A importância de ser uma empresa diversa de verdade

2 min de leitura
Imagem de: A importância de ser uma empresa diversa de verdade
Imagem: Gettyimages

Toda empresa é um organismo vivo e variável. As pessoas de todos os departamentos são as responsáveis pela sinergia e energia do ambiente de trabalho. Por isso, quando algumas delas — ou mesmo só uma — não está se sentindo bem, todo o organismo é afetado de alguma maneira, mesmo que não seja visível a princípio.

Ao mesmo tempo, quando as coisas seguem funcionando de uma só forma, sem novos pensamentos ou ações, a empresa até consegue se manter, mas não cresce. O organismo apenas sobrevive, sem receber nada mais do que o mínimo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que tudo isso tem a ver com diversidade? É que esses são problemas e a diversidade, por sua vez, é a principal solução.

Vamos entender: pessoas diversas possuem vivências específicas, certo? Um homem branco não passou pelas mesmas experiências que uma mulher preta, nem uma pessoa cisgênero e heterossexual passou pelo mesmo que uma pessoa trans e bissexual, por exemplo. A mistura dessas inúmeras características também resulta em histórias únicas.

E o que cada vivência pode trazer para a vida profissional é a diversidade de ideias. A forma como cada pessoa pensa é valiosa demais para qualquer negócio ambicioso. 

Diversidade nas empresasA vivência pessoal de cada um, pode gerar para a vida profissional uma diversidade valiosa de ideias.Fonte: Gettyimages

De nada adianta reunir 20 indivíduos que terão pensamentos semelhantes e vão concordar em quase tudo. O avanço vem do debate e do conflito de ideias — desde que amigável, é claro.

O que leva ao outro ponto: diversidade movimenta o organismo, mas precisa estar funcionando de verdade para isso. Caso contrário, os profissionais que deveriam estar crescendo com a empresa se tornam receosos, desconfiados e infelizes de estar naquele ambiente.

Não é exagero dizer que uma empresa que não está preparada para abraçar a diversidade acaba adoecendo os profissionais diversos do seu time.

Portanto, quando falo sobre “diverso de verdade”, quero dizer que não se trata apenas de contratar pessoas com todas essas experiências diferentes. Suas vivências exigem também algumas adaptações de comportamento, uma vez que, infelizmente, a sociedade de forma geral ainda não está preparada para lidar com suas questões. A empresa, contudo, precisa estar.

Isso significa que é fundamental ter políticas de diversidade confiáveis em funcionamento, como uma garantia de respeito pelas particularidades de cada um e também uma garantia de segurança. Afinal, para que alguém se sinta realmente confortável em ser e agir como si mesmo, é necessário que qualquer tentativa de discriminação seja prontamente barrada.

treinamento da equipe e ajustes internos também são importantes em muitos casos. É comum que os colaboradores não estejam completamente familiarizados com termos ou ações que possam ser ofensivos para seus colegas, então é ideal que eles sejam ensinados prontamente para evitar desconfortos. Às vezes, até mesmo sistemas e itens de comunicação interna devem ser verificados, como no caso do uso do nome social, frequente entre pessoas trans.

A diversidade é útil para o negócio por torná-lo mais produtivo e inovador. Mas, acima de tudo, uma empresa diversa de verdade terá um time feliz e disposto a ir trabalhar todos os dias, uma das maiores recompensas possíveis no mercado de trabalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.