4 aplicativos que podem ser alternativas ao Telegram

3 min de leitura
Imagem de: 4 aplicativos que podem ser alternativas ao Telegram
Avatar do autor

Equipe TecMundo

*Por Fabiano Nagamatsu, CEO da Osten Moove.

Atualmente, está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que busca reforçar a regulamentação e fiscalização sobre plataformas digitais, como aplicativos de trocas de mensagens, redes sociais e mecanismos de busca. A proposta ficou conhecida como PL das Fake News, ou PL 2630, e pretende instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Esse debate tem dividido especialistas e causado auvoroço nas redes. Continue a leitura e saiba mais! 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De um lado estão os que defendem a medida, que acreditam que a nova lei vai melhorar o combate à desinformação e ao discurso de ódio. No outro estão as plataformas, que temem algum tipo de censura. O Telegram está tecendo muitas críticas ao projeto, alegando que fere a liberdade de expressão dos cidadãos.

O Telegram vai acabar? Quais outras alternativas os brasileiros podem utilizar no celular?

O aplicativo está sob risco, tendo em vista que tem moderação mínima de conteúdo e permite a livre circulação de todo tipo de informação, motivo de preocupação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso a lei seja aprovada, a plataforma poderia ser suspensa ou bloqueada com mais facilidade. Tendo em vista esse contexto, preparamos uma lista com 4 apps de troca de mensagens instantâneas que são boas alternativas ao Telegram, oferecendo segurança e praticidade. 

Alternativas para o telegramAlternativas para o Telegram: SayMe, WhatsApp, Facebook Messenger e Signal são algumas delas.

1 – SayMe

Trata-se do primeiro aplicativo brasileiro de mensagens instantâneas que promete dar mais segurança e acessibilidade aos seus usuários. O SayMe Messenger permite que o usuário determine quem pode ou não compartilhar suas mensagens – anti fake news – bloqueando até mesmo a função de "print", além da função de transcrição de áudio para texto com foco na inclusão social.

Além do SayMe Messenger, a empresa lançou o SayMe Business que é o aplicativo de comunicação para empresas que visa aprimorar os processos de comunicação internos e externos, mantendo a gestão de toda a sua comunicação voltada principalmente para o universo corporativo. Contando com uma excelente capacidade de customização e interação entre os administradoresgestores e colaboradores, permitindo o acesso em versão web, assim como em smartphones Android e iOS.

A expectativa é de que o faturamento alcance os R$ 2 milhões neste ano. O app conta com criptografia de ponta a ponta e foi lançado em julho de 2022 e pretende alcançar o número de 1 milhão de usuários até o final de 2023.

2 – WhatsApp

O WhatsApp é o app de troca de mensagens mais popular do mundo. Ele conta com criptografia de ponta a ponta desde 2016. A plataforma está constantemente aperfeiçoando suas funcionalidades de segurança e privacidade, como as melhorias nas configurações de envio de mensagens para uma grande quantidade de contatos ao mesmo tempo.

3 – Facebook Messenger

O quase onipresente Facebook Messenger pode não ser a primeira plataforma em que se pensa quando falamos de segurança, mas o app para celular inclui opções de comunicação criptografada de ponta a ponta.

Embora seja um aplicativo vinculado ao Facebook, o Messenger é uma ótima opção para quem busca trocar mensagens de maneira segura.

4 – Signal

O Signal é um app de mensagens especialmente voltado para pessoas mais preocupadas com a segurança. É uma plataforma gratuita que tem o próprio protocolo de criptografia de ponta a ponta.

A facilidade de uso sem comprometer a segurança faz do Signal uma opção fantástica para esses usuários. O protocolo dele é tão forte que o WhatsApp e o Facebook Messenger também o utilizam.

Gostou das opções? Se você tem outras alternativas para o Telegram que também visam a segurança e combate as Fake News, vale a pena comentar em nossas redes sociais. Aproveite! 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.