GitHub anuncia função para desenvolver por voz e Copilot para empresas

2 min de leitura
Imagem de: GitHub anuncia função para desenvolver por voz e Copilot para empresas
Imagem: Wellington Arruda/TecMundo

"Hey, GitHub!" é a nova ferramenta da plataforma colaborativa que torna possível o desenvolvimento de softwares utilizando apenas a voz. A novidade, ainda em fase de testes, foi anunciada nesta quarta-feira (9) durante o GitHub Universe. De acordo com a empresa, a ferramenta "nasceu" em um hackathon e então a ideia foi levada para frente.

A integração por voz permite que uma pessoa programadora possa escrever linhas de código sem encostar no teclado. Diferente de assistentes de voz tradicionais para smartphones, por exemplo, ela tem a vantagem de entender melhor o contexto do que está sendo falado. Disponível para o Copilot, o comando Hey GitHub! também é baseado em Inteligência Artificial (IA).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade, além de oferecer mais praticidade, está atrelada à acessibilidade. Ainda não há uma data definitiva para que a nova função esteja disponível para o público e ela só funciona, por enquanto, no VisualStudio Code.

"É um experimento", diz Kyle Daigle, VP de Visão Estratégica e Direção da Companhia no GitHub. Segundo ele, a ideia do lançamento inicial é para coletar feedbacks, seguindo uma linha de lançamento similar a do Copilot. Já é possível se inscrever na página do GitHub Next para obter uma prévia do Hey, GitHub!, entretanto.

Hey GitHub"Hey, GitHub!" ainda não tem data de estreia definida para o público.

Com a ferramenta, pessoas desenvolvedoras podem navegar entre linhas de código, executar programas ou sumarizar as linhas com explicações, além de escrevê-los, de fato. Como ressalta Thomas Dohmke, CEO da empresa, as aplicações podem ser variadas. Ele foi criado para pessoas que podem ter dificuldades em utilizar um teclado ou mesmo para quando uma pessoa não pode, em um determinado instante, utilizar o acessório para escrever.

Copilot para empresas

Outra novidade anunciada no evento é a estreia do Copilot para empresas. A ferramenta baseada em IA foi anunciada no início do ano (e lançada junho) e é baseada no Codex da OpenAI, que fornece sugestões de código (simples ou mais avançadas).

Com a atualização, empresas poderão comprar e gerenciar licenças do Copilot para utilizar o recurso. O lançamento do Copilot para empresas será feito em dezembro deste ano. As organizações poderão utilizar a mesma licença do GitHub para administrar os acessos e usuários e é compatível com Visual Studio, VS Code, IntelliJ e Vim.

A assinatura do Copilot, atualmente, custa US$ 10 por mês ou US$ 100 por ano. Ainda é possível obter uma licença gratuita da aplicação para alunos e professores.

*O jornalista viajou à San Francisco (CA), EUA, a convite do GitHub.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.