Maternidade e carreira: como as empresas podem colaborar?

2 min de leitura
Imagem de: Maternidade e carreira: como as empresas podem colaborar?

Hoje trarei um tema urgente e muito necessário: maternidade e carreira. A ideia não é contar como a mulher pode conciliar, mas trazer o olhar de como as empresas e lideranças podem atuar criando culturas e ambientes que contribuam com essa conciliação. 

O ato de conciliar maternidade e carreira já é bastante desafiador para as mulheres, no entanto, a falta de apoio e políticas adequadas por parte das empresas pode tornar esse desafio ainda mais difícil, fazendo com que muitas mães ainda precisem escolher um ou outro. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um levantamento realizado pelo IBGE, em 2021, constatou que apenas 54,6% das mulheres com filhos pequenos estão trabalhando. No caso dos homens com filhos pequenos, esse número é de 89,2%. E a informação assustadora é que a queda no emprego se inicia imediatamente após o período de estabilidade garantido pela licença.

Maternidade e carreiraConciliar maternidade e carreira requer uma cultura empresarial consolidada.

1 - Cultura inclusiva 

Tudo começa em um ambiente seguro, inclusivo, que reconhece e valoriza a diversidade e necessidades das mulheres na maternidade. A empresa deve ser ativa na construção de um ambiente livre dos estigmas e preconceitos que rodeiam as mulheres mães.

Um ambiente onde elas não sejam penalizadas ou estigmatizadas como menos comprometidas e menos capazes no trabalho devido às suas responsabilidades familiares é urgente.

2 - Horários flexíveis e trabalho remoto 

Para que seja possível conciliar a criação e presença parental na criação de uma criança com o trabalho, é necessário que a empresa possibilite horários flexíveis e o trabalho remoto, quando possível. Para os ambientes em que o presencial é obrigatório, podemos olhar para auxílios creche e programas de apoio no local de trabalho.  

O entendimento da liderança e adaptação é importante para o andamento da jornada de trabalho quando a mãe retorna, é necessário considerar as necessidades diárias e rotinas dessas mulheres, mesmo que contem com flexibilidade. 

3 - Licenças parentais estendidas  

As licenças generosas e estendidas, tanto para as mães quanto para os pais são cruciais para que consigam se ajustar à nova vida, dar a atenção necessária para a criança nos primeiros meses e possibilitar a participação de ambos durante este período.

Quando falamos do final da licença e a volta para o dia a dia da empresa, é importante que seja feito um plano mais adaptado, e que a mulher participe de decisões e combinados que venham a acontecer, além de possibilitar que a mulher siga trabalhando para além do período de estabilidade previsto em lei.

4 - Igualdade de oportunidades

A empresa deve garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e não passem por discriminação em sua atuação por serem mães. Políticas de promoções por mérito, salários igualitários e justos e programas de mentoria e carreira são iniciativas essenciais para a manutenção de um ambiente inclusivo, além da constante conscientização da liderança e trabalho dos vieses inconscientes que podem aparecer no momento de tomadas de decisão importantes. 

Já pensou como você, sua liderança e sua empresa podem contribuir com um ambiente inclusivo que permita com que mulheres consigam conciliar a maternidade e a carreira? Ao adotar algumas práticas e políticas, conseguiremos avançar no combate aos estigmas e preconceitos que mães passam e abrir espaço para que as mulheres sigam brilhando e consigam conciliar a maternidade e carreira, se assim desejarem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.