Chuva torrencial de 2 milhões de anos: como o 'dilúvio' do Carniano moldou a vida na Terra

2 min de leitura
Imagem de: Chuva torrencial de 2 milhões de anos: como o 'dilúvio' do Carniano moldou a vida na Terra
Imagem: Jorge Gonzalez/Universidade de História Natural de Utah

Normalmente associamos o período Triássico, que marcou o início da Era Mesozoica há 252 milhões de anos, como a época do protagonismo dos dinossauros como principais vertebrados terrestres. No entanto, outros dois eventos dramáticos ocorreram na Terra à mesma época: gigantescas erupções vulcânicas e o Evento Pluvial Carniano, um período de chuvas intensa que pode ter durado entre um e dois milhões de anos.

Esse “dilúvio” pode ter sido, segundo um estudo publicado em 2018 na revista Journal of the Geological Society, o “gatilho que permitiu aos dinossauros, e possivelmente aos outros membros da fauna terrestre moderna, diversificar e dominar a terra”. A ocorrência só começou a ser notada no final do século XX, com a descoberta de uma estranha camada de rocha cinzenta acumulada em rochas antigas de várias regiões do nosso planeta.

Arenito cinzento e sedimento siliclástico, detectados a partir das décadas de 1970 e 1980, podem ser evidências de uma quantidade incomum de chuvas resultantes de um aumento maciço na umidade global. A possível causa pode ser uma massiva erupção vulcânica na chamada Grande Província Ígnea de Wrangellia, que vai do Alasca ao oeste do Canadá.

A chuva do Carniano: origens do dilúvio

O vento úmido dos mares foi soprado em direção à Pangeia e precipitaram-se como chuvas intensas.O vento úmido dos mares foi soprado em direção à Pangeia e precipitaram-se como chuvas intensas.Fonte:  Getty Images 

Segundo Jacopo Dal Corso, professor da Universidade Chinesa de Geociências e primeiro autor de um artigo publicado na Science Advances em 2020, "as erupções foram tão massivas que lançaram altas quantidades de gases com efeito estufa, como o dióxido de carbono, e houve picos de aquecimento global", explica ele em um release.

Como Pangeia, o supercontinente existente na Terra à época, já era suscetível a monções, elas se tornaram ainda mais frequentes, à medida que a água dos oceanos, "quente como sopa" conforme o paleoambientes Paul Wignall, da Universidade de Leeds na Inglaterra, aumentava a umidade do ar acima dos mares.

Sopradas em direção ao continente, essas correntes de ar úmido dos oceanos logo se esfriaram, convertendo-se em chuvas intensas sobre a Terra.

Extinção de espécies e propagação dos dinossauros

A extinção dos grandes herbívoros fez dos dinossauros os maiores beneficiários do Evento Carniano.A extinção dos grandes herbívoros fez dos dinossauros os maiores beneficiários do Evento Carniano.Fonte:  Davide Bonadonna/Universidade de Bristol 

O estudo de 2018, da Journal of the Geological Society, conclui que a combinação umidade e chuvas não foi boa para a vida no planeta. "As erupções vulcânicas geram chuva ácida e gases com efeito estufa, que por sua vez levam à extinção por choque de aquecimento, destruição da vegetação e dos solos em terra, anóxia [falta de oxigênio] e acidificação dos oceanos".

Embora inúmeras espécies tenham sido exterminadas pelo evento, houve óbvios vencedores quando ele acabou: os dinossauros. Expandindo-se rapidamente durante o período de recuperação, esses animais pré-históricos cresceram tanto em diversidade, como em impacto ecológico e distribuição regional (a princípio na América do Sul).

Apesar de geologicamente rápido, o Carniano pode ter sido um dos eventos mais importantes para a formação da moderna fauna terrestre atual, conclui o artigo.

Curtiu o conteúdo? Então, fique por dentro de mais estudos sobre a evolução do nosso planeta, aqui no TecMundo e aproveite para descobrir, qual é a importância das 3 principais camadas da Terra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.