MSN completa 23 anos: relembre funções e o fim do mensageiro

1 min de leitura
Imagem de: MSN completa 23 anos: relembre funções e o fim do mensageiro
Imagem: Shutterstock

Um dos mensageiros de maior sucesso dos anos 2000, o MSN completou 23 anos de lançamento nessa quinta-feira (21). Embora tenha sido descontinuado pela Microsoft, ele é lembrado até hoje pelos usuários.

Lançado em 21 de julho de 1999, o programa de mensagens da Microsoft chegou para concorrer com o ICQ, sucesso da era da internet discada. Ele foi apresentado como uma plataforma que permitia comunicação instantânea com qualquer usuário do Hotmail.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O tamanho do arquivo, de 320 KB, era um diferencial em relação aos concorrentes, permitindo o download e a instalação em “apenas” 3 minutos, se utilizado um modem de 28,8 Kbps, como informava a gigante de Redmond na estreia. O sucesso foi imediato e o MSN logo se tornou uma verdadeira febre.

Versão clássica do MSN.Versão clássica do MSN.Fonte:  The Verge/Reprodução 

No Brasil, o mensageiro era usado por milhões de pessoas para bater papo principalmente após a meia-noite, quando a ligação era mais barata. Os chats também tinham muito movimento aos finais de semana, igualmente por causa dos gastos reduzidos com a conexão.

Funções populares e o fim do MSN

Usuários nostálgicos costumam lembrar das funções do MSN frequentemente. Havia o alerta de contato entrando no mensageiro, o recurso de tremer a tela para chamar a atenção da pessoa, caso ela demorasse a responder, e a possibilidade de usar “winks”, figurinhas animadas parecidas com os atuais GIFs.

Também era possível definir o status como disponível, ausente, ocupado e até ficar invisível, observando quem estava online, e colocar música no perfil, mostrando um pouco do seu gosto musical. O programa também permitia enviar emojis e disponibilizava jogos para se divertir em meio ao chat.

O MSN tinha alguns jogos simples.O MSN tinha alguns jogos simples.Fonte:  The Verge/Reprodução 

Estas eram apenas algumas das ferramentas da versão clássica do programa, que começou a perder espaço com a popularização dos celulares e as redes sociais. Mesmo mudando de nome, para Windows Live Messenger, e ganhando funções como bate-papo por vídeo e envio de fotos, o programa acabou.

A descontinuidade começou com a substituição do Messenger pelo Skype, em 2012. Já o fim do MSN foi decretado de forma definitiva em 31 de outubro de 2014, quando os servidores do mensageiro foram desligados na China, último país em que ele funcionava.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.