YouTube descarta nova interface e volta para visual antigo; veja visual 'abandonado'

1 min de leitura
Imagem de: YouTube descarta nova interface e volta para visual antigo; veja visual 'abandonado'
Imagem: GettyImages

O YouTube aparentemente reverteu a mudança visual no site para desktop após receber críticas da comunidade. A renovação na interface do site começou a ser testada com alguns usuários em abril deste ano.

Há anos, o YouTube mantém a interface praticamente intacta, preservando o máximo possível da experiência original, encaixando recursos novos de forma discreta. Contudo, no começo de abril, a plataforma implementou uma repaginada mais significativa, deslocando informações do vídeo (título, descrição, dados do canal e produtos afiliados) para a coluna à direita, enquanto as sugestões de vídeos foram parar abaixo do reprodutor.

No novo visual, as informações relacionadas ao vídeo e o campo de comentários foram realocados para uma coluna à direita. (Imagem: 9to5Google/Reprodução)No novo visual, as informações relacionadas ao vídeo e o campo de comentários foram realocados para uma coluna à direita. (Imagem: 9to5Google/Reprodução)Fonte:  9to5Google/Reprodução 

Embora seja apenas visual, a mudança alterou significativamente a experiência com a plataforma, aproximando o site do YouTube do padrão de navegação da versão mobile do serviço.

Para parte da comunidade que experimentou a novidade, a mudança não foi boa. Embora algumas das críticas sejam relacionadas à preferência pessoal, algumas faziam sentido prático, como a necessidade de tirar o vídeo da tela para poder conferir mais comentários.

Mudança em testes

Alterações significativas como essa são implementadas de forma gradativa justamente para isso: captar a opinião dos usuários. É possível que o Google tenha percebido que a recepção não foi positiva e tenha decidido tirar a atualização do ar.

Contudo, não está claro se o YouTube vai manter a aparência clássica ou se ela vai ajustar o novo visual para se enquadrar melhor com as necessidades dos usuários. Por agora, resta apenas esperar por novos testes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.