Como a diversidade pode ser essencial no mercado de tecnologia?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como a diversidade pode ser essencial no mercado de tecnologia?

Quão importante é o tema da diversidade na hora de você escolher onde vai trabalhar? Em linhas gerais, quando uma companhia decide investir em práticas de inclusão, alguns aspectos fundamentais de sua própria política e cultura precisam ser revistos, e cabe aos candidatos entenderem como isso é aplicado.

bairesMulheres e pessoas não brancas ainda são minoria entre os profissionais do mercado de tecnologia. (Fonte: BairesDev/Reprodução)

Nesse contexto, no setor tecnológico, a diversidade pode ser essencial à medida que alguns estudos são realizados, mostrando previsões e expectativas. De acordo com o que a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) analisou, até 2025, o mercado de tecnologia precisará de cerca de 797 mil profissionais para ocupar vagas em diversas empresas. E essas vagas serão abertas para todas as pessoas.

Criando oportunidades e permitindo que novas trocas ocorram no ambiente organizacional, a BairesDev surge como uma das empresas mais engajadas na questão da diversidade nos últimos tempos. 

Além de realizar um processo seletivo mais inclusivo, suas vagas 100% remotas permitem uma experiência multicultural para que os profissionais contratados possam trabalhar em qualquer lugar do mundo.

bairesBairesDev busca implementar boas práticas organizacionais para que a diversidade seja valorizada. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Confira, a seguir, mais detalhes da importância da diversidade para o mercado de tecnologia e como a BairesDev se destaca nesse quesito!

Diversidade é capaz de impulsionar crescimento

Para que a diversidade realmente seja efetiva em uma empresa, é necessário que determinados conceitos sejam revistos na política e na cultura empresarial. 

A BairesDev, por exemplo, ficou conhecida por oferecer soluções tecnológicas com um crescimento bastante expressivo mundialmente e também por acreditar na diversidade. Ao apoiar a contratação de profissionais em modelos remotos, equipes diversas podem ser montadas a partir de questões multiculturais e multidisciplinares.

Atualmente, a companhia conta com cerca de 4 mil colaboradores distribuídos em mais de 40 países, sobretudo em cidades da Europa, América do Norte e América Latina, cujos talentos vêm principalmente de locais como Brasil, Colômbia e México.

bairesMais de 50% das lideranças de equipe na BairesDev são mulheres. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Sem restrições geográficas, de idade ou gênero, o processo seletivo é realizado com foco nas principais habilidades dos candidatos. Além disso, a faixa etária pode variar entre 19 e 65 anos, bastando apenas ter conexão com a internet para que as atividades sejam desempenhadas. Desse modo, 30% dos colaboradores não residem em capitais, tendo autonomia para atuarem de forma descentralizada.

Com isso, a empresa já notou que boa parte do seu crescimento está atrelado a essa nova forma de lidar com suas contratações e, ainda, à convivência com outros olhares. Na questão de acessibilidade, por exemplo, soluções assertivas são encontradas de um jeito mais fácil ao ter colaboradores que já viveram determinadas situações.

“Precisamos envolver as pessoas com deficiência nos processos criativos, que testem diferentes soluções e confirmem que são amigáveis para todas as pessoas”, ressaltou Amanda Sánchez, que trabalha como UX Designer na BairesDev. “Isso nos permite promover maior acessibilidade a nossas soluções, tornando o recrutamento mais inclusivo”, explicou.

bairesCom o Women in Tech Report 2022, a BairesDev notou aumento de 400% no número de mulheres candidatas entre 2020 e 2021. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Por conta de suas práticas de diversidade, que conta com mais mulheres, pessoas de diferentes etnias e outras características para os times de desenvolvimento, baseado em resenhas anônimas de seus colaboradores, em 2020, a BairesDev foi contemplada com o prêmio Best Company for Diversity, promovido pela plataforma Comparably.

Trabalhar em uma empresa líder em soluções tecnológicas e que trata a diversidade com muita harmonia pode ser incrível, não é mesmo? 

Contando com ambiente colaborativo, flexível e diverso, a companhia leva a sério o bem-estar de seus colaboradores, acreditando que o equilíbrio entre o pessoal e profissional pode ser uma chave para o crescimento. Há ainda diversos benefícios para seus talentos, incluindo cursos de inglês, capacitações técnicas, licenças de saúde remuneradas e empréstimos. 

Ao se candidatar para uma vaga, o profissional passará por entrevistas e provas técnicas para avaliação de habilidades. Embora o candidato possa estar concorrendo para uma posição específica, a empresa sempre o considera para outros cargos e funções.

bairesAo longo dos anos, a BairesDev se destacou no mercado, conquistando mais de 50 prêmios empresariais e tecnológicos. (Fonte: GettyImages /Reprodução)

Gostou? Então não deixe de conhecer mais sobre os valores e políticas da BairesDev agora mesmo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.