Relembrar é viver: ICQ e outros mensageiros instantâneos antigos

4 min de leitura
Imagem de: Relembrar é viver: ICQ e outros mensageiros instantâneos antigos
Imagem: GettyImages

Na história da internet, um dos melhores capítulos diz respeito ao surgimento e evolução dos mensageiros instantâneos. É graças a eles que diversas pessoas conseguem manter contato com conhecidos de maneira mais rápida.

Se você viveu a época de ouro da internet, possivelmente já está habituado a termos como ICQ, MSN e mIRC – apenas para citar alguns exemplos. Aliás, é exatamente sobre eles que falaremos nas linhas a seguir. Então, prepare-se para relembrar esse período ou conhecer como diversas pessoas interagiam no início dos anos 2000.

1. ICQ

ICQ foi uma das primeiras experiências que muitos tiveram com mensageiros instantâneos.ICQ foi uma das primeiras experiências que muitos tiveram com mensageiros instantâneos.Fonte:  YouTube/Post Digital 

Ah, o famoso mensageiro da florzinha. Em uma época na qual a internet discada reinava soberana no universo online, era comum os indivíduos esperarem até meia-noite para se conectarem com os amigos na plataforma.

Uma coisa que talvez muitos não saibam é que o nome desse mensageiro é uma brincadeira associada à frase "I seek you" (eu busco você, em uma tradução livre). Criado em 1996, ele foi ganhando a atenção do público pouco a pouco até se tornar um mensageiro instantâneo com 100 milhões de usuários no início dos anos 2000.

Um dos diferenciais é que ele mostrava, de maneira literal, as frases que o usuário digitava do outro lado. Caso errasse alguma coisa, a pessoa do outro lado ainda tinha a chance de ver exatamente o que estava escrito na tela, algo desativado posteriormente.

2. MSN Messenger

MSN Messenger foi um dos responsáveis por ajudar a popularizar o Windows XP em várias partes do mundo.MSN Messenger foi um dos responsáveis por ajudar a popularizar o Windows XP em várias partes do mundo.Fonte:  Revista Galileu/Reprodução 

O primeiro grande mensageiro da Microsoft foi o responsável por destronar o ICQ no posto de rei dos mensageiros instantâneos. Por estar nativamente integrado ao Windows XP, não demorou muito para cair no gosto do público.

O software começou a ficar mais popular entre o público após a chegada do MSN Messenger 6 em 2006. Com o lançamento dessa versão, o público ganhou acesso a recursos como emoticons personalizados, avatares, opções de cores para janelas e contatos e até mesmo a chance de usar imagens de fundo selecionadas direto do computador.

O passar do tempo também trouxe a ele a possibilidade de realizar chamadas em áudio e vídeo e o famigerado botão "Chamar a atenção". Aliás, só quem viveu essa época sabe o quão terrível era usar uma caixa de som, estar em um ambiente silencioso depois da meia-noite e esse recurso entrar em ação.

3. mIRC

mIRC tinha um visual bem mais minimalista se comparado com outros mensageiros instantâneos.mIRC tinha um visual bem mais minimalista se comparado com outros mensageiros instantâneos.Fonte:  Manual do Usuário/Reprodução 

Verdade seja dita, o mIRC não é necessariamente um mensageiro instantâneo tal como o ICQ ou o MSN Messenger. Ele estava mais para um canal que conectava salas de bate-papo individuais ou em grupo utilizando o cliente IRC, sigla em inglês para Internet Relay Chat.

Ao contrário dos outros dois mensageiros, o mIRC não tinha uma tela bonitona e cheia de recursos. Toda conversa acontecia em uma grande área branca com fontes pretas, onde duas ou mais pessoas podiam participar de bate-papos aleatórios. Caso quisesse, era possível chamar uma pessoa no particular para ter mais privacidade.

Mesmo sem contar com uma opção de foto de perfil (ou seja, a identificação era somente pelo apelido do usuário), ele ainda trazia algumas opções consideradas avançadas na época. Dentre as principais, podemos mencionar o tocador do MP3 – dá-lhe usar aquela pasta cheia de arquivos baixados pelo Emule! ou Kazaa – e a opção de transferência de arquivos.

4. AOL Instant Messenger

AIM tinha como principal vantagem o suporte a recursos integrados com inteligência artificial.AIM tinha como principal vantagem o suporte a recursos integrados com inteligência artificial.Fonte:  MIT/Reprodução 

O AOL Instant Messenger (também conhecido como AIM) foi a tentativa da América Online de concorrer com o MSN Messenger. A ideia de troca de mensagens era bem parecida com o concorrente da Microsoft, mas essa versão trazia alguns adicionais.

Com o passar do tempo, o AIM recebeu alguns recursos que eram bem à frente do seu tempo, como a possibilidade de jogar com amigos online e até mesmo suporte da inteligência artificial. Pois é, você não leu errado: lá no início dos anos 2000, já era possível interagir com chatbots neste mensageiro instantâneo.

A primeira dessas opções foi o SmarterChild, que permitia conversar com o robô e ter acesso a várias informações, como notícias e até mesmo placar dos jogos do seu time favorito. Outras inteligências artificiais foram integradas ao programa posteriormente, fazendo com que alguns concorrentes também adotassem a tecnologia (inclusive o WhatsApp).

5. Google Talk

Google Talk funcionava tanto com o aplicativo próprio quanto diretamente do Gmail.Google Talk funcionava tanto com o aplicativo próprio quanto diretamente do Gmail.Fonte:  Genbeta/Reprodução 

Por fim, vamos fechar a nossa relação com o Google Talk, uma ferramenta comum para usuários do Gmail que apresentava como vantagem a possibilidade de rodar direto do e-mail.

Como o Gmail já era uma ferramenta bastante utilizada no ambiente corporativa, não demorou muito para que algumas empresas o adotassem como mensageiro oficial. Outra vantagem era que ele registrava os contatos de outras pessoas que também possuíam contas do e-mail do Google, facilitando esse processo de comunicação.

Tal como as outras opções apresentadas aqui, ele permitia tanto a troca de mensagens em texto quanto falar por voz e até mesmo realizar videochamadas. E assim ele permaneceu até 2017, quando o Hangouts apareceu e tomou seu lugar.

E você, já usou algum desses mensageiros instantâneos? Guarda alguma memória deles? Compartilhe suas experiências com os demais leitores do TecMundo usando nossas redes sociais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.