A atualização de um aplicativo proprietário da Samsung nesta sexta-feira (11) pode ter revelado algo que muita gente vem esperando há tempos: o lançamento global da Bixby Voice. Se essa informação estiver correta, a assistente de voz da empresa pode finalmente deixar a Coreia do Sul e os Estados Unidos e ganhar o mundo.

Essa expectativa pelo recurso é justificada, uma vez que a ferramenta foi anunciada como um dos grandes diferenciais do lançamento da família Galaxy S8 – inclusive com um botão dedicado à função –, mas acabou demorando muito para ser colocada em prática. Na terra natal da companhia, por exemplo, a Bixby só chegou em um update oferecido dias após a chegada dos celulares ao mercado.

Vazamento inusitado

O público norte-americano, por sua vez, precisou de ainda mais paciência. Isso porque a assistente levou cerca de uma mês e meio para ganhar suas funcionalidades de voz por lá e chegou a apresentar um comportamento instável por um certo tempo. A justificativa da Samsung era que a demora e os bugs tinham a ver com a complexidade de educar um sistema como esses em línguas estrangeiras.

Esse cenário deve mudar em breve

Mesmo depois que tudo foi acertado, essa Bixby ficou restrita aos aparelhos vendidos nos EUA. O log de mudanças de um novo update do Samsung Contacts, porém, mostra que esse cenário deve mudar em breve. Afinal, o item “Bixby English global launching” (algo como “Lançamento global da Bixby em inglês”) deixa bem claro os planos da Sammy para o produto.

Infelizmente, isso também pode significar que uma versão brasileira da assistente não deve aparecer tão cedo e que os usuários da marca vão ter que caprichar bastante no inglês. E aí, preparado para o desafio?

Cupons de desconto TecMundo: