A montadora de carros Jaguar Land Rover lançou recentemente uma plataforma de conectividade para os seus carros que promete revolucionar o modo como o motorista interage com os apps específicos para direção.

Compatível tanto com smartphones Android quanto iOS, o justDrive reúne em um só lugar apps e serviços como o Spotify, Twitter, Yelp, Parkopedia, entre vários outros. Isso permite um nível sem precedentes de conectividade para navegação, acesso a mídias e interação social, ao mesmo tempo em que minimiza as distrações do motorista.

Mas com tantas opções, como é possível que a desatenção diminua? A resposta vem da CloudCar, empresa que desenvolveu o justDrive a partir do sistema inControl, que também pertence à Jaguar Land Rover. O inControl permite que o usuário conecte seu smartphone e controle seus apps através da tela touchscreen integrada ao painel do veículo.

A CloudCar deu um passo além através da implementação de um dos sistemas de reconhecimento de voz mais avançados do mercado, o que permite que quem estiver na direção não precise mais se distrair olhando o painel para mandar um tweet, trocar a música que estiver tocando ou pesquisar onde fica o posto de gasolina mais próximo.

O motorista pode simplesmente ditar uma mensagem para o justDrive e, através apenas dos comandos de voz, solicitar que isso seja enviado por SMS ou como um tweet para alguém de sua lista de contatos, por exemplo, e o programa ainda pode ler a mensagem de volta antes de ser enviada. Pode-se também solicitar a execução de uma música específica ou que a rota para um determinado restaurante seja traçada apenas falando com a plataforma, mantendo a atenção de quem está ao volante apenas no trânsito e não em todas essas opções que podem distraí-lo.

O justDrive poderá ser baixado de graça a partir de 2015 e oferecerá atualizações contínuas a todos os serviços e aplicativos integrados durante o período que o usuário permanecer com o seu Jaguar Land Rover.

Cupons de desconto TecMundo: