Animação mostra como a Terra passou por 5 extinções em massa; veja

3 min de leitura
Imagem de: Animação mostra como a Terra passou por 5 extinções em massa; veja
Imagem: GettyImages

Segundo cientistas e geólogos, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos, sendo o surgimento dos primeiros ancestrais da raça humana, algo relativamente novo na escala evolutiva do planeta. Ao longo de sua jornada pelo sistema solar, o nosso planeta passou por diversos eventos dramáticos, entre o mais conhecido, o que resultou no fim do resinado dos dinossauros.

Até o momento sabe-se que a Terra passou por cinco grandes extinções em massa e uma publicação recente do perfil SpaceToday na plataforma X, além de reacender o debate sobre o tema, nos leva a refletir o quão próximos estamos de um evento trágico semelhante.

Embora alguns estudos apontem que a humanidade esteja no chamado Antropoceno — era geológica na qual a ação humana está descaracterizando o planeta, apresentando assim uma perspectiva não muito favorável para o futuro da humanidade na Terra, olhar para o nosso passado geológico pode nos ajudar a entender como foi o fim de cada era e se realmente estamos no limiar da civilização humana como conhecemos.

As 5 extinções em massa da Terra

1. Ordoviciano-Siluriano, há 440 milhões de anos

As extinções do Siluriano foram causadas por uma glaciação global.As extinções do Siluriano foram causadas por uma glaciação global.Fonte:  Wikimedia Commons 

A extinção que ocorreu na transição do período Ordoviciano para o Siluriano há cerca de 443 milhões de anos pode ter matado 60% das espécies marinhas do planeta, como trilobitas e moluscos. Uma movimentação dos continentes em direção ao polo sul pode ter causado a intensa glaciação que resultou em um resfriamento global, formação de geleiras e queda nos níveis do mar.

2. Devoniano, há 370-360 milhões de anos

Na passagem do Devoniano para o Carbonífero, 70% das espécies marinhas morreram.Na passagem do Devoniano para o Carbonífero, 70% das espécies marinhas morreram.Fonte:  GettyImages 

A transição do período Devoniano para o Carbonífero, ocorrida há cerca de 367 milhões de anos, pode ter extinguido 70% das espécies marinhas existentes. A teoria mais aceita para explicar o extermínio aponta uma combinação de alterações nos níveis do mar, flutuações climáticas e até mesmo uma possível anóxia (falta de oxigênio) nos oceanos.

3. Permiano, há 250 milhões de anos

Após as extinções do Permiano, a vida levou milhões de anos para se restabelecer no planeta.Após as extinções do Permiano, a vida levou milhões de anos para se restabelecer no planeta.Fonte:  Getty Images 

Conhecida como a maior extinção já ocorrida na história do planeta, a ocorrida há cerca de 251 milhões, na transição do Permiano para o Triássico, teve como saldo a perda de 96% das espécies marinhas e aproximadamente 70% das espécies terrestres. Os motivos foram uma combinação de vulcanismo em larga escala, alterações climáticas abruptas, anoxia e acidificação dos oceanos, e até mesmo o impacto de um asteroide ou cometa.

Leia também:

4. Triássico, há 200 milhões de anos

A extinção do Triássico dizimou 20% das espécies terrestres e 76% das marinhas.A extinção do Triássico dizimou 20% das espécies terrestres e 76% das marinhas.Fonte:  Getty Images 

Atividade vulcânica, mudanças climáticas e impacto cósmico de um asteroide (atenção, não é aquele do Cretáceo!) podem também ter sido as causas da extinção ocorrida há cerca de 201 milhões de anos, entre o Triássico e o Jurássico, que eliminou 76% das espécies marinhas e 20% das terrestres.

5. Cretáceo, há 65 milhões de anos

O impacto do grande asteroide foi responsável pela extinção dos dinossauros.O impacto do grande asteroide foi responsável pela extinção dos dinossauros.Fonte:  Getty Images 

Embora não tão devastadora quanto a do Permiano, a extinção do Cretáceo-Paleogeno, popularizada como a extinção dos dinossauros, foi um dos eventos mais traumáticos da história da Terra. Ocorreu há 65 milhões de anos, e teve uma série de eventos desencadeada pelo impacto de um grande asteroide ou cometa na região da atual península de Yucatán, no México, que formou a Cratera de Chicxulub.

O Antropoceno

A União Internacional de Ciências Geológicas poderá oficializar o início do Antropoceno.A União Internacional de Ciências Geológicas poderá oficializar o início do Antropoceno.Fonte:  GettyImages 

Não há nenhuma dúvida de que as atividades humanas atuais tiveram um impacto relevante nos sistemas globais planetários, como alterações climáticas, perda de biodiversidade, poluição e alterações nos estratos rochosos. No entanto, a oficialização do início de uma nova época geológica — o Antropoceno — ainda depende da aprovação, em agosto, da União Internacional de Ciências Geológicas.

Fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para saber como o efeito estufa, pode tornar Terra inabitável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.