Floparam: veja quais foram os 20 piores filmes de 2023

Imagem de:  Floparam: veja quais foram os 20 piores filmes de 2023
Imagem: Sony/AGA/ITN/New Line Cinema/Divulgação

São diversos os requisitos que decidem se um filme é bom ou ruim, e vários deles foram levados em conta na hora de escolher quais foram os piores de 2023, incluindo bilheteria e recepções da crítica e do público. Entre sequências, comédias, romances, terror e drama, o ano teve algumas produções que não deram muito certo.

A lista com os piores filmes de 2023 traz títulos óbvios como Megatubarão 2, O Convento e Ursinho Pooh: Sangue e Mel, mas também algumas surpresas como The Flash, Mistério em Paris e Sobrenatural: A Porta Vermelha.

Quer saber qual mais entrou no ranking? Então fique por aqui e confira quais foram os 20 piores filmes de 2023! A avaliação foi feita com base nas avaliações no Rotten Tomatoes.

20. The Flash

O primeiro filme da lista de piores de 2023 é The Flash, estrelado pelo polêmico Ezra Miller. Por mais que a trama tenha divertido alguns fãs de produções de heróis e conquistado notas razoáveis, a repercussão geral não foi nada positiva.

The Flash conseguiu bater o recorde negativo de filme de super-herói com a menor arrecadação nos cinemas, fazendo apenas US$ 55 milhões nas bilheterias. A fim de comparação, o orçamento para a produção do longa foi de US$ 220 milhões.

O filme The Flash pode ser assistido na HBO Max.

19. Esquema de Risco - Operação Fortune

Esquema de Risco - Operação Fortune é um filme que agrada o público geral que busca por uma boa trama de ação, mas que desagradou bastante a crítica. O longa, segundo suas avaliações, não consegue alcançar o ritmo de outras tramas do gênero da atualidade.

Operação Fortune traz Jason Statham como o espião Orson Fortune, que está na missão de interromper a venda de uma nova tecnologia de armas. Há quem diga que o que salvou o filme foi a atuação de Aubrey Plaza, que rouba a cena do protagonista.

O filme Esquema de Risco - Operação Fortune pode ser assistido no Prime Video.

18. Velozes e Furiosos 10

A franquia Velozes e Furiosos nunca foi um grande exemplo de cinema, apesar de ter o seu valor e ter conquistado uma boa reputação ao longo dos anos. Porém, com o décimo filme da saga, as coisas mudaram um pouco.

Em comparação com outros filmes da lista, Velozes e Furiosos 10, que estreou em 2023, não foi tão mal assim, com 56% da aprovação da crítica especializada. No entanto, as avaliações dizem que a franquia abraçou os absurdos de vez, se tornando ainda mais um grande dramalhão.

O filme Velozes e Furiosos 10 está disponível em compra e aluguel no Claro Video, Apple TV, Prime Video e Google Play.

17. Ghosted: Sem Resposta

O Apple TV+ costuma fazer produções bem-sucedidas, mas não foi o que aconteceu com Ghosted: Sem Resposta. Protagonizado por Chris Evans e Ana de Armas, o longa não teve fôlego suficiente para agradar os fãs de uma boa ação.

A trama original do Apple TV+ mostra uma agente secreta levando seu interesse amoroso em uma aventura internacional, precisando salvar o mundo. A dupla não conseguiu salvar, no entanto, a reputação do longa, obtendo 30% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O filme Ghosted: Sem Respostas pode ser assistido no Apple TV+.

16. Quatro Amigas e Uma Paixão

O ano de 2023 trouxe um quarteto de peso para o filme Quatro Amigas e Uma Paixão: Rita Moreno, Sally Field, Jane Fonda e Lily Tomlin. Mas nem a união dessas grandes atrizes foi capaz de salvar o longa do "flop" entre a crítica, mesmo com a aprovação mediana do público geral.

A trama conta a história de quatro amigas idosas que são fanáticas pelo jogador Tom Brady, astro do futebol americano. Então, elas decidem fazer uma viagem para assistir ao Super Bowl, resultando em um filme que parece não honrar a carreira das atrizes.

O filme Quatro Amigas e Uma Paixão pode ser assistido no Paramount+ e Globoplay.

15. Na Sua Casa ou na Minha?

Quando pensamos em Ashton Kutcher e Resse Whiterspoon juntos, logo imaginamos que algo bom vai sair dessa mistura digna nos anos 2000. Porém, no filme Na Sua Casa ou na Minha?, o resultado não veio como esperado.

A comédia romântica conta a história de dois amigos de infância que passaram um tempo afastados e, de repente, se sentem atraídos. O enredo clichê não agradou o público, deixando o filme com notas baixas. No Rotten Tomatoes, o longa obteve apenas 30% de aprovação.

Na Sua Casa ou na Minha? é uma produção original da Netflix.

14. Mistério em Paris

Em 2023, a Netflix lançou o filme Mistério em Paris, sequência de Mistério no Mediterrâneo. O primeiro longa fez bastante sucesso na plataforma de streaming, graças ao enredo envolvente e a química entre os protagonistas.

Mas nem a interação entre Jennifer Aniston e Adam Sandler salvou o longa de quase ser um fiasco. Mistério em Paris mostra os personagens vivendo a carreira de detetives, tentando investigar um sequestro. Porém, a trama falhou em inovar e virou um grande "mais do mesmo".

Você pode assistir ao filme Mistério em Paris na Netflix.

13. Hypnotic - Ameaça Invisível

Enquanto muitos filmes de ação foram elogiados em 2023, outros poderiam ter sido esquecidos, como Hypnotic - Ameaça Invisível. Estrelado por Ben Affleck e dirigido por Robert Rodriguez, o filme conta a história de um detetive e o desaparecimento de sua filha.

Com apenas 32% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, o filme de ação peca em ser bastante previsível e deixar a emoção de lado. Mas as avaliações positivas dizem que, apesar das falhas, a trama pode ser um pouco empolgante.

O filme Hypnotic - Ameaça Invisível ainda não chegou às plataformas digitais no Brasil.

12. Sobrenatural: A Porta Vermelha

A franquia de terror Sobrenatural ganhou mais um filme em 2023: A Porta Vermelha. O longa, no entanto, obteve apenas 37% de aprovação no Rotten Tomatoes, talvez mostrando que a saga está ficando a cada vez mais fraca.

O filme traz mais uma vez os protagonistas, Patrick Wilson e Rose Byrne, em uma nova luta contra os demônios que os assombram. Mas nem todo o horror que fez o sucesso da produção foi capaz de sustentar mais um sucesso.

Você pode assistir ao filme Sobrenatural: A Porta Vermelha na HBO Max.

11. Certas Pessoas

O ator Jonah Hill não se deu muito bem no produto final do filme Certas Pessoas, em que escreveu e produziu. O longa, da diretora Kenya Barris, conta a história de um casal recente tentando lidar com a fusão de suas dinâmicas familiares.

Certas Pessoas conquistou uma nota baixa no Rotten Tomatoes: apenas 40% de aprovação da crítica e 34% do público. As avaliações dizem que o filme gera constrangimento alheio, entra em ciclos repetitivos e não explora o verdadeiro talento para o humor de seu elenco, que conta também com Eddie Murphy.

O filme Certas Pessoas é original da Netflix.

10. Amor(es) Verdadeiro (s)

Se você não espera muito de um filme de romance, talvez tenha gostado de Amor(es) Verdadeiro(s). O longa conta a história de um casal que foi separado após o desaparecimento de um deles, levando a outra pessoa a se relacionar com o amigo de infância.

Mas se você espera mais do que uma fórmula clichê e altamente previsível, se decepcionou com a trama. O filme não foi bem nem com a crítica, nem com a audiência geral, sendo um dos maiores "flops" do ano, sem dúvidas.

Se quiser entender do que estamos falando, pode assistir a Amor(es) Verdadeiro(s) no Prime Video.

9. 65 - Ameaça Pré-Histórica

O filme 65 - Ameaça Pré-Histórica também é um dos grandes flops de 2023, mesmo prometendo muita ação e aventura em uma história jurássica. Protagonizado por Adam Driver, o longa não só recebeu críticas negativas, como caiu no esquecimento.

A trama de ficção científica mostra um astronauta que acredita ter parado em um planeta misterioso. Porém, ele está na Terra de 65 milhões de anos atrás, quando os dinossauros ainda existiam. A premissa é interessante, mas a execução deixou muito a desejar.

65 - Ameaça Pré-Histórica está disponível na HBO Max.

8. O Convento

Mais um filme de terror entrando na lista de piores de 2023. Em O Convento, acompanhamos a história da personagem Grace (Jena Malone), que viaja para um convento na Escócia após receber a notícia de que seu irmão, um padre, cometeu suicídio.

A proposta da trama parece, de fato, assustadora, mas O Convento falha em trazer um enredo com uma boa estrutura e fácil de assistir. Críticas dizem ainda que o longa não se esforça em se manter aterrorizante.

O filme O Convento está disponível somente em compra e aluguel no Apple TV, Prime Video e Google Play.

7. Megatubarão 2

O filme Megatubarão 2 não poderia deixar de estar na lista de piores do ano, ainda que abraçar o ridículo seja a sua maior virtude. Prova dessa dualidade são as notas no Rotten Tomatoes: 27% e 73%, mostrando que a qualidade nem sempre é a aliada do bom entretenimento.

No segundo filme do tubarão pré-histórico gigante, Jason Statham e Jing Wu embarcam em mais uma batalha contra a criatura e outras grandes ameaças marítimas.

Você pode assistir ao filme Megatubarão 2 na HBO Max.

6. Os Mercenários 4

O quarto filme da saga Os Mercenários também ganha um espaço entre os piores de 2023. No novo longa, o grupo precisa enfrentar um traficante de armas responsável por controlar um exército privado perigoso.

Mas nem toda a ação e aventura prometida salvou a trama de "flopar", conquistando apenas 14% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Porém, a repercussão do público geral é surpreendentemente bem maior, com 71%.

Os Mercenários 4 pode ser assistido no streaming Claro TV+.

5. Peter Pan & Wendy

O novo live-action do clássico Peter Pan deixou a desejar nos cinemas em 2023. Batizado de Peter Pan & Wendy, o filme mostra a história já conhecida do garoto que se recusa a crescer.

Mas o longa não conseguiu manter a chama do clássico acesa, conquistando somente 11% de aprovação da audiência. Entre as críticas, quem assistiu ao filme diz que a produção não é tão atrativa visualmente como a animação.

O filme Peter Pan & Wendy pode ser assistido no Disney+.

4. Uma Festa de Arromba

Uma Festa de Arromba é uma versão mais atual de um filme de mesmo nome, lançado ainda na década de 1990. Os produtores da comédia, no entanto, não conseguiram reproduzir a história com o mesmo carisma, conquistando notas baixas entre críticos e público.

O longa traz os mesmos personagens do original, agora enfrentando os problemas da vida adulta. Damon (Tosin Cole) e Kevin (Jacob Latimore) trabalham como faxineiros em um hotel e decidem fazer uma festa na casa de nada menos que LeBron James.

Se você quiser, pode assistir ao filme Uma Festa de Arromba na HBO Max.

3. Life Upside Down

Life Upside Down é um filme que mal foi comentado no Brasil, mas a repercussão é tão negativa que merece um espaço na lista. O longa conta a história de três casais e suas vidas durante a pandemia da covid-19.

A trama, protagonizada por Bob Odenkirk (Better Call Saul, Breaking Bad), atingiu a nota assustadora de 5% de aprovação no Rotten Tomatoes, tanto do público quanto da crítica.

O filme Life Upside Down não está disponível em nenhum streaming.

2. Ursinho Pooh: Sangue e Mel

Apesar da tragédia já anunciada na premissa e trailer, o filme Ursinho Pooh: Sangue e Mel conta com a surpreendente porcentagem de apenas 3% no Rotten Tomatoes. Transformando um clássico da Disney em horror, o filme foi considerado fraco na hora de criar um personagem bizarro e assustador. A trama, então, se tornou mais um slasher sem foco e frustrante.

Ursinho Pooh: Sangue e Mel, o pior filme de 2023, pode ser assistido no streaming do Prime Video (por sua conta e risco).

1. Os Cavaleiros do Zodíaco

Um dos animes mais populares dos anos 1980 ganhou um live-action em 2023: Os Cavaleiros do Zodíaco. O movimento é arriscado e, infelizmente, era melhor nem ter acontecido para não frustrar os fãs saudosos.

Com apenas 21% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, o filme de Os Cavaleiros do Zodíaco deixou a desejar no roteiro. Essa falha influenciou até mesmo nas cenas de ação, interpretações, efeitos especiais e outros quesitos, segundo os críticos.

Os Cavaleiros do Zodíaco está disponível para compra ou aluguel no Prime Video, Claro Video, Apple TV, Google Play e Microsoft Store.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.