Chuvas cada vez mais fortes estão ligadas ao aquecimento global?

3 min de leitura
Imagem de: Chuvas cada vez mais fortes estão ligadas ao aquecimento global?
Imagem: Foto de Genaro Servín/Pexels

O evento extremo ocorrido no litoral norte de São Paulo, com um volume de chuvas que atingiu a marca histórica de quase 700 mm de chuva em 24 horas, levantou um questionamento sobre o papel das mudanças climáticas na catástrofe ocorrida.

As discussões sobre o aquecimento global e seus impactos no mundo não são um tema novo, mas desastres naturais ocasionados por chuvas, como o visto no último final de semana, tem alguma relação com esse fenômeno?

A resposta provável é sim. Entenda a relação entre o aquecimento global, as mudanças climáticas e o aumento do volume de chuvas.

O aquecimento global

Temos observado com o passar dos anos o aumento de eventos climáticos extremos em diversas regiões ao redor do mundo, que variam desde nevascas a secas extremas.

Ao contrário do que se possa pensar, o aumento da temperatura mundial, causada pelos gases do efeito estufa, não resultam apenas em dias mais quentes, mas também em mudanças climáticas críticas.

Essas mudanças são graduais e podem levar anos até que as consequências possam ser visíveis. Mas na última década temos vivenciado de forma dramática os efeitos no clima.

A redução na emissão de gases poluentes para a atmosfera é uma das medidas para minimizar os efeitos do aquecimento globalA redução na emissão de gases poluentes para a atmosfera é uma das medidas para minimizar os efeitos do aquecimento globalFonte:  Getty Images 

Precipitações de chuva, como as ocorridas no final de 2022 no Paraná, com deslizamentos de encostas e fechamentos de estrada, e agora no litoral de São Paulo, podem estar intimamente ligados aos efeitos do aquecimento global.

Por que o aquecimento global pode aumentar as chuvas?

A resposta engloba diversos fenômenos que ocorrem na atmosfera terrestre. De modo simplificado, o aumento da temperatura altera o ciclo de evaporação da água, estimula o degelo nas regiões mais frias e afeta a emissão de radiação de calor na Terra.

Tudo isso tende a potencializar a formação de chuvas, que podem se tornar mais frequentes, se não, mais destrutivas e menos previsíveis.

De acordo com modelos de previsão de mudanças climáticas, o aquecimento global irá aumentar os níveis de umidade em algumas regiões, tornando esses locais mais propensos a tempestades.

As mudanças climáticas podem alterar a paisagem do planeta dentro de alguns anos, fazendo surgir novas áreas secasAs mudanças climáticas podem alterar a paisagem do planeta dentro de alguns anos, fazendo surgir novas áreas secasFonte:  Getty Images 

Em contrapartida, em outras regiões, o clima pode se tornar mais árido, com menor incidência de chuvas.

O clima não é algo simples. Ele é um sistema complexo e muito delicado, que facilmente entra em desiquilíbrio. Quando ocorre essa descompensação, é difícil a retomada do controle.

Por isso os modelos de mudanças climáticas, apesar de servirem como um alerta, não conseguem definir com precisão os locais e a intensidade das consequências dessa variação na temperatura terrestre.

Mas esses estudos e modelos apresentam uma tendência para o aumento de catástrofes naturais caso nada seja feito para diminuir a pegada de carbono do homem e conter o aquecimento global.

Como conter as mudanças climáticas?

Líderes mundiais têm firmados compromissos de diminuir a emissão de gases poluentes, tornando os processos industriais menos agressivos ao meio ambiente.

Eventos como a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), auxiliam na conscientização e a para estabelecer acordos internacionais para a otimização da indústria e a agroindústria.

Os países desenvolvidos são os maiores emissores dos gases do efeito estufa.Os países desenvolvidos são os maiores emissores dos gases do efeito estufa.Fonte:  Foto de Pixabay/Pexels 

Um dos objetivos discutidos foi a necessidade da manutenção do aumento da temperatura terrestre em menos de 2ºC, a fim de evitar piores danos ao planeta.

A mudança climática afeta as pessoas também em questões de alimentação. Com aumento de chuvas, ou períodos mais prolongados de estiagem, as plantações se tornam menos produtivas.

Com maior dificuldade em plantar, a insegurança alimentar tende a crescer, afetando populações vulneráveis.Com maior dificuldade em plantar, a insegurança alimentar tende a crescer, afetando populações vulneráveis.Fonte:  Foto de Kafeel Ahmed/Pexels 

Devido a todos esses possíveis desdobramentos, são necessárias mais discussões sobre o tema e o preparo das nações para abarcar as mudanças que já começaram a ocorrer, e as que ainda virão.

Esse tipo de planejamento, urbano e social, oportuniza segurança para pessoas que possam ser afetadas por esses eventos, dando garantia de habitação e continuidade de vida, mesmo após uma catástrofe.

Infelizmente, as mudanças climáticas não podem ser paradas em um período breve. Mas podem ser amenizadas, desde que haja mudança na forma com que os países lidam com a questão do aquecimento global.

Através do desenvolvimento de estratégias e ações eficazes para se lidar com o problema, essas variações podem se tornar menos intensas, principalmente quando há preparo e planejamento para se lidar com elas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.