GitHub: Brasil cresce 39% e chega a 3 milhões de usuários inscritos

2 min de leitura
Imagem de: GitHub: Brasil cresce 39% e chega a 3 milhões de usuários inscritos
Imagem: Wellington Arruda/TecMundo

O Brasil tem, atualmente, 3 milhões de usuários no GitHub, ficando atrás somente dos EUA, Índia e China. Sendo a terceira região com mais usuários da plataforma fora do país norte-americano, o relatório State of the Octoverse, divulgado nesta quarta-feira (9), aponta um crescimento 39% ao ano em 2022 na quantidade de desenvolvedores inscritos.

Somente neste ano, a empresa revela que mais de 924 mil pessoas desenvolvedoras do Brasil se registraram no GitHub. Na Índia, o crescimento foi de 2,4 milhões, enquanto a China ganhou 1,2 milhão de novos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O desenvolvimento de software aqui é vasto e próspero, e o fato do Brasil ser uma das maiores comunidades globais no GitHub é uma prova disso", afirma Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil.

GitHubEscritório do GitHub em San Francisco (CA), EUA, tem shapes de skate com logo da empresa como decoração.

O executivo ainda ressalta a importância de "que todas as pessoas desenvolvedoras tenham oportunidades iguais, conectividade e a melhor experiência possível, independentemente de onde estejam localizadas, e esse crescimento global que estamos vendo nos ajuda a continuar expandindo os limites da inovação de software".

Entre os países da América Latina, a Argentina registrou um crescimento de 41%, atingindo 694 mil pessoas desenvolvedoras inscritas na plataforma. Na Colômbia, o aumento foi de 33% (660 mil pessoas), enquanto no Chile foi de 27% (345 pessoas). A empresa ressalta, ainda, que a América do Sul tem se consolidado como centro populacional crescente para desenvolvedores.

Atualmente, o GitHub possui 94 milhões de pessoas desenvolvedoras no mundo — crescimento de 27% no ano. Ainda em 2022, foram mais de 20,5 milhões de novos inscritos na plataforma.

Crescimento do GitHub

O GitHub foi adquirido pela Microsoft em 2018 por US$ 7,5 bilhões e segue como o maior repositório de código do mundo. Em seu relatório fiscal divulgado em outubro, a empresa registrou receita de US$ 1 bilhão e segue expandindo seu portfólio de produtos. O CEO da companhia, Thomas Dohmke, ressalta que ela segue de maneira independente assim como acordado na aquisição.

Em junho, a empresa lançou no Brasil o GitHub Sponsors, que permite aos usuários brasileiros receberem apoio financeiro de outros usuários ou clientes, por exemplo.

No mesmo mês, foi lançada a ferramenta Copilot, que funciona como um assistente de programação baseado em Inteligência Artificial (IA). Criada em parceria com a OpenAI, a novidade pode fazer recomendações para linguagens como JavaScript e Python e tem sido um ponto crucial para o crescimento da companhia.

*O jornalista viajou à San Francisco (CA), EUA, a convite do GitHub.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.