C++ ultrapassa Java em ranking de programação; veja lista

1 min de leitura
Imagem de: C++ ultrapassa Java em ranking de programação; veja lista
Imagem: Uday Awal/Unsplash

Todo ano, o índice TIOBE da Comunidade de Programação decide quem leva o prêmio de linguagem do ano. Em 2022, a principal novidade é o C++ figurando entre as mais populares, junto ao Python e o C. É a primeira vez em que ele ultrapassa o Java na história do índice, que começou em 2001.

Python e C já são figurinhas carimbadas no prêmio, tendo levado diversas vezes. O C++ só alcançou o feito há quase 20 anos, em 2003. Com a ascensão desta linguagem, é a primeira vez em que Java não está no pódio. Apesar disso, esta última também cresceu em 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O desempenho ainda é muito importante hoje em dia e C++ é a linguagem de programação de sistemas grandes mais rápida que existe”, explicou Paul Jansen, CEO do Tiobe. A linguagem surgiu em 1979, criada por Bjarne Stroustrup, e foi padronizada em 1998.

Apesar de ter saído do pódio, Java cresceu 1,7% em 2022.Apesar de ter saído do pódio, Java cresceu 1,7% em 2022.Fonte:  Clément Hélardot/Unsplash 

Confira o top 10 das linguagens de programação segundo o índice TIOBE:

  1. Python - 16,66%
  2. C - 16,56%
  3. C++ - 11,94%
  4. Java - 11,82%
  5. C# - 4,92%
  6. Visual Basic - 3,94%
  7. JavaScript - 3,19%
  8. SQL - 2,22%
  9. Assembly Language - 1,87%
  10. PHP - 1,62%

O índice TIOBE lista as linguagens de programação, classificando-as pela frequência de pesquisa na internet e também no número de engenheiros qualificados no mundo, cursos e fornecedores terceirizados. Ele usa o nome da linguagem como palavra-chave e atualiza o ranking todo mês.

"É importante observar que o índice TIOBE não é sobre a melhor linguagem de programação ou a linguagem na qual a maioria das linhas de código foram escritas", destaca a divulgação do ranking.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.