IP67 e IP68: conheça os diferentes graus de certificação

4 min de leitura
Imagem de: IP67 e IP68: conheça os diferentes graus de certificação
Imagem: Pixabay

Entre as mais diversas especificações técnicas de um smartphone, existe uma que é muito importante para garantir a durabilidade do aparelho e a resistência dele no caso de contato com poeira ou líquidos: a certificação IP.

Por mais que você cuide de seu dispositivo, acidentes acontecem, e ele pode cair em uma piscina ou estar próximo de um copo cheio que é derrubado, por exemplo. Felizmente, diversos modelos recentes de celulares, tablets e outros eletrônicos contam com uma estrutura que permite o contato rápido com líquidos ou ambientes carregados de poeira sem gerar danos permanentes ou graves.

A certificação envolve graus de intensidade diferenciados por números — e a alteração de IP67 para IP68, por mais que aparente ser pequena, pode ser um diferencial para que o dispositivo continue funcionando.

Significado de IP68 e IP67

A certificação IP nada tem a ver com o endereço de IP de um computador. Trata-se de uma sigla para Ingress Protection (ou Proteção de Entrada) e indica o grau de segurança do dispositivo contra o acesso de líquidos e partículas de poeira ao interior do aparelho.

É uma informação mais precisa sobre o quanto o aparelho é resistente contra líquidos e poeira, em vez de saber apenas que ele é "à prova d'água". Nesse caso, é importante entender quanto tempo ele aguenta imerso e qual é a profundidade máxima de uso, entre outros detalhes.

Dependendo do grau de certificação, o dano após molhar o dispositivo pode ser permanente.Dependendo do grau de certificação, o dano após molhar o dispositivo pode ser permanente.Fonte:  Pixabay 

Isso tem a ver com diversos recursos aplicados pela fabricante, como a vedação da entrada USB, o material utilizado no corpo do dispositivo, a aplicação de camadas de segurança nos componentes internos e a tecnologia da tela, entre outras variáveis.

O que é certificação IP?

A numeração foi criada pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, na sigla original em inglês), que determina o estabelecimento de padrões em tecnologias. Enquanto IP significa o padrão de proteção, os dois números são atribuídos separadamente e indicam, respectivamente, o grau de segurança contra as duas situações testadas: poeira e água. Quanto maior o número de 0 a 9, maior a proteção.

Diferença entre IP68 e IP67

A certificação IP68 significa, então, que ele tem grau 6 de proteção contra partículas de sujeira e 8 de impermeabilidade. Uma proteção IP67 significa a mesma garantia contra poeira (já que o primeiro número não mudou) e uma resistência levemente menor no contato com líquidos.

Acidentes na praia, como a queda do aparelho, podem ser comuns.Acidentes na praia, como a queda do aparelho, podem ser comuns.Fonte:  Pixabay 

Se o dispositivo tem um X no lugar do dígito, como a certificação IPX7 de alguns smartwatches, é preciso tomar cuidado: isso não significa que ele pode ser danificado a qualquer contato com partículas, e sim que o modelo não foi oficialmente testado em termos de proteção contra poeira.

Entendendo os números

O primeiro dígito

O primeiro número logo depois das letras IP se refere à proteção contra poeira, indo de 0 a 6. A The Enclosure Company explica a gradação em sua página oficial:

  • 0 — Sem graus de resistência
  • 1 — Proteção em boa parte do corpo contra objetos de no mínimo 50 mm de diâmetro, mas não impede totalmente
  • 2 — Proteção contra o contato acidental de dedos ou objetos maiores que 12 mm de diâmetro
  • 3 — Proteção contra objetos sólidos como cabos e ferramentas de 2,5 mm de diâmetro ou mais
  • 4 — Proteção contra objetos como pequenos fios de até 1 mm de diâmetro
  • 5 — Proteção limitada contra a entrada de grãos de poeira
  • 6 — Proteção completa contra partículas

O segundo dígito

O último número da certificação é o mais importante para boa parte dos consumidores, pois determina o quanto o aparelho pode aguentar em contato com líquidos, o que pode até liberá-lo para uso debaixo d'água.

  • 0 — Sem graus de resistência
  • 1 — Proteção contra gotas em queda vertical (1 mm por minuto)
  • 2 — Proteção maior contra maior concentração de gotas (3 mm por minuto em ângulo de 15 graus)
  • 3 — Proteção contra líquidos borrifados e spray (5 minutos contínuos ou 10 minutos espaçados em ângulo de 60 graus)
  • 4 — Proteção contra corrente de água (6,3 mm e de qualquer direção)
  • 5 — Proteção contra jatos de água de baixa pressão
  • 6 — Proteção contra jatos de água mais intensos
  • 7 — Proteção contra imersão em até 1 metro de profundidade por meia hora
  • 8 — Proteção contra imersão em água sem limite de tempo, mas com profundidade variável (de acordo com a fabricante)

A certificação de impermeabilidade ainda tem  dois graus: 6K e 9K, que não são encontrados com frequência em dispositivos móveis, mas sim em objetos como pneus e equipamentos de uso industrial.

  • 6K — Proteção contra jatos de água de alta pressão de fontes de 6,3 mm; máximo de 75 litros por minuto por até 3 minutos
  • 9K — Proteção contra jatos ou borrifos de alta pressão e temperatura a curtas distâncias (até 16 litros por minuto por até 2 minutos em 80 °C)

Mesmo que agora você já saiba exatamente o que cada número da certificação IP significa, confira sempre o manual de instruções do aparelho para uma descrição mais precisa da empresa, já que ele pode conter informações adicionais sobre camadas de proteção do objeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.