Tetris é um clássico. O game criado por Alexey Pajitnov e lançado em 1984 inspirou milhares de variações e foi destaque em diversas plataformas, incluindo o Gameboy e outros dispositivos móveis nos anos 90 e início dos 2000, a exemplo dos primeiros celulares. Agora, motoristas russos descobriram que é possível jogar o título no painel de suas próprias vans GAZelle Next.

Fabricante já avisou que não é possível executar o jogo ao dirigir

Alguns modelos dos veículos contam com um “Tetris secreto”, que pode ser acessado a partir de uma combinação de ações: ligar a ignição, pressionar o indicador direito três vezes, acender as luzes no feixe alto duas vezes e acionar a engrenagem cinco vezes. Tipo um Konami Code para utilitários, que ninguém ainda sabe ao certo como foi descoberto — talvez um funcionário tenha deixado vazar. Veja a demonstração no vídeo:

A própria fabricante confirmou o easter egg via assessoria de imprensa e explicou que ele é útil para testar o display e o funcionamento adequado do hardware. “O jogo, no qual as peças geométricas se movem ao redor da tela, permite precisão máxima e rápida para verificar o funcionamento do processador e a operação de todas as zonas de exibição do computador de bordo”.

A GAZ também tratou logo de acrescentar que “executar o jogo ao dirigir o carro é impossível, então essa função não afeta a segurança”, já que, como sabemos, curtir a jogatina e dirigir pode causar muitos acidentes. Além disso, a companhia pediu que os usuários não gastem os botões curtindo o game. Mas aí já é possível imaginar muita gente pedindo para trocar as peças dos odômetros...

Cupons de desconto TecMundo: