GIT e Github: o que são e quais as diferenças entre eles?

2 min de leitura
Imagem de: GIT e Github: o que são e quais as diferenças entre eles?
Imagem: Shutterstock

Git e GibHub são dois softwares de controle de versão essenciais para o trabalho de quem escreve e testa códigos para desenvolvimento de programas – os requisitados devs. A diferença entre eles está nos recursos que oferecem, um se adaptando melhor para o uso em projetos individuais e ou outro em trabalhos coletivos.

Quer mais detalhes? Vem com o TecMundo e continue a leitura para ficar por dentro das programações tecnológicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é GIT e GitHub?

GIT é a ferramenta que vai auxiliar o desenvolvedor a ter um histórico do seu processo de escrita de código. Por meio desse software, é possível visualizar as várias versões que o projeto já teve a partir de comandos, entender o que foi modificado e até reverter as alterações realizadas quando necessário.

Esse direcionamento de código-fonte garante o bom gerenciamento do projeto, dando controle total ao usuário para fazer e desfazer alterações sem tornar o processo confuso.

Vantagens do GIT

  • Destaca-se entre os demais Sistema de Controle de Versão (ou Version Control System, VCS) por ter uma arquitetura distribuída;
  • Sua velocidade é alta, tornando o desenvolvimento mais ágil e prático de ser executado;
  • Não é preciso ter conexão a internet ou repositório central;
  • O GIT é extremamente seguro porque os códigos são criptografados e protegidos contra alterações imprevistas ou maliciosas, além de manter rastreável todo o histórico de versões.

Seguindo uma lógica semelhante a do GIT, o GitHub é uma plataforma que também permite ao usuário ter o controle de todas as edições do código-fonte.

O funcionamento do GitHub se destaca pelo armazenamento em nuvem, opção de copiar o código de outro do repositório, fazer alterações e aceitar as mudanças sugeridas por outro desenvolvedor. Tudo isso simultaneamente.

Vantagens do GitHub

  • Também oferece recursos para gestão e projetos, como definir responsáveis, permissões e moderação de comentários;
  • Os repositórios de código são públicos, ou seja, qualquer desenvolvedor pode participar e estudar o projeto que está sendo executado;
  • A nova ferramenta, "Hey, GitHub!", permite o desenvolvimento de softwares utilizando apenas a voz.

Diferenças entre GIT e GitHub

As três principais diferenças entre GIT e GitHub – software utilizado por milhões de usuários no Brasil – estão nos seguintes aspectos:

  1. Por ser um VCS local, o GIT não consegue disponibilizar as ações de outros desenvolvedores em tempo real. Portanto, o GIT é recomendado para trabalhos solo e o GitHub para projetos em equipe;
  2. O GIT é um programa de código aberto, não havendo restrições de uso. Já o GitHub é da Microsoft, sendo sua propriedade desde 2018;
  3. O GitHub tem uma limitação no uso gratuito. Para liberar o acesso a todos os seus recursos, será preciso escolher um dos pacotes pagos.

Quando usar GIT e o GitHub?

Para otimizar o seu processo de desenvolvimento, os dois programas são a pedida certa. É até possível integrar o GIT na sua conta do GitHub para encontrar solução de erros mais rapidamente, manter a equipe sempre informada do andamento do projeto e criar um bom networking por meio da criação de portfólio.

Podem ser utilizados em conjunto em projetos de desenvolvimento de softwares.Podem ser utilizados em conjunto em projetos de desenvolvimento de softwares.Fonte:  Reprodução GIT/GitHub 

Agora que você já sabe a diferença entre GIT e GitHub, que tal se manter informado sobre a inovações no mundo da programação com o TecMundo? Por aqui, já falamos sobre a nova exigência de segurança da GitHub. Vem conferir!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.