de recolher diário entre as oito da noite e as seis horas da manhã.

A Justiça britânica também ordenou que ela devolvesse o dinheiro que roubou da mãe, mas a senhora idosa se recusou a aceitar essa condição. “Ela já resolveu as coisas com sua mãe”, disse o advogado de defesa Henny Tatum ao Daily Mail. No tribunal, o defensor afirmou que sua cliente ficou viciada em jogos online, o que a levou a perder o controle da situação. Ele alega ainda que Sally-Anne se arrependeu por sua conduta e parou de jogar.

Frutos do vício

Candy Crush Saga é um jogo gratuito, mas possui uma série de recursos extras que dão vantagens para os jogadores e têm que ser comprados, o que coloca o jogo na categoria freemium – popularmente conhecida como “pay-to-win” (“pague para vencer”, em tradução livre). O título é jogado por mais de 93 milhões de pessoas todos os dias.

Mantendo a sua popularidade, o game é considerado um dos mais lucrativos das lojas de aplicativos para smartphones e tablets movidos a Android e iOS, além de possuir uma versão para Facebook. Responsável por Candy Crush Saga e títulos similares como Pet Rescue Saga e Farm Heroes Saga, entre outros, a desenvolvedora faturou US$ 1,9 bilhão com aplicativos no modelo freemium somente no ano de 2013.

Cupons de desconto TecMundo: