As 7 'piores' atualizações do WhatsApp

3 min de leitura
Imagem de: As 7 'piores' atualizações do WhatsApp
Imagem: GettyImages

Não há dúvidas de que o WhatsApp é um dos mensageiros mais populares da atualidade, especialmente no Brasil. Com uma base tão grande de usuários, o aplicativo recebe diversas atualizações com novas correções e adições de funcionalidades de tempos em tempos. Mas não é sempre que esses updates agradam à comunidade.

Nas linhas a seguir, vamos listar algumas atualizações sofridas pelo mensageiro que, ao menos no início, foram bem criticadas por diversos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quais foram as piores atualizações do WhatsApp?

1. Status

Apesar de bastante populares hoje, os Status do WhatsApp nem sempre foram tão queridos pelos usuários.Apesar de bastante populares hoje, os Status do WhatsApp nem sempre foram tão queridos pelos usuários.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Os status do WhatsApp são uma forma prática de compartilhar atualizações com seus contatos por meio de fotos ou pequenos vídeos. Ele é bastante utilizado pelo público, mas as coisas nem sempre foram assim.

Lançado em 2017, o sistema recebeu críticas assim que foi lançado. Isso porque o público enxergou a funcionalidade como algo inútil e apenas mais uma cópia daquilo que já existia no Instagram e no Snapchat.

Outro ponto que foi duramente criticado pelos usuários foi que a aba dos Status ocupou o lugar que era destinado aos contatos, além de não permitir a publicação de mensagens de texto no começo.

2. Alteração de cor

Acredite se quiser: uma pequena alteração na cor do WhatsApp para Android, realizada no ano passado, foi o bastante para gerar diversas discussões na rede. Afinal, muitas pessoas simplesmente não curtiram o tom de verde-claro no aplicativo, bem como os botões em forma de balão.

Mais uma vez, foi apenas questão de tempo até que os usuários pudessem aceitar mais essa mudança. Algo bastante comum em pequenos updates mais estéticos realizados em aplicativos populares.

3. Sugestões de canais

Essa é uma atualização bem recente, mas que ainda assim está dando o que falar entre os usuários do mensageiro. Visto como chat públicos para divulgação de novidades, os canais do WhatsApp estão sendo criticados pela comunidade, que enxerga isso como uma cópia de recurso já existente no Instagram.

Outro ponto que não foi bem visto pelos usuários é que a função pode fazer com que o mensageiro acabe se tornando uma rede social – o que certamente seria capaz de descaracterizar o propósito do aplicativo.

4. Zoom indesejado

Acredite: houve um tempo em que usar a câmera dentro do WhatsApp foi uma verdadeira dor de cabeça.Acredite: houve um tempo em que usar a câmera dentro do WhatsApp foi uma verdadeira dor de cabeça.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Em junho de 2021, o WhatsApp recebeu outra atualização que acabou gerando mais contratempos para a comunidade: ao abrir a câmera do aplicativo em uma conversa ou mesmo ao tentar atualizar os Status, ela acabava se aproximando mais do que o desejado, atrapalhando bastante quem tentava usar esse recurso.

Um ponto digno de nota é que esse fato chegou ao mensageiro como um erro, que o corrigiu posteriormente. Entretanto, adicionamos aqui por ainda possuir algum tipo de associação com uma atualização.

5. Notificações de conversas arquivadas

Mais uma atualização controversa aconteceu quando, em julho do ano passado, o aplicativo simplesmente parou de notificar mensagens em conversas arquivadas.

Claro que, no primeiro momento, gerou desconforto. Especialmente em pessoas que tinham o costume de arquivar mensagens velhas – fossem elas conversas em grupo ou individuais –, para deixar a área principal do aplicativo mais limpa.

6. Nova política de privacidade

Sem saber, muitas pessoas passaram a compartilhar dados de uso do WhatsApp com a Meta.Sem saber, muitas pessoas passaram a compartilhar dados de uso do WhatsApp com a Meta.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Voltando um pouco no tempo, muitos certamente vão se lembrar de quando o WhatsApp foi adquirido pelo Facebook (antes de ter alterado seu nome para Meta). Por conta disso, no início de 2021, mais precisamente em 8 de fevereiro, o aplicativo passou por uma mudança na política de privacidade para permitir o compartilhamento de dados.

Após essa mudança, os usuários automaticamente passaram a compartilhar informações como número de telefone, endereço de IP e até mesmo atividades realizadas no aplicativo com outros serviços da Meta – algo que certamente não deixou as pessoas confortáveis.

7. Barra horizontal

Vamos fechar a nossa lista com uma atualização um pouco mais recente, que trouxe a inclusão de uma barra de navegação horizontal na área inferior da interface do aplicativo.

Além de um problema inicial que fazia o aplicativo fechar automaticamente do nada (mas que já foi corrigido), muitos usuários começaram a reclamar que, no início, esse update impedia de rolar entre as abas, forçando a tocar em cada uma das opções para selecionar as áreas de Status e Chamadas, por exemplo. Porém, isso não acontece mais.

E para você, quais foram as piores atualizações do mensageiro? Chegou a pegar alguma das que mencionamos aqui? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do TecMundo utilizando as nossas redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.