Dia do Programador: 7 cursos para se profissionalizar

3 min de leitura
Imagem de: Dia do Programador: 7 cursos para se profissionalizar
Imagem: Freepik
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Poucas pessoas sabem, mas existe uma data especial para celebrar a profissão de desenvolvedor. O dia 13 de setembro é conhecido como Dia do Programador, data que possui um significado especial.

O dia 13 de setembro (ou 12 de setembro em anos bissextos) cai exatamente no 256º dia do ano, número que simboliza a quantidade de valores que podem ser representados por um byte (oito bits). O número 256 também é o resultado da oitava potência do número dois (28), maior digito abaixo da quantidade de dias em um ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Profissão programador

O domínio de linguagem de programação é essencial para a carreira.O domínio de linguagem de programação é essencial para a carreira.Fonte:  Freepik 

Dentre as diversas áreas da tecnologia, uma das que mais cresce é exatamente a de programação. Esse profissional dessa área é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e expansão de soluções no formato de aplicações e serviços, mas pode envolver muitas outras atribuições.

Nessa área, também é comum que o domínio de alguma linguagem de programação (ou pelo menos da lógica) seja essencial para o crescimento na carreira. É por isso que os profissionais de desenvolvimento estão constantemente aprendendo novas tecnologias e buscando mais conhecimento para aplicar em suas atividades.

Cursos para se especializar

A seguir, separamos algumas sugestões de cursos para você conhecer e considerar como opção para crescer como programador.

Se você ainda não trabalha na área, também há opções para iniciantes, e que podem representar o pontapé inicial na carreira de desenvolvimento.

Confira:

1. Curso de Programação para Leigos e informática do básico ao avançado

Esta é uma boa opção de curso para iniciantes na área.Esta é uma boa opção de curso para iniciantes na área.Fonte:  Freepik 

Se você não tem conhecimento em tecnologia, este curso é uma boa opção. Além de ensinar linguagem de programação para leigos, as videoaulas também transmitem conceitos de informática (do básico ao avançado) importantes para a carreira.

Ao final das 18 horas de carga horário, o aluno poderá decidir qual rumo irá seguir: se vai ser um programador ou trabalhar em outras áreas da tecnologia.

2. Curso de Programação em Python do básico ao avançado

Este curso de Python capacita o aluno para criar programas sofisticados.Este curso de Python capacita o aluno para criar programas sofisticados.Fonte:  Udemy 

Python é uma das linguagens mais utilizadas no mundo, e por isso está crescendo a demanda por programadores que dominem a tecnologia.

Este curso de Python oferece mais de 64 horas de curso, 378 exercícios práticos e 3 projetos a serem desenvolvidos durante o aprendizado. Ao final das aulas, você estará mais perto de se tornar um Cientista de Dados que trabalha com Inteligência Artificial.

3. Curso de Desenvolvimento Web Completo 2022 - 20 cursos + 20 projetos

Que tal aprender desenvolvimento web com mais de 110 horas de videoaula?Que tal aprender desenvolvimento web com mais de 110 horas de videoaula?Fonte:  Freepik 

A programação web é bastante ampla, e por isso esse curso de desenvolvimento web oferece um total de 20 seções de aprendizado.

Os temas vão desde HTML5 e CSS3 até a criação de aplicativos mobile com IONIC. São mais de 110 horas de aula e 20 projetos web que serão desenvolvidos durante o aprendizado.

4. Curso de Java Completo: Programação Orientada a Objetos + Projetos

Java é uma das linguagens de programação mais populares.Java é uma das linguagens de programação mais populares.Fonte:  Freepik 

Com foco na linguagem de programação Java, esse curso transmite os importantes ensinamentos de orientação a objetos para os estudantes.

As mais de 50 horas de aula fornecem uma base sólida para qualquer um se tornar um programador de sucesso. Isso inclui conhecimentos como diagrama de classes UML, banco de dados NoSQL e muito mais.

5. O curso completo de Banco de Dados e SQL, sem mistérios

Aprender banco de dados e SQL é essencial para o programador.Aprender banco de dados e SQL é essencial para o programador.Fonte:  Freepik 

Não importa qual seja a linguagem de programação, praticamente todas elas exigem conhecimento de banco de dados. E este curso ensina essa tecnologia, bem como a linguagem SQL necessária para manipular os dados armazenados.

São 58 horas de aula e diversos exercícios práticos para os alunos.

6. Curso de C# Completo: Programação Orientada a Objetos + Projetos

C# é muito utilizado para desenvolvimento web e de jogos.C# é muito utilizado para desenvolvimento web e de jogos.Fonte:  Freepik 

A linguagem C# também é muito popular no mercado para o desenvolvimento web e de jogos. E este curso apresenta os ensinamentos dessa linguagem de programação, bem como conceitos importantes de orientação a objetos, diagrama de classes UML e outros temas para preparar os programadores do futuro.

7. Curso de JavaScript e TypeScript: do básico ao avançado

Esta formação prepara profissionais capazes de lidar com front-end e back-end.Esta formação prepara profissionais capazes de lidar com front-end e back-end.Fonte:  Freepik 

Para quem deseja se tornar um programador completo, este curso de JavaScript e TypeScript é uma boa pedida.

Essa formação irá preparar profissionais fullstack (capazes de trabalhar com front-end e back-end), ensinando tecnologias como Node, Express, noSQL, React, Redux, Design Patterns e muito mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.