O que a tecnologia não substitui

2 min de leitura
Imagem de: O que a tecnologia não substitui
Imagem: Getty Images

"A tecnologia não deve substituir o trabalho humano, mas sim o trabalho desumano", em palavras não exatamente como essas há alguns bons anos, ouvi pela primeira vez em uma aula de revolução tecnológica com Gil Giardelli a polêmica visão sobre o papel da tecnologia no trabalho e o debate sobre máquinas tomarem o lugar de pessoas nesses espaços.

Trabalhamos incansavelmente no avanço tecnológico para otimizar nossos trabalhos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com o avanço da tecnologia, passamos a resolver tudo em um piscar de olhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Da assinatura de um contrato à elaboração de documentos complexos, criamos textos, mensagens e imagens a partir de inteligência artificial, temos acesso quase que ilimitado à informação, a educação à distância já é uma realidade.

Reforçamos a segurança onde precisa, passamos a resolver nossas viagens online e apenas chegamos para embarcar, fazemos consultas à distância, sem perder a qualidade no atendimento. A tecnologia também ajuda a promover o uso de energia renovável, reciclagem de materiais e tantas outras práticas que nos levam a uma existência mais sustentável.

No entanto, é importante encontrar um equilíbrio entre as habilidades humanas únicas e as capacidades da tecnologia, e garantir que a tecnologia seja usada de maneira responsável e benéfica para todos os envolvidos.

Quando falamos de habilidades humanas únicas, sim, elas existem e devem ser cada vez mais trabalhadas e valorizadas nesse avanço tecnológico veloz. São habilidades como a empatia e compaixão, criatividade, capacidade de tomar decisões complexas e de conexão entre pessoas com toda a emoção que isso traz.

Empatia e compaixão

A habilidade de se sensibilizar pelas experiências, sentimentos e necessidades do outro e tentar se projetar nessas situações para então ajudar a aliviar a dor em questão é meramente humano. São habilidades extremamente emocionais e importantes na criação de relações e conexões entre pessoas, difíceis de serem substituídas pela tecnologia.

Criatividade

Criatividade é experiência única de cada indivíduo que envolve a história vivida, referências, experiências, experimentações, emoções, imaginação e intuição. Mesmo a tecnologia podendo ser uma ferramenta potente para alavancar a criatividade, não pode simplesmente substitui-la.

Tecnologia e trabalhoA tecnologia é uma importante aliada para a inovação, mas não podemos esquecer que ela não substitui o talento e habilidades humanas.Fonte: Getty Images

Capacidade de tomar decisões complexas

Aqui falamos da capacidade de tomar decisões em um cenário onde deve ser ponderado o entendimento moral e ético, contexto social, relações envolvidas, riscos e incertezas, além dos dados e fatos postos. A decisões complexas normalmente têm contexto amplo e muita subjetividade envolvida, difícil de ser programado com toda a objetividade de uma máquina.

Conexão entre pessoas e construção de relações

De novo falamos de emoções, sentimentos e intuição. Apesar da tecnologia facilitar conexões entre pessoas no sentido da comunicação, por exemplo, ela não pode substituir a conexão emocional humana, a comunicação não verbal e as experiências vividas entre pessoas que geram laços e fortalecem relações. A empatia, que falamos lá em cima, é habilidade essencial na criação de laços emocionais.

Embora a tecnologia possa ser uma ferramenta valiosa e essencial nos dias de hoje, desejo que sigamos um caminho de evolução responsável e de desenvolvimento, que tenhamos cuidado com aquilo que nos torna humanos. É inegável que as ferramentas tecnológicas nos auxiliam nas tarefas diárias, porém, a tomada de decisão, a capacidade humana emocional, o pensamento crítico, a criatividade e a empatia não podem ser replicados por máquinas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.