Liderança diversa para melhores decisões e resultados de negócios

2 min de leitura
Imagem de: Liderança diversa para melhores decisões e resultados de negócios
Imagem: Getty Images

A liderança de uma organização é parte chave para o atingimento dos objetivos da mesma, ela direciona e dá visão para onde o time deve ir e como chegar lá, é papel fundamental na motivação, engajamento e no desenvolvimento de pessoas.

Quando se trata da construção de um ambiente diverso e inclusivo, é essencial levar a visão e ações para todas as camadas e níveis da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Estudos já mostraram em números o quanto um time diverso impacta positivamente nos resultados alcançados, segundo a Delloite, organizações com um time diverso, considerando todos os níveis, são mais inovadoras em 20%.

Na DeÔnibus, podemos experimentar bons resultados na busca por uma liderança cada vez mais diversa e inclusiva, que traga representatividade e enriqueça debates. Observamos uma melhora de desempenho e da satisfação do time, quando aplicamos alguns conceitos que compartilho com vocês a seguir.

Criatividade e inovação

Um grupo diverso de pessoas une na empresa uma pluralidade de experiências, vivências culturais, visões de mundo, habilidades e conhecimentos. Essa diversidade de abordagens estimula a inovação e criatividade, permitindo que o time encontre soluções mais eficazes e identifique oportunidades que podem ser descartadas por um grupo homogêneo.

Com líderes diversos, a organização está mais bem posicionada para se adaptar às necessidades e preferências de diferentes grupos demográficos, o que, além da fomentação de criatividade e inovação, também pode levar a uma melhor segmentação de mercado, desenvolvimento de produtos mais eficaz e vantagem competitiva.

Tomada de decisão

Ao reunir uma equipe de liderança com diferentes vivências, origens, habilidade e perspectivas, aumenta a probabilidade de tomada de decisões mais sólidas e assertivas, baseadas em análises mais abrangentes e imparciais, neutralizando de certa maneira os vieses inconscientes.

Fomentação da cultura de inclusão

Um time de liderança diverso e consciente puxa a fomentação da cultura de diversidade, equidade e inclusão dentro da empresa, já que tem grande força e poder de influência. Representatividade e visibilidade, são responsáveis por decisões estratégicas e cruciais para essa construção.

DiversidadeAo investir em equipes diversas, as empresas também estão investindo em inovação e criatividade.Fonte: Getty Images

Retenção e atração de talentos

Segundo estudo da Glassdoor de 2018, 67% dos talentos levam em consideração o assunto Diversidade ao escolher uma empresa para trabalhar. Se já era um número alto em 2018, imagine como deve ser em 2023. Uma liderança diversa cria um ambiente de representatividade e segurança psicológica, que engaja, inspira e auxilia na retenção e atração de talentos.

Em conclusão, é inegável que a adoção de uma liderança diversa é fundamental para impulsionar melhores decisões e alcançar resultados de negócios superiores. Portanto, investimento de tempo, financeiro e de energia nesse caminho é uma estratégia inteligente e necessária para empresas que buscam prosperar e se destacar na era contemporânea dos negócios, assim como construir uma sociedade mais inclusiva.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.