O que é o GitHub? Entenda a plataforma

3 min de leitura
Imagem de: O que é o GitHub? Entenda a plataforma
Imagem: Bleeping Computer

Essa vai para quem trabalha na construção de softwares: você precisa apenas mexer em um único arquivo que faz parte de uma bagunça de muitos outros, mas acaba errando no código e fazendo besteira, não podendo voltar atrás para corrigir.

É frustrante, certo? O GitHub pode ser uma solução para esse tipo de problema, entre muitos outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ferramenta permite que colaboradores tenham uma forma simplificada de gerenciar o código-fonte de algum tipo de software em tempo real, incluindo o histórico de alterações e um repositório na nuvem baseado em um sistema de controle de versão (VCS), o Git. Vamos entender melhor?

GitHubGitHubFonte:  Reprodução 

O que é Git e como funciona?

Antes de adentrarmos no GitHub, é necessário entender o que é esse tal de Git, que basicamente é uma ferramenta para direcionamento de código. Em outras palavras, ela permite que o usuário gerencie as alterações feitas em um código sem que haja bagunça ao trabalhar simultaneamente com mais colaboradores.

O Git fornece uma linha do tempo na qual são feitos controles de ponto do projeto, os chamados 'commits', que vão registrando o que cada usuário fez naquele determinado momento de alteração, possibilitando também que essas mesmas ações sejam desfeitas, regressando em etapas anteriores.

Yancy Min/UnsplashYancy Min/UnsplashFonte:  Reprodução 

O Git também possibilita a criação de 'branches', ou seja, ramificações da linha do tempo principal, para que sejam feitos trabalhos paralelamente sem que eles comprometam o código da linha principal. É possível, além disso, fundir tudo por meio da função 'merge', assim que aprovado por outros colaboradores, claro.

E o que é o GitHub?

Fundado em 2008, o GitHub detém a marca de mais de 25 milhões de usuários ativos e já é uma das soluções mais procuradas para times que trabalham na área. Além de servir para armazenar, rastrear e colaborar em projetos de software, a plataforma também é uma rede social que incentiva a interação e colaboração de outros usuários para além dos grupos fechados.

Outras vantagens de utilizar a ferramenta da Microsoft incluem:

  • o aprendizado com outros programadores;
  • a apresentação do perfil como um verdadeiro portfólio ao melhor estilo LinkedIn;
  • poder acompanhar e até mesmo colaborar em projetos das mais diferentes equipes;
  • solicitar ajuda de outros profissionais para resolver problemas em seus próprios projetos;
  • ter acesso e controle de diferentes versões de um código na nuvem.

Utilização e planos

Se o GitHub ainda não estiver instalado previamente no seu PC, é só baixar o instalador e realizar todo o processo solicitado pela aplicação. Após isso, basta o usuário registrar uma conta dentro da plataforma, fornecendo informações para a criação de um login e de uma senha.

Pronto, feito isso o GitHub já estará disponível para o usuário navegar como bem quiser, possibilitando que ele crie um repositório para iniciar a programação ou entrar em projetos de outras pessoas, por exemplo.

GitHubGitHubFonte:  Reprodução 

É bom ressaltar que o GitHub é de graça. Entretanto, oferece versões pagas para quem demanda mais recursos e espaços de armazenamento. Os planos são:

  • Free: oferece repositórios públicos e ilimitados, 2 mil minutos mensais de automação e 500 MB de espaço para armazenamento;
  • Team: por R$ 21 mensais, o plano vai além dos recursos oferecidos pelo free, disponibilizando até 2 GB de espaço de armazenamento e a possibilidade de múltiplos usuários interagindo em um projeto, além de wikis, 3 mil minutos de automação e muito mais.
  • Enterprise: oferecendo todos os recursos dos planos anteriores, a versão suprema da ferramenta ainda traz atualizações automáticas de códigos, suporte premium e modestos 50 GB de armazenamento. O Enterprise custa R$ 110 por mês.

Unindo cérebros, encurtando caminhos

Estamos acostumados a atribuir grandes inovações tecnológicas a nomes referências na área, como Bill Gates e Steve Jobs. Mas quem conhece melhor esse mercado sabe que existem milhões de mentes trabalhando em conjunto nos bastidores.

O GitHub tem o diferencial de capitalizar todo esse espaço interativo e colaborativo em apenas um local, expandindo todo um universo de novas ideias, e que muitas delas ganham reforço para sair do papel.

GitHubGitHubFonte:  Reprodução 

Não há barreiras dentro do ecossistema de desenvolvimento de software que o GitHub não possa quebrar, sendo até difícil imaginar um cenário atual sem ele, assim como vemos a impossibilidade de as pessoas simplesmente abandonarem as redes sociais, por exemplo. É um conceito que definitivamente caiu no gosto do público e veio para ficar.

Gostou do conteúdo? Fique de olho aqui no TecMundo para não perder nada sobre o universo da tecnologia e inovação!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.