Mito ou verdade: o arroz realmente pode salvar um celular que caiu na água?

3 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: o arroz realmente pode salvar um celular que caiu na água?
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Não dá para negar: os smartphones fazem parte do nosso cotidiano e dificilmente nos separamos deles. No entanto, embora esse contato constante possa trazer alguns benefícios para o nosso dia a dia, alguns acidentes também são praticamente inevitáveis. Um caso típico é quando o aparelho cai no vaso sanitário ou na piscina, o que acaba causando um desespero instantâneo e sem tamanho no dono do dispositivo.

Aqueles que possuem um smartphone com resistência a água ficam mais tranquilos sabendo que o aparelho provavelmente sobreviverá intacto ao acidente. Mas e os que possuem um modelo que não conta com essa proteção? O que fazer com o celular molhado?

Há quem diga que deixá-lo dentro de uma tigela cheia de arroz poderá resolver o problema. Mas será que isso é realmente verdade? E apenas isso seria o suficiente?

Mergulhar no arroz o celular molhado resolveu alguma coisa?

Como é que é?

Durante muitos anos, a recomendação de colocar um aparelho eletrônico molhado dentro de um recipiente com arroz cru foi muito difundida. Apesar de parecer um absurdo, a ação tem uma explicação científica: os grãos secos do alimento conseguem absorver bastante umidade, o que pode diminuir o problema. 

Sim, os grãos secos do alimento conseguem absorver bastante umidade

A solução é muito parecida com a proposta pelos sacos contendo Silica gel, um composto sintético bastante poroso capaz de absorver cerca de 30% do seu próprio peso em água. Muitos provavelmente vão se lembrar de um pequeno pacote com bolinhas que geralmente acompanha alguns equipamentos eletrônicos. O objetivo, no final das contas, é o mesmo: absorver a umidade e evitar que danos possam prejudicar o aparelho.

De onde vem essa ideia?

Embora essa pareça ser uma ideia atual, usar o arroz ou outros elementos de alta absorção para secar eletrônicos não é algo tão novo assim. Em um artigo sobre fotografia de junho de 1946, o autor discorre sobre a preferência do uso da sílica para absorção de umidade, mencionando ainda outros compostos que podem ser utilizados para o mesmo fim, como areia, saquinho de chá, papel e o já mencionado arroz.

Já se discute a utilidade do arroz para proteger/salvar dispositivos há mais de meio século

Porém, mesmo naquela época os grãos já eram criticados por conta da ineficiência para retirar a umidade de um eletrônico. "A capacidade do arroz de reter a umidade é tão baixa que seria necessária uma grande quantidade de grãos para produzir o mesmo efeito substancial [que a sílica]".

Já se discute a utilidade do arroz para proteger/salvar dispositivos há mais de meio século

Colocar o celular molhado no arroz funciona?

O método de utilizar o arroz para salvar eletrônicos já foi demonstrado em diversos vídeos na internet. Por outro lado, na mesma proporção que as pessoas tentam defender essa prática, uma grande quantidade diz que não adianta nada deixar o aparelho em um recipiente cheio de grãos secos. Isso porque o arroz ajuda a remover apenas a umidade nas partes externas do dispositivo. Já a água nos componentes internos continuará lá.

Por isso, precisamos dizer a verdade: o método de usar o arroz pode até funcionar, mas não há como garantir a sua eficácia, já que depende de diferentes fatores. Podemos considerar, por exemplo, o tempo que o aparelho ficou em contato com o líquido, o modelo do dispositivo e se o celular tem certificação IP68, considerada a melhor resistência contra água encontrada em smartphones.

Esses são pontos que podem significar a diferença entre um smartphone que sobreviverá ou não diante das suas tentativas de revivê-lo. Alguns modelos, inclusive, poderão voltar a funcionar normalmente se o mergulho em água for muito rápido – o que não deve ser feito se a fabricante não recomendar.

Portanto, não tem como dar uma resposta certeira sobre esse assunto, já que tudo vai depender da situação e da magnitude do estrago causado pelo líquido.

Infelizmente, não é possível dar uma resposta certeira sobre esse assunto

O que fazer?

Agora que sabemos que o método do arroz pode até funcionar, é bom saber exatamente o que fazer caso o seu smartphone fique molhado. A técnica envolve a utilização dos grãos secos e crus do arroz:

  • Tire o aparelho da água o mais rápido possível;
  • Não tente religar o aparelho; se estiver ligado, desligue-o;
  • Tire a bateria (se possível) e os cartões (SIM e micro SD, se houver);
  • Retire o excesso de água com um paninho seco;
  • Deixe nessa condição por pelo menos 24 horas e tente religar o aparelho.

É provável que a mensagem já tenha ficado clara, mas nós ressaltamos: não há garantia nenhuma de que a técnica do arroz vá funcionar. Portanto, fica a dica: se o seu dispositivo cair no vaso sanitário ou na piscina, por exemplo, siga as recomendações acima e, se possível, leve a um profissional de reparação ou serviço autorizado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.